Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Intervenções Fisioterapêuticas no processo de reabilitação pós-operatório de pacientes submetidos á Artroplastia de Quadril.
    (2023-12) GONÇALVES, Rafaela Jardim; SILVA,, Bárbara Viana da; BARALDO, Brayan
    A Artroplastia Total de Quadril (ATQ) é um procedimento cirúrgico, visando a substituição da articulação do quadril por componentes metálicos, beneficiando especialmente a população idosa devido a condições crônicas como osteoartrite, necrose da cabeça do fêmur e fraturas do colo do fêmur. Este estudo se propõe a analisar o papel da fisioterapia na reabilitação pós artroplastia total de quadril e as contribuições que as práticas fisioterapêuticas podem oferecer aos pacientes. O estudo apresentado faz uma análise a partir da revisão narrativa da literatura, contendo a presença de artigos da base PEDro que apresentaram pontuações superiores "6" entre os anos de 2015-2022. Nos artigos estudados, apesar das abordagens serem diferentes entre si foi unanimidade em todos os artigos presentes nesse estudo a abordagem da cinesioterapia, podendo ela ser relacionada a estratégias de realidade virtual, exercícios isométricos e excêntricos, exercícios resistidos com carga ou sem carga, exercícios de equilíbrio e reeducação da marcha e programas de exercícios personalizados, que contribuem para a recuperação muscular e da funcionalidade após a cirurgia e foram responsáveis por potencializar recuperação significativa dos pacientes pós ATQ. Entretanto, a individualidade das respostas dos pacientes e a diversidade de abordagens destacam a necessidade de uma prescrição de exercícios adaptada às necessidades específicas de cada indivíduo para otimizar os resultado, reforçando a importância de estratégias personalizadas no processo de reabilitação pós artroplastia de quadril, promovendo não só a recuperação física, mas também no impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Abordagens fisioterapêuticas na síndrome do túnel do carpo: uma revisão narrativa
    (2023-12) RODRIGUES, Edna dos Anjos
    A síndrome do túnel do carpo é uma das síndromes que mais afetam os membros superiores, gerando dor, desconforto e levando o paciente à incapacidade funcional e afastamento de suas atividades. A presente revisão narrativa buscou, na plataforma PEDro, ensaios clínicos randomizados publicados entre 2013 e 2023, que demonstraram abordagens fisioterapêuticas eficazes no tratamento da síndrome do túnel do carpo. Nos artigos encontrados verificou-se que diferentes abordagens surtem efeitos positivos no paciente, incluindo a redução do quadro álgico e demais sintomas, melhora da função e reduzindo o percentual daqueles que demandariam uma intervenção cirúrgica. Pode-se concluir que a fisioterapia, educação em saúde e orientações domiciliares são a base do tratamento de pacientes acometidos com a síndrome.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenção do método Pilates como tratamento da lombalgia crônica inespecífica.
    (2023-12) FERREIRA, Ana Luiza Lopes; SILVA, Clarisse Marcele Sousa e; MARCELINO, Sabrina Laís Figueiredo; SOTERO, Sarah Henrique
    Introdução: A dor lombar tem como causas intrínsecas as seguintes condições: congênitas, degenerativas, inflamatórias e mecânico-posturais. Dentre esses fatores está determinado a lombalgia crônica inespecífica, que representa grande parte das algias na região da coluna lombar referidas pela população. As causas intrínsecas geralmente estão relacionadas ao desequilíbrio entre o esforço durante as atividades ocupacionais e as atividades de vida diária (AVD’s), que excedem a capacidade funcional do indivíduo. Assim se fazendo necessário a realização da cinesioterapia para redução do quadro álgico e melhora funcional. O método Pilates vem se mostrando uma alternativa eficaz para a intervenção, pois baseia-se na força e flexibilidade, com enfoque na estabilidade lombopélvica e melhora da qualidade de vida como um todo. O objetivo desse trabalho é descrever os resultados da abordagem fisioterapêutica utilizando-se o Pilates para pacientes com lombalgia crônica inespecífica. Trata-se de uma revisão narrativa de estudos clínicos randomizados (ECR), para a qual foi realizada uma busca ativa na base de dados Pedro e foi selecionado sete artigos ECR com pontuação maior ou igual a seis, sendo um não incluso nesses critérios e uma revisão narrativa. Os resultados dos estudos mostraram que o método Pilates é eficaz na melhora da dor, incapacidade, flexibilidade, força central e na