Matemática- Licenciatura

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  • Monografia Acesso aberto
    Ensino da Matemática usando Tecnologia de baixo custo e fácil acesso através da plataforma Arduino
    (2022-12-08) Josiclei Neves da Silva
    O uso de tecnologia no ensino da Matemática tem muita relevância atualmente, principalmente com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o incentivo ao uso de tecnologias em sala de aula, contudo ainda se encontra barreiras que impedem sua total implementação nas escolas. Essas barreiras podem estar relacionadas com questões tanto com os professores, alunos e/ou administradores das escolas. E uma dessas barreiras está relacionada a questões econômica- sociais dos alunos, pois, mesmo com os grandes avanços e a popularização das tecnologias, muitos estudantes se veem excluídos de seu uso e usufruto, principalmente em relação às escolas da rede pública de ensino. Deve-se então buscar uma alternativa de baixo custo, de fácil uso e aprendizado, que vença essas dificuldades. Um exemplo que vem como possível solução é o Arduino. Para esse trabalho foi utilizado o Arduino Mega2560 e o UNO aliado a ferramenta de programação Scratch como forma de projetar um grupo de atividades que pudesse suprimir essa barreira socioeconômica, e permitir a inclusão de tecnologia nas salas de aula das escolas públicas. Foi adicionado o uso do Scratch a esse projeto, visto que, com ele, torna-se possível aos alunos exercerem sua criatividade e raciocínio lógico com o auxílio da programação, que pode se mostrar muito benéfica para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos.
  • Monografia Acesso aberto
    Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
    (2022-06-24) Piazza, Mariana
    O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, com a interação da Etnomatemática, trazendo a cultura do plantio de arroz na concepção do Ensino Matemático. Destacando algumas considerações do campo, aplicável em sala de aula, por meio da mitigação do crescimento do arroz irrigado do Sul do Estado de Santa Catarina. A perspectiva de Modelagem foi realizada tendo Bassanezi (2006) como principal referencial teórico, bem como o complemento do mesmo, a etnomatemática, referenciada por Ubiratan D'Ambrosio, além da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quando tratado do crescimento do arroz. Tendo-se por objetivo possibilitar reflexões sobre a importância de considerar o meio cultural do aluno, pois aprender vai além dos conceitos comumente aplicados em sala de aula. De tal modo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo do crescimento do arroz considerando toda a janela de produção, de modo a aplicar uma situação-problema na prática. Como resultados, aponta-se o desenvolvimento da modelagem matemática do crescimento da planta e, também, média móvel no contexto do estudo da matemática, contribuindo para a formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
  • Monografia Acesso aberto
    A linguagem de programação python para o ensino da matemática
    (2021-11-22) Diego Canquerini de Morais
    O presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia.
  • Monografia Acesso aberto
    Competências numéricas e mentalidade de crescimento: conectando alunos da educação básica com a matemática
    (2021-06-21) Guardini, Maria Cristina Serafim
    Percebe-se, ao longo da convivência com alunos a sua falta de flexibilidade com os números e pouca conexão com a disciplina de matemática. O propósito desta pesquisa foi responder à seguinte questão: O desenvolvimento de competências numéricas e mentalidade de crescimento aprimoraram habilidades matemáticas em alunos do Ensino Fundamental – anos finais? A referência foi a proposta criada por Op’t Eynde, de Corte e Verschaffel (2002), mais especificamente, no enquadramento das crenças dos alunos na disciplina de matemática. O segundo intuito desta pesquisa foi associar a metodologia Conversas Numéricas ao aprimoramento das habilidades matemáticas através da argumentação do questionamento principal mencionado. Para isso foi realizada uma revisão literária sobre competências numéricas e mentalidade de crescimento em relação a habilidades matemáticas. A coleta de dados se deu por uma pesquisa na base de dados Scopus com o propósito de coletar trabalhos relacionados ao assunto. A análise de dados evidencia que as competências numéricas estão fortemente ligadas ao aprimoramento das habilidades matemáticas e a mentalidade de crescimento influencia a persistência e de alguma forma o rendimento acadêmico matemático.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
    (2020) Curi, Elias Alivan de Oliveira
    O aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Ensino Básico de Matemática a Distância
    (2020) DE OLIVEIRA, Carlos Magno Rodrigues
    This short paper aims to understand the teaching of mathematics, in basic education, which currently exists in Brazil. In this project, we started approaching this teaching in a general way, then going deeper into the subject of Mathematics and then, in the distance teaching of this science, during the pandemic of COVID-19. Finally, a survey was carried out with eight mathematics teachers from Amazonas and their abrupt transition to distance learning, where in addition to graphical data, we have a reflection on this model so widespread in Higher Education, which continues to divide opinions in Basic Education .
