Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A eficácia dos painéis fotovoltáicos em residências: uma revisão de literatura
    (2023-08-09) Santos, Matheus Batista dos
    A presente revisão de literatura tem como objetivo analisar, por meios bibliográficos, a eficácia de geração de energia fotovoltaica em residências, o que causa a diminuição da sua eficácia e soluções para eventuais problemáticas. Foram analisados estudos e pesquisas recentes que abordam os fatores que impactam a eficiência dos sistemas fotovoltaicos em contextos residenciais, como sombreamento, inclinação dos painéis, sujidades e condições climáticas. Esses elementos podem reduzir a quantidade de radiação solar capturada pelos painéis solares, diminuindo assim a produção de energia, desse modo, foram investigadas melhorias na manutenção dos painéis. Além disso, técnicas e tecnologias emergentes que visam maximizar o desempenho dos painéis solares em residências foram exploradas, como o uso de by-pass para o sombreamento. Ao compreender os desafios dos sistemas fotovoltaicos residenciais e explorar soluções inovadoras, é possível aprimorar sua eficácia e desempenho, tornando a geração de energia solar mais competente e rentável. Essa análise contribui para avançar a utilização eficiente da energia solar em residências, promovendo uma transição para um futuro mais sustentável e independente energeticamente.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Energia solar: um estudo sobre a viabilidade das células fotovoltaicas.
    (2023-07-07) Santos, Willian Farias dos; Almeida, Luciano Donato
    Atualmente, as pessoas vivem dependentes das variadas fontes alternativas de energia que provem de recursos que são retirados da natureza, como a utilização da biomassa, dos recursos hídricos, do vento e da radiação solar. A energia solar, por sua vez, é uma fonte de energia abundante, limpa e que em longo prazo apresenta um ótimo custo-benefício. Considerando esses aspectos, o presente trabalho intitulado ‘Energia solar: um estudo sobre a viabilidade das células fotovoltaicas’ tem como objetivo geral apresentar o sistema de geração de energia elétrica por meio da radiação solar como alternativa. O tipo de pesquisa realizada foi a pesquisa bibliográfica, onde realizou-se levantamentos e análises em artigos recentes que discutem sobre a temática. Com base nos levantamentos efetuados, conclui-se que o crescimento do sistema de energia solar fotovoltaica é gradativo e vem sendo utilizado em residências, indústrias e na formação de usinas solares geradoras de energia elétrica e, apesar do alto custo de sua implantação, esta se apresenta como uma alternativa viável, promissora e em constante expansão no território brasileiro e em outros países que se beneficiam de um clima e localização geográfica favorável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Prevenção de incêndios de origem elétrica em edificações históricas: estudo de caso do arquivo público municipal de Caetité - Ba
    (2022) Oliveira, Robson de Azevedo; Souza, Rodolfo Ferreira
    O patrimônio histórico deve ser preservado, e o Arquivo Público Municipal de Caetité - BA é um importante patrimônio histórico da região. Entre os principais problemas encontrados em patrimônios históricos, está o descaso com as instalações elétricas. Neste trabalho, foi averiguada a qualidade das instalações elétricas da edificação, destacando quais os principais problemas encontrados e como evitar acidentes. Apesar de possuir poucos equipamentos elétricos em uso, foram encontradas diversas condições que oferecem risco de incêndio.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise de viabilidade técnica e econômica do consumidor cativo para o livre – estudo de caso Centro Universitário UNIFG
    (2022) SANTOS, EDIVALDO RAMOS
    O dispêndio com energia elétrica significa um coeficiente significativo para conquistar resultados econômicos mais adequados e as empresas procuram possibilidades mais favoráveis de negociação, sendo o mercado livre uma alternativa que apresenta mais viabilidade, não só por fatores econômicos, mas também em concordância a gestão ambiental. O presente projeto tem como finalidade principal a avaliação da viabilidade técnica e econômica de migração dos consumidores do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no Centro Universitário- UNIFG, que almeja através da migração diminuir o custo no valor da energia elétrica adquirida. Para tanto, foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre o tema anteriormente, realizando uma avaliação técnica dos requisitos a serem acolhidos para migração e demais projeções das despesas com a instalação do Mercado Livre de energia. Para corresponder aos parâmetros legais do Ambiente de Contratação Livre inicialmente efetuou-se uma busca nos registros dos arquivos das contas de energia elétrica, a fim de adquirir os dados referentes ao consumo do período de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, e assim poder avaliar o potencial de aumento na demanda contratada individualmente e o auxílio de uma Empresa A, para o fornecimento de dados e para contratualização no Mercado Livre no decorrer da mudança do seu segmento de atuação. Em consecução efetuou-se uma pesquisa de investimento, em que foi buscado aos métodos de dimensionamento financeiro Payback, Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Com base no cruzamento dos dados apresentados no trabalho, chegou-se à consideração que há viabilidade econômico-financeira na migração do mercado cativo para o mercado livre de energia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Viabilidade da instalação de usinas híbridas para geração de energia na zona rural do município de Guanambi-BA
    (2021-12-02) Silva, Davyd Barreto de Souza
    A geração de energia através de aerogeradores já é uma realidade na região de Guanambi, porém os ventos estão apenas sendo utilizados para produção em larga escala, com aparelhos robustos que visam abastecer a matriz energética nacional. Diante do exposto acima, é viável melhorar o desempenho e estabilidade da produção de energia em uma pequena usina off-grid, principalmente durante o período noturno na região de Guanambi-BA com o uso de aerogeradores de pequeno porte?
