Especialização Engenharia de Projetos de Software

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura big data para análise de dados do sistema portal da transparência
    (2015) Souza, Jonathan Henrique De
    Este trabalho propôs a construção de uma arquitetura de software para o processamento de grandes volumes de dados fornecidos pelo sistema Portal da Transparência, uma importante ferramenta de controle social mantida pelo governo federal brasileiro. Para tal fim, utilizou-se técnicas e ferramentas especialmente criadas para o tratamento de grandes bases de dados provenientes de diferentes fontes. Os resultados obtidos desta pesquisa mostraram que a arquitetura proposta atingiu o seu objetivo de possibilitar uma análise dos dados confiável utilizando diversas tecnologias Big Data disponíveis no mercado e disponibilizando-as de uma forma mais acessível e de fácil interpretação para a população.
  • Monografia Acesso aberto
    Processo de homologação: um estudo de caso
    (2015) Salvador, Moacir Carlos Tonini
    O mercado de software cresceu muito nos últimos anos e cada vez mais empresas entram no ramo. Os clientes tornam-se cada vez mais exigentes e buscam um produto de qualidade para solucionar seus problemas. As empresas, por sua vez, aprimoram seus processos de desenvolvimento utilizando metodologias da engenharia de software. Neste trabalho foram estudados as etapas de desenvolvimento de software, descrevendo sucintamente as atividades que são realizadas em cada uma dessas etapas. Destacou-se a importância da qualidade do software e a atividade de validação do cliente como ponto importante para garantia da qualidade. Foi realizado o estudo de caso da implantação do processo de homologação em uma empresa de software, analisando os dados dos atendimentos registrados pelos clientes indicando erros no sistema, que foram abertos no período de um ano antes da implantação e um ano durante a implantação do processo. Também foi diagnosticada a importância de um processo de homologação, acompanhado pela empresa junto com o cliente; este acompanhamento durante o processo de homologação aumentou a qualidade do software instalado em produção, reduzindo os erros que impactam na operação do cliente. Como todos os processos, este também deve ser auditado para identificar não conformidades e pontos de melhoria, aumentando assim a qualidade do processo e, consequentemente, do produto final.
  • Monografia Acesso aberto
    Recomendações para o alcance do nível G do modelo Mps.Br
    (2015) Garcia, Everton Rodrigues
    Considerando as melhores práticas para o desenvolvimento de software existentes no mercado brasileiro, através da ótica do modelo referência MPS.BR para software e do framework para organizar e gerenciar trabalhos complexos, chamado Scrum, este trabalho propõe o levantamento e mapeamento do processo de desenvolvimento de software da instituição estudo de caso, a identificação da distância dele em relação ao nível G do MPS.BR, e a proposição de um conjunto de recomendações para que o processo se torne aderente a este nível de maturidade. Para alcançar os objetivos propostos o modelo de referência MPS para software, especificamente o nível G, e o framework Scrum, formaram os pilares das recomendações deste estudo de caso. Primeiramente foram identificados e mapeados os processos de software existentes na empresa através do levantamento de suas atividades. Em seguida analisou-se a conformidade deste processo de software em relação aos resultados esperados do nível G, considerando somente aqueles relacionados à gerência de projetos e gerência de requisitos. Identificadas as oportunidades de melhoria no processo existente, partiu-se para um estudo das possíveis contribuições do Scrum e sua adequação à realidade da instituição para que o seu processo de software ficasse o mais aderente possível ao nível G do MPS.BR. A validação destas recomendações foi feita pelos profissionais de carreira da instituição que julgaram a viabilidade de sua implantação
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de implantação de metodologia mínima de testes funcionais de software em um processo de desenvolvimento prescritivo
    (2015) Osório Neto, Mário Carlos De Bem
    O desafio de implantar um processo formal de testes e os benefícios por ele trazidos foram os responsáveis por incentivar o desenvolvimento deste trabalho. Na empresa pública utilizada como estudo de caso, os testes eram pensados apenas quando a empresa terceirizada contratada para o desenvolvimento entregava o código fonte e, obviamente, devido ao prazo apertado, eram postos em segundo plano. Como consequência, a quantidade de erros encontrados em produção era alta. Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de testes funcionais aplicada ao processo de desenvolvimento da empresa pública em estudo. Contando com um processo de desenvolvimento bem definido, com pouca documentação, mas seguido por todos os funcionários, o objetivo do trabalho foi desenvolver atividades relacionadas ao teste de software que se encaixassem de forma suave no processo atual, de forma que o planejamento dos testes iniciasse já no começo do processo de desenvolvimento e houvesse rastreabilidade entre requisitos e casos de teste. Foi dado ênfase no trabalho de planejamento e modelagem dos testes de forma a tornar a execução mais simples, porém, com a preocupação de implementar métricas para avaliar a melhoria proposta e garantir o correto registro dos erros encontrados.