  • Monografia Acesso embargado
    A influência causada pelas relações interpessoais no processo ensino e aprendizagem do acadêmico da modalidade de Ensino a Distância (EAD) a partir das ferramentas disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da Unisul
    (2020) Gurka, Márcio José
    RESUMO O presente trabalho tem como objetivo contextualizar a Educação à Distância (EAD) e sua relação de interferência nas relações interpessoais entre o aluno que opta por esta modalidade e o seu professor. A expansão da EAD acontece de forma cada vez mais acelerada, acompanhando o processo da globalização, e, por consequência, da evolução tecnológica, fator primordial para o desenvolvimento dessa modalidade educacional. As relações interpessoais são fatores indispensáveis para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e da formação do aluno como profissional e ser humano, contribuindo para a construção da sociedade como um todo. A fim de confirmar tais assertivas, por meio da metodologia qualitativa e bibliográfica, utilizou-se das ferramentas disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), ambiente virtual, utilizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi possível observar a evolução histórica e conceitual da EAD, e a partir disso interpretar a importância da relação interpessoal no desenvolvimento das atividades. Isso tornou-se ainda mais claro, quando observadas as ferramentas do EVA-UNISUL, a necessidade das relações interpessoais, desde a simples disponibilização de informação por meio do “Mural” ou na demonstração da necessidade da interpessoalidade como requisito indispensável para o acompanhamento do processo de aprendizado na “Avaliação”. Ainda, destacou-se a relação interpessoal com as ferramentas disponíveis, por meio da construção de uma relação e confiança entre professor e aluno.  
  • Monografia Acesso aberto
    Geometria e Smartphones: a utilização do aplicativo Geometria Geogebra no ensino fundamental
    (2020) Feliciano, Francisco Rubens Bezerra
    Este trabalho possui como temática a investigação do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, em específico do software educativo Geometria GeoGebra, no processo de ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental. A motivação deste trabalho foi a necessidade de buscar a diversificação de recursos e metodologias didáticas que aproximassem o processo de ensino do conteúdo de Geometria Plana da realidade dos estudantes, propiciando uma aprendizagem significativa, contextualizada com a realidade do aluno e numa perspectiva pedagógica construtivista. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar estratégias e atividades didáticas que envolvessem aplicações práticas com o uso do aplicativo Geometria GeoGebra, visando a motivação dos alunos e a qualificação do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Plana, no Ensino Fundamental. Para tanto, foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica, a triangulação dos resultados e a análise de situações problemas e sequências didáticas produzidas com base nos resultados da pesquisa bibliográfica e na possibilidade de uso do software Geometria GeoGebra, em uma abordagem qualitativa. A partir da análise e discussão dos resultados obtidos, notou-se que o uso do software Geometria GeoGebra como TIC no ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental, pode ocorrer, desde que existam capacitação docente, planejamento didático, mediação docente no processo de aprendizagem ativa dos discentes e recursos materiais e didáticos disponíveis (smartphones para os alunos, por exemplo), tendo em vista que os estudantes no Ensino Fundamental possuem uma aprendizagem de Geometria visual e topológica e necessitam que o conhecimento exposto a eles tenham significado na realidade cotidiana dos mesmos (capitalista, globalizante e de acentuado desenvolvimento tecnológico).
  • Monografia Acesso embargado
    Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
    (2020) Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
    O presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.
  • Monografia Acesso aberto
    Softwares e aplicativos na educação matemática: auxílio para o ensino-aprendizagem da matemática na educação básica
    (2018) Silva, Deivi da
    Esta pesquisa buscou apresentar comparações e considerações em torno de alguns softwares matemáticos, como o Geogebra, Excel, Photomath, Poly e Wolfram Alpha que possuem potencialidade de uso no auxílio do processo de ensino-aprendizagem da matemática nas escolas de educação básica, analisando suas características individualmente. Dessa maneira, buscamos ressaltar a importância de suas inserções no âmbito educacional como ferramenta de apresentação e fixação de conteúdos, destacando-se como importante material didático. Procuramos entender também, qual o motivo de alguns professores ainda não fazerem o uso dessas tecnologias com seus alunos e como eles vêm se preparando para aperfeiçoarem seus conhecimentos diante de novos métodos de ensino-aprendizagem como uso desses recursos tecnológicos. Por fim, apresentamos uma atividade prática condizente com o contexto atual da educação, com o uso do software Geogebra.
