Especialização Marketing digital e comércio eletrônico

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  • Artigo Científico Acesso fechado
    Interação e curtidas no instagram em tempos de pandemia: o estudo de caso de empresa da cidade de Tubarão (SC)
    (2021) Maria, Guilherme Corrêa
    A importância das redes sociais para o engajamento do público com as empresas se tornou ainda mais importante durante a pandemia de covid-19, que teve início em março de 2020. Num momento de surpresa, empresários se viram tendo que abordar formas diferentes de atrair consumidores durante um período ímpar na história recente. Com as lojas fechadas ou com a implementação de restrições no número de clientes, visando evitar aglomerações, a internet caiu como uma luva para que comércios, de diferentes tamanhos, pudessem continuar interagindo e vendendo em meio ao caos provocado pelo novo coronavírus. Esse trabalho mostra como uma empresa de Tubarão/SC, o Lojão da Construção, lidou com isso e viu aumentar o número de curtidas e de alcance do seu Instagram.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Gestão de Crise Skol: Campanha "Viva Redondo"
    (2020) Rodrigues, Luciane Volpatto
    Este trabalho tem como objetivo analisar a campanha “Viva Redondo”, da marca Skol, que causou polêmica quando internautas acusaram a marca de apologia ao estupro. A partir disso, a pesquisa se baseia em quais estratégias de comunicação a Skol utiliza para gerenciar a crise. Para isso, o método parte de um referencial teórico de autores como Bueno (2014) e Teixeira (2011), Tavares (2010), Crescitelli e Ogden (2007) que abordam crise, comunicação organizacional e comunicação de marketing, respectivamente. Nessa perspectiva, pesquisas nas plataformas digitais da marca sustentam a análise que a Skol reformulou a proposta de suas campanhas e a forma de se comunicar com seu público, se mostrando mais atenta diante de um novo consumidor mais exigente.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estratégias de marketing digital usadas no E-commerce para impulsionar as vendas: estudo de caso da empresa Viagema
    (2019) Areias, Karilayn Carvalho
    Este trabalho acadêmico tem o propósito de analisar se o objeto estudado, no caso a loja virtual Viagema, utiliza estratégias de Marketing Digital para efetuar vendas. A empresa em questão comercializa produtos para e sobre viagem através de seu site e redes sociais. Entre os objetos vendidos estão almofadas, mapas de viagem, imãs, cordões, entre outras peças, que sempre remetem ao universo viajante. E, neste trabalho, analisaremos e apontaremos quais e de que forma essas táticas são implementadas, com o intuito de converter e gerar lucro. Para isso, será feito uma análise bibliográfica dos meios utilizados pela Viagema para a conversão de leads em clientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Campanhas eleitorais e mídias digitais: uma análise do papel das redes na eleição de uma deputada estadual
    (2019) Poerner, Caroline Franciele
    Com o aumento da presença dos usuários nas redes sociais, novas estratégias de campanha eleitoral vêm sendo traçadas para utilização destes espaços. O presente artigo buscou discutir o uso destas plataformas como ferramenta de campanha eleitoral, tendo como objeto de análise o conteúdo propagado pela candidata a Deputada Estadual de Santa Catarina, Ana Paula da Silva, a “Paulinha” (PDT). Por meio de avaliação dos perfis da candidata no Facebook e Instagram, analisando a linguagem, número de postagens, tipo de postagem, recursos financeiros utilizados, engajamento, dentre outros, além de entrevistas com a própria Deputada e sua equipe de campanha, buscou-se identificar qual foi o papel das redes sociais na estratégia traçada pela equipe de comunicação, e como as plataformas auxiliaram na comunicação com os cidadãos/ eleitores catarinenses.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O novo consumidor digital: como o aumento das compras online impactam no mercado de shopping centers
    (2019) Almeida, Liliane Schmitt
    Em 2018 o e-commerce cresceu 12% no país enquanto que as vendas tradicionais tiveram um crescimento de apenas 4,3%. Já é irrefutável que o crescimento acelerado do comércio digital e seus impactos sobre as vendas tradicionais são visíveis, intensos e inevitáveis. Desta forma, torna-se inevitável que o comércio tradicional se adapte para garantir seu crescimento e existência nos próximos anos. Um dos segmentos mais afetados com este novo comportamento do consumidor é o mercado de shopping centers que vem perdendo o alcance até mesmo em novos empreendimentos. Se em anos anteriores, as lojas âncoras, em geral dos segmentos de vestuário, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos, ocupavam um grande espaço nestes empreendimentos, atualmente já vemos as mesmas migrando para o universo online, buscando recuperar reduzir custos e aumentar as vendas. Para entender melhor o novo comportamento do consumidor foi realizada uma pesquisa quantitativa composta por dez questões de múltipla escolha através da ferramenta SurveyMonkey e que foi respondida por 246 entrevistados.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    E-book estratégias de marketing digital para redes sociais