  • Monografia Acesso aberto
    Princípios para o desenvolvimento de software seguro
    (2015) Prazeres, Alexandre Pereira
    Este trabalho tem por objetivo apresentar técnicas de segurança na codificação de softwares, principalmente em aplicações web. O estudo possui bases nas normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, e principalmente nas técnicas gerais e praticas de dois desenvolvedores da Microsoft, Howard e LeBlanc. O estudo também contribui para elucidar a importância de eliminar, ou ao menos atenuar, as vulnerabilidades web mais conhecidas, descrevendo seus impactos e até soluções específicas. Apresenta um sistema web desenvolvido em PHP, o qual teve diversas técnicas de segurança aplicadas e o resultado dos testes de segurança efetuados por meio do software Acunetix Vulnerability Scanner perante o sistema implementado.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão de versão de software: um estudo de caso
    (2015) Souza, Thiago Thiesen De
    Este trabalho de conclusão de curso abordou a gestão de versão de software. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o processo de software, sendo descritos as quatro etapas fundamentais deste processo, a especificação, o desenvolvimento e a validação e evolução do software. Adicionalmente foi pesquisado sobre o gerenciamento e configuração de software, sendo apresentados os itens indispensáveis na realização do desenvolvimento e manutenção da vida útil do software. Posteriormente é exposto o funcionamento do controle de versão de arquivos, bem como os seus benefícios junto ao processo de desenvolvimento de software. Com base na teoria pesquisada, foi realizado um estudo de caso, na empresa de atuação profissional do autor deste trabalho. Neste estudo, foram apresentados os processos de desenvolvimento de software antes e depois da aplicação de práticas de controle de versão e configuração de software, realizadas com o apoio de uma ferramenta CASE. Os dois processos apresentados descrevem dois períodos de tempo, ou fases, no estágio de desenvolvimento da organização, e foram descritos com apoio de pessoas que os vivenciaram. A partir do estudo de caso é possível a identificação da utilidade de uma ferramenta CASE no apoio ao processo de versionamento de código.
  • Monografia Acesso aberto
    Exemplo de aplicação dos padrões de projeto GOF para a especificação de SIGAD
    (2014) Silva, Rômulo Vieira Da
    Pessoas que trabalham com o desenvolvimento de software devem se preocupar em não apenas escrever código que funciona e resolva o problema, mas também deve se preocupar em escrever código seja entendido, mantido e reutilizável, principalmente por outras pessoas. Para contribuir com essa intenção, existem os padrões de projeto, que são, basicamente, o resultado da experiência de outros programadores compilada em catálogos. Este trabalho tem como principal objetivo exemplificar de maneira prática os 23 padrões de projeto de desenvolvimento de software presentes no catálogo publicado no livro Design Patterns:Elements of Reusable Object-Oriented Software. Para contextualizar e utilizar uma especificação real foi selecionada a especificação do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD). Devido a grande quantidade de requisitos presentes na especificação, foram utilizados na produção dos exemplos, apenas os requisitos dados como obrigatórios pela especificação.
  • Monografia Acesso aberto
    Características de liderança em empresas de tecnologia da informação e comunicação na região de Florianópolis
    (2015) Rozsa, Vitor
    Atualmente, o rápido cenário de mudanças e a alta competitividade exigem que as organizações busquem diferenciais para competir e se destacar no mercado, podendo ser um desses diferenciais o papel do líder e sua capacidade de liderança. No setor de Tecnologia de informação e comunicação (TIC), o líder surge de forma oportuna, pois trabalha como vetor de motivação e desenvolvimento do grupo, influenciando as pessoas a serem mais criativas, singulares, comunicativas, reflexivas, participativas e aptas a desenvolver mudanças. O presente estudo buscou identificar os perfis de liderança no setor de TIC de Florianópolis tendo em vista a caracterização dos comportamentos apresentados pelo líder na relação com os liderados, no processo de trabalho e para produção. Para isso, foi elaborado um questionário com o objetivo de caracterizar os comportamentos apresentados pelo líder e para ser respondido pelos seus liderados. Os resultados permitiram identificar que os líderes no setor de TIC de Florianópolis apresentam com frequência tanto comportamentos voltados para tarefa quanto para o relacionamento, e também tanto comportamentos situacionais quanto comportamentos voltados para produção. Isso revela uma tendência do líder a se adaptar de acordo com a situação e liderado, sendo um ponto positivo, pois impacta de forma benéfica no desenvolvimento dos liderados. Já a análise do fator produção revelou que o líder apresenta comportamentos que impactam diretamente e positivamente na geração dos resultados alcançados pelo time.