  • Monografia Acesso embargado
    O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos
    (2019) Ribeiro, Joás Alves
    Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável.
  • Monografia Acesso aberto
    Geometria: fractal e euclidiana nas construções históricas africanas
    (2019) Souza, Diego Loureiro Francisco de
    Quando se estuda matemática na educação infantil, comumente imagina-se que todas aquelas descobertas vieram dos gregos ou do resto da Europa, com o passar dos anos, ao aumentar os anos de estudos, descobrimos que tivemos contribuições de outros países e culturas para formar a Matemática que temos hoje. Mas mesmo no curso superior existe uma região no globo que aparentemente não contribuiu em nada para o avanço da matemática, pois dela raramente se fala, e quando fala costuma-se diminuir seus feitos. Não estamos falando do Novíssimo Mundo, ou do continente gelado, mas da velha e conhecida África. Esta quando lembrada é só por seus aspectos negativos e suas nações que já foram expoentes no uso, e também no estudo, da matemática, especialmente da geometria. Este trabalho exibe uma pesquisa do uso de Geometria Euclidiana e Geometria Fractal em grandes e pequenas construções antigas no continente africano. Apresentam-se muitas grandes construções egípcias que foram erguidas muito antes dos gregos saberem o que é matemática, e que não foram os únicos africanos, pois sim, o Egito fica na África, a alcançar este nível de conhecimento na construção de grandes monumentos. O trabalho expõe também que mesmo a geometria não euclidiana já tinha um de seus ramos, os fractais, utilizado e disseminado em alguns países do continente africano, mesmo antes dos matemáticos despertarem seu interesse por essa área. Temos a exposição de muitas construções centenárias, não tanto quanto as pirâmides, mas mais antigas do que os estudos dos fractais.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O ensino da álgebra no ensino fundamental: importância, dificuldades e possibilidades
    (2017) Domenech, Oscar Santanna
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta as atividades, leituras e análises que foram realizadas por ocasião do seu desenvolvimento, atividade esta constante do Curso de Matemática – Licenciatura. O objetivo Geral “Apresentar a importância da Álgebra para alunos das séries finais do Ensino Fundamental” tem como premissas básicas, que o conhecimento da matemática vai muito além de operações de soma, subtração, divisão e multiplicação. As diversidades das metodologias de ensino são essenciais ao futuro professor, pois por meio do conhecimento delas, a realização das atividades em sala de aula sairão de uma maneira natural, considerando-se que uma das maneiras de se apresentar um assunto é procurando utilizar meios que chamem atenção do discente.
  • Monografia Acesso embargado
    A utilidade da matemática nas atividades logísticas militares
    (2018) Sidrim, Alexandre Stephan
    The present work will address the importance of Mathematics in Military Logistic activities, seeking to bring a glimpse of the benefits that the most advanced knowledge of Mathematics can produce in improving the work related to the multiplicity of employment situations of Logistics with its nuances and specificities. Logistics is a subject widely studied within the Armed Forces because it plays an extremely important role within an operational context. A considerable percentage of the military means used in military procedures requires Cartesian calculations to plan their use according to the specific needs of current activity. In this way the accurate knowledge of mathematical concepts becomes an effective and effective tool in the operational readiness of the Armed Forces, specifically the Brazilian Army. Keywords: Mathematics. Logistics. Military.
  • Monografia Acesso aberto
    Informática aplicada a educação: o uso do software Geogebra para o ensino dos sólidos geométricos no ensino fundamental
    (2018) Quetz, Ricardo de Oliveira
    The modernization that takes place in the world causes education to accompany this evolution, with this the schools are using the technological means to assist in teaching-learning. In this work on the use of free software Geogebra in the teaching of geometric solids for elementary school, I make a study of how to use this medium to facilitate and motivate the teaching of this subject. I check what difficulties teachers face in preparing to teach using Geogebra and the reflection of this teaching for the student. I also test to see if solids can be represented accurately with Geogebra software and whether it is an easy-to-assimilate teaching medium for elementary school students. I conclude that Geogebra software can be used in elementary education because it is an attraction for students, who can design geometric solid activities in the program and verify in 3D how the figure really is, giving a greater perception of the content taught.