qualidade de vida do indivíduo com lombalgia crônica inespecífica, sendo mais eficaz comparado a folheto com orientações sobre exercícios para lombalgia e também a nenhuma intervenção. O método não obteve resultados superior a cinesioterapia convencional, essa por sua vez apresentou melhor resultado na funcionalidade e flexibilidade. O presente estudo demonstrou que a intervenção do método Pilates para o tratamento da lombalgia crônica inespecífica se mostra eficaz, com resultados similares a cinesioterapia convencional, tendo em vista que somente um dos estudos incluiu a reavaliação dos pacientes após 90 dias, assim se fazendo necessário a avaliação do método Pilates em longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Abordagem fisioterapêutica na prevenção de quedas em portadores da doença de parkinson
    (2023-12) SEGUINS, Ana Carolina Pontes Maciel; LELES, Marcela Gonçalves de Souza; SILVA, Paloma Pereira da
    A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente na população idosa no mundo, e seus sintomas são agravados no decorrer da doença causando limitações importantes na vida dos seus portadores, a saber: tremor em repouso, bradicinesia, desequilíbrio, hipofonia e congelamento da marcha. Em consequência do agravamento dos sintomas motores, as quedas são um grande problema dessa população, pois, causam diversas consequências que podem limitar a qualidade de vida, e até abreviar a sobrevida desses pacientes. Foram pesquisados artigos científicos com ensaios clínicos randomizados sobre o tema prevenção de quedas em portadores de DP nas bases de dados Scielo, Pubmed e PEDro abrangendo o período de 2014 a 2023. Os artigos selecionados para embasar a presente revisão narrativa apresentaram abordagens fisioterapêuticas com a pretensão de mitigar as quedas e seus efeitos com condutas visando trabalhar equilíbrio e força, em comparação com grupo controle, com entrega de cartilhas explicativas de cuidados domiciliares e comportamentais. Os estudos apresentaram resultados promissores em pessoas com DP leve e moderada, contudo, em portadores de DP grave não houve diferenças significativas em relação aos grupos controle.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cuidados fisioterápicos relacionados ao alívio da dor, melhora do equilíbrio, função e amplitude de movimento em pacientes jovens-adultos com entorse de tornozelo em inversão: uma revisão narrativa
    (2023-06-04) SANTOS, Gabriela Teixeira dos; SOARES, Letícia Alves; MOREIRA, Roberta Rodrigues
    A entorse de tornozelo por inversão é uma lesão comum, que acomete grande parte da população em algum momento durante a vida, e traz malefícios a estes indivíduos, pois gera instabilidade, dor, e insegurança para realizar atividades simples. Dito isso, a fisioterapia promove a reabilitação, visando a melhora da qualidade de vida desses pacientes. O presente estudo objetivou identificar abordagens fisioterapêuticas, através de condutas que contribuam para alteração do quadro álgico, mobilidade articular, equilíbrio e funcionalidade. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, contendo a presença de artigos eletrônicos de base Pubmed e Google Acadêmico, explorando artigos entre 2012-2023. Nos artigos estudados, percebe-se que dentre as diferentes formas para o tratamento de entorse de tornozelo, a terapia manual associada à cinesioterapia é a mais utilizada. É possível verificar que as técnicas, principalmente descritas por Mulligan, melhoraram significativamente o equilíbrio, a amplitude de movimento e reduziram a dor, e a aplicação dessas técnicas combinadas a cinesioterapia, através de exercícios terapêuticos do tipo isotônico, resistido, isométricos, exercícios de equilíbrio e de propriocepção, tendem a maximizar o efeito do tratamento em indivíduos com entorse lateral do tornozelo. Pode-se concluir que a cinesioterapia associada à mobilização articular é um fator imprescindível para a recuperação de lesões por inversão de tornozelo, contribuindo com o aumento da estabilidade e amplitude de movimento da articulação, além da redução da dor, promovendo qualidade de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia pélvica na incontinência urinária e dor lombar durante a gestação
    (2023-06-27) Batista, Gabrielly; Sena, Isabella; Silva, Juliana; Azevedo, Ludmila