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise preliminar da viabilidade da geração de energia elétrica através de resíduos sólidos dos serviços de saúde na cidade de Guanambi-BA
    (2021-12-02) Santos, Caio; Silva, Matheus Clynton
    A crescente preocupação com o meio ambiente nos últimos decênios, induziu maior atenção à destinação adequada dos resíduos. Com o acréscimo do uso de materiais descartáveis segundo as concepções adequadas da saúde a quantidade de resíduos dos serviços de saúde (RSS) cresce constantemente. No entanto, fatores como a falta de informação gera a falta da separação adequada ou o tratamento adequado até o processo de destinação final que ocorre muitas vezes através da disposição em aterros. Assim, esse artigo tem como intuito apresentar uma análise preliminar da viabilidade da geração de energia elétrica através de resíduos sólidos dos serviços de saúde na cidade de Guanambi-BA expondo uma destinação final para esses resíduos por meio de um sistema de gaseificação capaz de gerar energia elétrica para rede de abastecimento energética e garantindo um meio ambiente mais equilibrado. As amostras foram recolhidas por meio de um questionário aplicado às Unidades de Saúde da cidade, das instituições que se dispuseram a colaborar com a entrevista por mês foi possível obter que a cidade gera uma média de 10.500 kg de RSS ao mês, dessa forma foi possível estimar por cálculos que essa quantidade de resíduos seria capaz de gerar 53,68 MWh/ ano, no entanto por estimativas de demanda energética a cidade de estudo possui uma média de demanda energética de 32.353,56 MWh/ ano. Sendo assim foi possível concluir que a cidade de Guanambi-BA não gera resíduos sólidos dos serviços de saúde suficientes para ser aproveitado através do processo de gaseificação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aspectos da automação residencial
    (2021-12-17) Silva, Kennedy
    O artigo teve como objetivo principal investigar quais as características, aplicação e a importância dos sistemas de automação residencial. Sendo a automação residencial seu objeto de pesquisa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com características qualitativa e exploratória. Os instrumentos foram artigos, periódicos. Utilizando os seguintes descritores: domótica, automação residencial, importância da automação residencial, benefícios da automação residencial, e características da domótica. Sendo realizada uma simulação de um projeto orçando os custo de implantação. O artigo demonstrou que a automação residencial é a integração de tecnologias de acesso à informação e entretenimento, com otimização dos negócios, da Internet, da segurança, além de total integração da rede de dados, voz, imagem e multimídia. Na simulação demonstrou os custos de 4.124,26 reais para instalar uma automação em residência popular, sendo desconsiderado o valor da mão de obra.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de modelo matemático: permutação elétrica aplicação para capacitores
    (2022) Fagundes, Rafael
    Na técnica de permutação, ocorre uma variação dos conjuntos envolvidos e com isso é possível oscilar um mesmo sistema em subsistemas internos capazes de variar seu potencial ao decorrer do tempo. Ao administrar energia elétrica é possível obter uma melhor eficiência energética do sistema de forma a poder relacionar os principais fatores envolvidos, como tempo de funcionamento, energia disponível e capacidades energéticas absorvidas e liberadas. Tal demonstração será formulada de forma quantitativa e explicada através da proposta de Modelo Matemático para a Permutação Elétrica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Micro usina para geração de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos produzidos na microrregião de Guanambi (BA)
    (2022) Souza Santos, Flávio
    A geração de resíduos sólidos vem crescendo cada vez mais, com isso surge a preocupação com fatores ambientais, bem como com a saúde humana. Em grande parte dos municípios brasileiros a disposição final dos resíduos é feita de forma inadequada, geralmente são descartados em “lixões”, onde não existe segregação do tipo de resíduos descartados no local. O lixão é uma maneira de descarte inadequado, uma vez que não zela pela preservação ambiental (poluição do solo e da água), nem pela saúde humana (existência de diversos agentes de contaminação) e acarretam problemas sociais para as cidades (presença de pessoas em busca de matérias recicláveis). Por se tratarem de cidades relativamente pequenas, devido à falta de recursos voltados para a limpeza pública urbana as cidades que compõem a microrregião de Guanambi fazem a disposição inadequada desses resíduos. Apesar de não serem cidades grandes, a produção de resíduos é consideravelmente grande, podendo ser suficiente para alimentar um micro usina de geração de energia, podendo assim se apresentar como uma nova fonte energética, relativamente limpa, que a longo prazo seja economicamente viável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Prevenção de incêndios de origem elétrica em edificações históricas: estudo de caso do arquivo público municipal de Caetité - BA