  • Monografia Acesso aberto
    GeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triângulo
    (2018) Souza, Tânia Aparecida de
    As tecnologias estão no nosso cotidiano e não podemos desconsiderá-las, entretanto, apesar de seu papel significativo encontram grandes impedimentos para estar presente no espaço escolar. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração e que não cabem nesta pesquisa. O uso das tecnologias na educação é fator de integração com o mundo e a sociedade. Na matemática esse recurso tecnológico é significativo, principalmente na aprendizagem da geometria plana. Os softwares livres mostram-se como escolhas eficazes, pois visam o compartilhamento de conhecimentos e a utilização para todos. Destaca-se neste trabalho de pesquisa o software livre GeoGebra pela facilidade de uso, alcance e inúmeros recursos gráficos e dinâmicos. Proporciona ao professor a realização de diversas atividades, o planejamento de aulas mais atrativas simplificando o ensino e resultando em uma aprendizagem significativa e de qualidade. Através do GeoGebra o aluno pode visualizar, explorar, conjecturar, analisar, verificar, fazer e refazer, construindo novas descobertas e conhecimentos que são integrados aos conceitos adquiridos. Os recursos tecnológicos são meios de enriquecer o ensino e aprendizagem padrão estimulando a curiosidade e criatividade dos alunos. Neste trabalho buscou-se mostrar possibilidades para o uso das TICs na educação e contribuir para a utilização desse recurso no fazer pedagógico e didático.
  • Monografia Acesso aberto
    As funções em diferentes contextos: uma investigação nos livros didáticos do ensino médio
    (2017) Demartini, Wanderson
    O presente estudo teve como objetivo conhecer os diferentes contextos em que os autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio abordam as Funções Elementares. Tece importantes considerações sobre a história das Funções e destaca alguns matemáticos que deixaram suas contribuições para o desenvolvimento deste tema. Descreve as Funções Elementares enfatizando suas propriedades e características. Apresenta uma sucinta abordagem das Funções nos Parâmetros Curriculares Nacionais que evidência que a contextualização é fundamental na apropriação do conhecimento matemático, pois possibilita ao aluno criar conexões com inúmeras situações cotidianas. Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da investigação em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, que buscou conhecer os diferentes contextos e áreas de conhecimento que os autores envolvem as Funções Elementares. Constatou-se que nas obras analisadas há sintonia com as determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas orientações de abordagem no ensino das Funções Elementares, que enfatizam a importância da contextualização na aprendizagem deste tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Informática e educação matemática: desafios e possibilidades
    (2017) Souza, Bárbara de
    A crescente evolução das tecnologias e a rápida expansão na utilização da informática por grande parte da população brasileira, principalmente de crianças e jovens na fase escolar, impulsionaram pesquisas e discussões que apontam para a implantação dos recursos tecnológicos de informática nas escolas públicas de educação básica. Diante deste cenário, torna-se primordial que a escola se envolva e considere as potencialidades dos recursos tecnológicos de informática para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática bem como o alcance das suas metas educacionais. Entretanto, em contrapartida as facilidades, contribuições e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos na educação, estão os desafios que o professor encontra em sua prática docente ao utilizar a informática, principalmente em escolas públicas. Assim, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica com o objetivo de provocar no leitor uma reflexão sobre as possibilidades e principalmente, as dificuldades e desafios do professor na utilização dos recursos tecnológicos de informática no processo ensino e aprendizagem da matemática na educação básica, especificamente diante da realidade atual das escolas públicas no país. Os principais desafios apontados pela pesquisa na expansão da utilização da informática na educação matemática deve-se à falta de capacitação dos professores no uso dos recursos tecnológicos e o baixo incentivo à sua formação continuada e a inexistência ou precária situação de laboratórios de informática como atualização e manutenção dos computadores, acesso à Internet e softwares adequados. A falta de políticas públicas que possibilitem as escolas manterem os laboratórios de informática em condições adequadas de utilização e até mesmo a falta de sensibilização interna do professor em inserir esses recursos tecnológicos de informática em sua rotina didática também são desafios a serem superados pelos professores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tecnologias na educação matemática: dificuldades e possibilidades para a sua utilização em sala de aula
    (2017) Oliveira, Carlos Alberto Ribeiro de
    This research, bibliographical, aims to investigate difficulties and possibilities in the use of teaching technologies in Mathematics Education. Using the most diverse technological tools has long been an urgent need recognized by every education professional who is in line with the latest educational trends. Despite this urgent need, it is essential that the use of such resources enables education to achieve clear and precise objectives. Using technological tools solely to break with traditional education will not achieve the expected results of an education professional, so it is fundamental to research and experiment with the most diverse technological tools so that one can use the most appropriate tool for every moment and area of knowledge.