    (2019) Oliveira, Ires Aparecida de
    O e-book consta em tendências estratégicas de marketing digital para redes sociais, como cativar e engajar Leads.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Anonimato na internet: mapeando negócios locais de prestação de serviço no município de Braço do Norte - SC
    (2019) Matos, Paula Grassi Ouriques
    A utilização das mídias sociais para divulgação de produtos e serviços não é mais algo exclusivo de grandes empresas. Com a pesquisa de campo realizada através deste trabalho, podemos demonstrar que pequenos negócios locais podem e devem divulgar seus serviços através destas mídias, de forma orgânica, com orientação profissional, se necessário, para que seu negócio seja reconhecido pela população local e lembrado por seus possíveis clientes quando eles necessitarem de seus produtos ou serviços, deixando assim, de recorrerem a serviços em outras cidades, por desconhecerem o profissional ou empresa local. As mídias sociais quando utilizadas de maneira profissional, programada, prestativa e humanizada, tendem a gerar um retorno positivo a curto, médio e longo prazo. Basta atender o cliente online, com a mesma atenção e cuidado que atenderia um cliente no local físico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Planejando o marketing digital da empresa Somática Educar utilizando o método 8 Ps
    (2019) Barasuol, Fabiana Fagundes
    Este artigo busca através da pesquisa elaborar subsídios seguindo a metodologia 8 Ps do Marketing Digital para a Empresa Somática Educar. A empresa atua no ramo de cursos de capacitação e profissionalizantes a distância abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde educação, engenharias, ciências mortuárias ,área naval, aérea dentre outras. No delineamento da pesquisa optou-se pela pesquisa quantiqualitativa, uma vez que buscou-se o embasamento no conhecimento de autores referente aos assuntos estudados, dados fornecidos pela empresa e o aprofundamento quantitativo com relação aos posicionamentos de palavras-chaves, utilizando-se ferramentas de rankeamento como ubersuggest, answerthepublic e semrush. No decorrer deste trabalho apresentaremos toda a pesquisa feita, o planejamento de marketing digital para essa empresa, sendo todos os resultados comentados ao longo deste documento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Marketing digital aplicado em um e-commerce de pequeno porte no ramo de moda feminina e acessórios
    (2018) Flores, Waldo Abrahão
    Muitas pessoas desejam abrir o próprio negócio, depender somente de si para sobreviver e acabam escolhendo a internet para começar, pois os dados mostrados em mídias especializadas são animadores para este tipo de comércio. Em contrapartida especialistas em comércio eletrônico, não aconselham o investimento em e-commerce para empreendedores iniciantes porquê o prejuízo pode ser grande e rápido. Segundo o SEBRAE a taxa de mortalidade entre as Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) são de aproximadamente 60% antes de completar 2 anos. Este artigo mostra a razão das empresas falirem em poucos anos mesmo em um cenário de crescimento do comércio eletrônico, e como uma pequena loja virtual de acessórios femininos utiliza o marketing digital para continuar sobrevivendo na internet.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As mudanças no perfil do e-consumidor no período de 2008 a 2017
    (2018) Richter, Jociane
    O presente artigo tem como objetivo apresentar as principais mudanças que ocorreram no comportamento do e-consumidor no período entre 2008 e 2017. Para chegar ao resultado, serão apresentados alguns conceitos referentes ao comércio eletrônico, consumidor digital e marketing, e também serão analisados relatórios anuais que apresentam dados sobre o mercado de e-commerce, e sobre o perfil dos e-consumidores. Tais fatores analisados serão relevantes para profissionais de marketing entender os principais fatos que influenciaram essas mudanças, e também para conhecer quais são as melhores estratégias para abordar, conquistar e satisfazer consumidores com excelência. As práticas adotadas pelas lojas online devem levar em consideração a experiência do cliente antes, durante e principalmente, após a compra, de tal forma que os transforme em verdadeiros defensores da marca.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Fake News: A utilização da página do Facebook do Movimento Brasil Livre e sua disseminação de notícias falsas
    (2018) Portella, Diego
    This work makes an analysis of Movimento Brasil Livre's posts on Facebook in order to realize the methods used by group to propagate Fake News over the social media. This article identifies different ways used, as a utilization of specific fonts, extern links of MBL's partners, colors that remind a memory, images, and any feature that helps in the manipulation information and clarify some patterns used by Movimento to reach its target with the calleds "Fake News". In this research, there is an intention to help the internet user to have knowlege to identify for themself, the veracity of a news.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Personificação da marca como estratégia nas mídias sociais: um estudo de caso da Netflix
