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Título: Memória afetiva em tempos de convergência midiática: uma análise do projeto de retorno das telenovelas antigas do Grupo Globo na plataforma de streaming Globoplay
Autor(es): Santos Neto, Valdemir Soares dos
Orientador: Bressan Júnior, Mário Abel
Tipo de material: Dissertação
Data: 5-Ago-2022
Palavras-chave: Convergência midiática
Globoplay
Memória afetiva
Memória coletiva
Televisão
Telenovelas
Modalidade de acesso: Acesso fechado
Resumo: Esta dissertação tem como tema a memória afetiva em tempos de convergência midiática, tendo como objeto de análise o projeto de retomada dos clássicos da teledramaturgia da TV Globo através da plataforma de streaming Globoplay, pertencente ao Grupo Globo. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o projeto de retorno dos títulos antigos do Globoplay inserido no contexto da convergência midiática e, sobretudo, de que maneira as estratégias de comunicação adotadas na publicização dessas obras mobilizam o consumo da cultura participativa pelo viés da memória afetiva. O estudo parte do argumento no qual os títulos antigos da emissora mobilizam e engajam a audiência dado ao valor afetivo atribuído pelas comunidades de telespectadores. Tem-se como questionamento central: como a memória afetiva mobiliza o consumo e a audiência dos produtos audiovisuais da plataforma Globoplay diante desta cultura da convergência? Sob esse prisma, o escopo teórico desta investigação se baliza em torno de duas grandes temáticas: memória (memória coletiva, memória afetiva) e televisão (laço social televisivo, hipertelevisão e convergência midiática). O esforço multimetodológico deste trabalho compreendeu distintos objetos e momentos concernentes ao projeto de retomada dos títulos antigos, sendo: a) Análise dos produtos disponíveis no catálogo do Globoplay; b) Análise das estratégias editoriais mobilizadas nas publicações do Instagram; c) Análise do nível de engajamento dos usuários na rede social; e d) Análise dos comentários e possíveis sentimentos dos telespectadores. Para atender os objetivos e as questões apresentadas, o estudo problematiza as transformações tecnológicas que acometem à televisão e, essencialmente, a função socializadora da televisão na reconstituição da memória coletiva na era da convergência midiática. Neste sentido, discute-se neste trabalho aspectos importantes que perpassam o atual momento da televisão, e o retorno dos clássicos da teledramaturgia do Grupo Globo no contexto da hipertelevisão e, principalmente, o acionamento da memória afetiva do telespectador. Como apontamentos finais, o estudo conclui que o projeto exerce múltiplas funções de caráter arquivístico, mercadológico e afetivo e que estas se subalternam. Os títulos antigos mobilizam o consumo e engajam os usuários nos espaços de conversação na internet, possibilitando que as memórias afetivas sejam evocadas, visto como um grande potencial atrativo à plataforma.
This dissertation has as its theme the affective memory in times of media convergence. It has as the object of analysis the return's project of the Grupo Globo old soap operas through the Globoplay streaming service, which belong to Grupo Globo. The objective of this master’s thesis aimed to analyze the project of return of the Grupo Globo old soap operas in face of the media convergence and, above all, how the communication strategies adopted in the publicization of these television titles mobilize the consumption through the affective memory. The study starts from the argument which these old soap operas mobilize and engage the audience given the affective value attributed by the communities of viewers. The central question is: how does affective memory mobilize the consumption and audience of audiovisual products on the Globoplay platform in the face of this convergence's culture? In this light, the theoretical framework of this investigation focus on two main themes: memory (collective memory, affective memory) and television (television social bond, hyper-television, and media convergence). The multi-methodological effort of this study comprised different objects and moments concerning the project of resuming old titles: a) Analysis of the products available in the Globoplay catalog; b) Analysis of the editorial strategies deployed in Instagram posts; c) Analysis of the level of engagement of users in the social network; and d) Analysis of viewer’s comments and possible feelings. In order to reach the objectives and the questions presented in this dissertation, the study problematizes the technological transformations that affect television. Above all, the socializing function of television in the reconstitution of collective memory in the era of media convergence. In face of this context, we discuss important aspects that permeate the current moment of television, the return of Grupo Globo's soap operas in the context of hypertelevision. The study mainly emphasizes the activation of the viewer's affective memory. As a final note, the study concludes that the project performs multiple functions of an archival, marketing, and affective nature, which they alternate. The old soap operas mobilize consumption and engage users in internet conversation spaces, evoking affective memories, which are a positive and attractive potential for the platform.
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

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