Contenção de obras rodoviárias: restrições e estabilização de taludes e encostas

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Data

2022-06-07

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Bernardes, Lucas Alves Cassimiro
Dias, Cintia Andrade Alves
Aline, Matias Ângela
Generoso, Fellipe Herberg Vasconcelos

Orientador

Garroni, Elker Lucas

Coorientador

Resumo

A descrição de um talude é um solo com angulação, que pode ou não ser apropriada a utilização de um corte. Para se cortar um talude é necessário ter estabilidade, seja ela por uma contenção ou não. Em obras rodoviárias faz-se frequente a aplicação de estruturas de contenções a fim de evitar deslizamentos, erosões e acidentes, e aliado ao seu uso, a drenagem torna-se de suma importância para a segurança da população. Abranger as variações do dimensionamento das estruturas, indicar as patologias que podem surgir, equiparar a viabilidade econômica, técnica e ambiental e descrever os métodos físicos e naturais das contenções são os objetivos do trabalho em questão. O presente trabalho, tem como foco principal apresentar um estudo sobre as contenções de solo, mais especificamente em rodovias, onde há um grande índice de desagregação de terra nos taludes ali presentes.

Palavras-chave

Contenções, Taludes, Estabilidade, Rodovias

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