Contenção de obras rodoviárias: restrições e estabilização de taludes e encostas
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Data
2022-06-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bernardes, Lucas Alves Cassimiro
Dias, Cintia Andrade Alves
Aline, Matias Ângela
Generoso, Fellipe Herberg Vasconcelos
Orientador
Garroni, Elker Lucas
Coorientador
Resumo
A descrição de um talude é um solo com angulação, que pode ou não ser apropriada a utilização de um corte. Para se cortar um talude é necessário ter estabilidade, seja ela por uma contenção ou não. Em obras rodoviárias faz-se frequente a aplicação de estruturas de contenções a fim de evitar deslizamentos, erosões e acidentes, e aliado ao seu uso, a drenagem torna-se de suma importância para a segurança da população. Abranger as variações do dimensionamento das estruturas, indicar as patologias que podem surgir, equiparar a viabilidade econômica, técnica e ambiental e descrever os métodos físicos e naturais das contenções são os objetivos do trabalho em questão. O presente trabalho, tem como foco principal apresentar um estudo sobre as contenções de solo, mais especificamente em rodovias, onde há um grande índice de desagregação de terra nos taludes ali presentes.
Palavras-chave
Contenções, Taludes, Estabilidade, Rodovias