    (2022) Oliveira, Robson de Azevedo; Souza, Rodolfo Ferreira de
    O patrimônio histórico deve ser preservado, e o Arquivo Público Municipal de Caetité - BA é um importante patrimônio histórico da região. Entre os principais problemas encontrados em patrimônios históricos, está o descaso com as instalações elétricas. Neste trabalho, foi averiguada a qualidade das instalações elétricas da edificação, destacando quais os principais problemas encontrados e como evitar acidentes. Apesar de possuir poucos equipamentos elétricos em uso, foram encontradas diversas condições que oferecem risco de incêndio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de viabilidade de implementação de mini-usina fotovoltaica no âmbito público-municipal
    (2022) Gomes, Matheus; Miranda, Carlos
    O alvo deste presente trabalho é propor um Sistema Fotovoltaico conectado à rede elétrica, com o intuito de diminuir os custos por parte das Unidades Públicas Escolares do município de Tanque Novo, localizado no estado da Bahia. Os dados enviados pelo poder público passaram por um estudo e adaptações técnicas para fácil compreensão e intuição. A partir de especificações técnicas e coordenadas, foram realizados os cálculos de carga instalada, geração do sistema fotovoltaico no decorrer dos meses do ano, além de verificar possíveis áreas para a instalação do sistema fotovoltaico. O estudo de viabilidade do investimento é analisado por duas etapas: Payback e o Valor Presente Líquido, que são cruciais para a implantação do projeto. Com esses dados, pode-se afirmar se o sistema fotovoltaico será economicamente viável, olhando sob a visão de redução de custos das unidades escolares, mesmo tendo um capital inicial a ser investido, o que podem trazer benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
  • Artigo Científico
    Bateria de litio-ions x baterias de estado sólido: estudo comparativo acerca da eficiência e dos benefícios para automóveis elétricos
    (2022) Igor Palma
    O presente trabalho tem como foco apresentar um estudo comparativo acerca da eficiência e dos benefícios trazidos pelas baterias aos carros elétricos. Atualmente, o número de veículos produzidos a partir dessa tecnologia tem alcançado números significativos mundialmente. Fator que leva as empresas a se envolverem cada vez mais em estudos que culminem na produção de baterias eficientes, potentes, autônomas e capazes de atender aos anseios de toda população quanto à poluição ambiental, visto que os carros convencionais (a combustão) emitem um número alarmante de CO2². As baterias de Íons-lítio são as mais utilizadas nesses veículos, por serem recarregáveis e rentáveis. Já as baterias em estado sólido, vem apresentando vantagens para esse mercado devido, dentre outras vantagens, à maior autonomia que oferecem para os carros. Nessa concepção, o estudo buscou, a partir de modelagem na plataforma Pamvec, discutir sobre essas duas baterias, identificando os benefícios e inovações trazidos para esse mercado. Inferiu-se a partir dos estudos que os fabricantes de carros elétricos estão constantemente buscando por inovações e desenvolvimento de baterias que supram as necessidades de autonomia e potência dos seus veículos, com destaque para a bateria em estado sólido que, provavelmente se tornará a solução mais viável para esse segmento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Viabilidade econômica da implantação de sistema fotovoltaico em poços semi artesianos na agricultura de subsistência na comunidade de Lagoa de dentro no município de Caetité – Bahia
    (2021-07) Azevedo, Kleyde
    O presente trabalho consiste na apresentação de um panorama da viabilidade econômica em relação ao pequeno e médio produtor rural de uma comunidade onde a seca e falta de chuva predomina em grande parte do ano, tornando a obtenção de água provinda exclusivamente de poços semi-artesianos e artesianos para o plantio. Entretanto, a utilização destes poços acarreta um aumento considerável na conta de energia, tornando o lucro do agricultor por subsistência baixo ou inexistente. Uma opção para a substituição da energia elétrica provinda da concessionaria local seria a utilização de um sistema próprio de energia fotovoltaica. O desenvolvimento desde trabalho foi realizado através de uma análise de viabilidade de produtores rurais locais, uma estimativa de orçamento necessária para a implementação do sistema fotovoltaico de minigeração de energia e uma análise minuciosa de payback do investimento sobre o valor atual da conta de energia paga pelos que utilizam poços semi-artesianos para a obtenção de água para a produção agrícola, com esse estudos foi possível constar que o investimento realizado no projeto fotovoltaicos para poços semi-artesianos do produtor rural se pagaria em aproximadamente 8 anos, tendo sua rentabilidade posteriormente por mais 17 anos, que seria o tempo de vida útil das placas fotovoltaicas, tendo que ser substituídas após 25 anos.