    A fisioterapia em obstetrícia surgiu com o objetivo principal de manter e promover uma melhor saúde física e emocional para as gestantes, realizando um trabalho com foco na prevenção de agravos que podem ocorrer durante a gestação e no pós-parto. Neste período os músculos do assoalho pélvico (MAP) podem apresentar diminuição da força devido aos processos fisiológicos e alterações anatômicas na pelve. Objetivo: Descrever a atuação do fisioterapeuta durante o período gestacional, com ênfase na prevenção da incontinência urinaria (IU) e dor lombar. Métodos: Revisão narrativa focada na abordagem fisioterapêutica em gestantes com lombalgia e/ou incontinência urinária, com o intuito de relacionar as informações adquiridas para a interpretação sobre o tema através dos descritores atuação da fisioterapia pélvica na gestação, pregnancy, physicaltherapy, pelvic floor, low back pain. Foram utilizados artigos e revisões de artigos encontrados nas bases de dados: Scielo, PEDro e Pubmed. Resultados: As intervenções foram realizadas em mulheres saudáveis e sem complicações na gestação; os exercícios propostos incluíam treinos de força, exercícios de estabilização, TMAP, alongamentos e exercícios de consciência corporal que colaboraram para redução da lombalgia e IU. Conclusão: Este estudo possibilitou a análise da atuação da fisioterapia pélvica atuando no controle da dor lombar e da incontinência urinária em gestantes; entretanto ainda são necessários mais estudos com maior qualidade e rigor metodológico acerca dos tratamentos específicos para dor lombar em gestantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento da lombalgia crônica inespecífica utilizando o método pilates como meio de intervenção: uma revisão narrativa
    (2023-12-27) Moreira, Rúbia; Paiva, Thaís
    A lombalgia crônica é uma condição clínica caracterizada pela presença de dor na região lombar por mais de três meses, podendo comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Embora existam diferentes abordagens de tratamento disponíveis, o Método Pilates tem se mostrado promissor como uma opção de intervenção para indivíduos com esta afecção. Objetivo: avaliar os efeitos do Método Pilates no tratamento de lombalgia crônica inespecífica em pacientes adultos. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, no qual foram selecionados cinco ensaios clínicos randomizados, com pontuação igual ou maior que “6’’ segundo a escala Pedro. Resultados: O estudo foi realizado para avaliar os efeitos do método Pilates no tratamento da lombalgia crônica não especifica em relação a desfechos específicos, como redução da dor e melhora da função física. Os resultados do estudo demonstraram uma redução significativa da dor lombar nos participantes submetidos ao método Pilates em comparação aos grupos controle. Além disso, houve melhora estatisticamente significativa na função física. Conclusão: O presente estudo demonstrou que o tratamento da lombalgia crônica inespecífica utilizando o método Pilates alcança bons resultados; este pode ser uma alternativa eficaz e segura ao tratamento convencional, proporcionando uma melhora significativa na intensidade da dor, função física e qualidade de vida dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento conservador na síndrome da dor patelofemoral
    (2022) VALERIO, Thayane Karolina Alves; ROCHA, Mylena Clara de Souza
    A dor anterior no joelho é um dos sintomas comuns entre as pessoas que apresentam a Síndrome da dor patelofemoral podendo ser classificada como uma resposta fisiológica decorrente de um estímulo mecânico e desordens biomecânicas. O tratamento conservador é a primeira opção terapêutica em grande parte dos casos obtendo-se bons resultados. As intervenções de exercícios tem sido focadas no fortalecimento, alongamento e mobilidade das estruturas periarticulares do joelho em adição ao fortalecimento da musculatura do quadril. O objetivo dessa revisão foi descrever quais seriam os benefícios do tratamento conservador para tal disfunção e possível existência de um protocolo consolidado para o tratamento da mesma. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura de artigos indexados nos bancos de dados PEdro, Pubmed e Scielo entre os meses de março a junho de 2022. Apesar de não haver dentro da literatura um protocolo padrão ouro e/ou uma única prescrição de uma abordagem fisioterapêutica, o presente estudo elucidou os benefícios elencados ao tratamento conservador da cinesioterapia pautada em exercícios isotônicos não ultrapassando 50° de flexão para fortalecimento da musculatura do joelho, em adição ao fortalecimento dos músculos abdutores do quadril, musculatura pósterolateral e terapia manual atuando na flexibilidade e mobilidade das estruturas peripatelares.