    (2018) Philippi, Grazieli Loch
    Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a estratégia de personificar a marca (brand persona) para gerar aproximação e interação com os clientes, uma forma de fortalecer os laços no relacionamento marca x consumidor. As mídias sociais se tornaram hoje um forte aliado para interação e de reconhecimento de uma marca. Para tanto, é contextualizado os conceitos de marca, redes sociais, consumidor e personificação da marca. A pesquisa se deu a partir da apresentação de um estudo de caso sobre algumas marcas que utilizam desta estratégia para envolver e transformar seus clientes em fãs e defensores, com foco na empresa de streaming Netflix, que conseguiu de forma satisfatória cumprir sua estratégia de aproximação, principalmente no Brasil. Também são citadas outras empresas, apontando erros e acertos do posicionamento da marca junto as mídias sociais e o que deve e não ser feito.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios e caminhos das relações de consumo no meio digital
    (2018) Barros, Bernardo Gosaric de
    The present work aims to develop a comprehensive analysis of the challenges faced within the digital economy in order to help develop an efficient adaptability that allows the construction of inclusive, intimate, active, continuous and multilateral consumer relations. The study was divided in stages according to the idealized structure for the research, aiming first a qualitative informational synthesis on the objects exposed in each one of the topics, followed by quantitative expositions accompanied by expositive analyzes. It begins with a brief qualitative exposition about the technological beginnings that propitiated the advent of the internet, approaching its history. Subsequently,elucidate quantyqualitatively the development of this environment and its transformative impact in the real world, directly affecting personal, professional and commercial relations, contributing to the creation of a new environment that translates elements and aspects from the real to the digital, exemplifying, analyzing and discussing the transformative evolutionary variables of this environment over the years. The following analyzes and discussions address the influential factors in consumer relations, making them exclusive, the preponderant dissatisfactions and anthropological social links that can contribute to the development of inclusive, intimate, active, continuous and multilateral consumer relations through of efficient adaptations in the offer of products and / or services.
  • Plano de Negócio Acesso aberto
    Estratégias de marketing digital para alcançar mais clientes: empresa Andréa Convites
    (2018) Silva, Andréa Aparecida
    Neste estudo é apresentado como a empresa Andréa Convites aplicou as melhores estratégias de marketing digital para o nicho de convites de casamento econômicos, como aumentou o interesse dos clientes em potencial nas mídias sociais da empresa e como conseguiu mais clientes, aumentando o lucro e preparando o terreno para futuras vendas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Planejamento de marketing digital para a microempresa HAZLO Acessórios
    (2018) Lenz, Danusa de
    O trabalho tem como objetivo elaborar subsídios para desenvolver um planejamento de marketing digital para a microempresa Hazlo Acessórios, com o intuito de impulsioná-la no meio digital. A empresa atua no ramo de acessórios femininos com foco em bijuterias fabricadas de forma artesanal. A construção do plano contempla a fundamentação teórica necessária e tem por base a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital, e neste estudo foi enfatizado os dois primeiros Ps (pesquisa e planejamento). No delineamento da pesquisa, fez-se a combinação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa, não probabilística, empregando o método de estudo de caso e levantamento. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: brainstorming, observação do participante, entrevistas e questionários. A coleta de dados procurou analisar o ambiente externo e interno, de forma a identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da empresa para o desenvolvimento do planejamento, sendo todos os resultados da coleta apresentados e comentados ao longo deste documento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Marketing social na era digital: estudo de caso do Instituto do Câncer Infantil
    (2018) Prass, Flávia Jacobs
    Este artigo tem como principal objetivo abordar o marketing social na era digital em que estamos vivendo. Momento em que as novas tecnologias geraram e continuam gerando diversas transformações na vida das pessoas, tornando o acesso à informação mais rápido, além de possibilitar maior interatividade. Em tempos em que cada vez mais o terceiro setor emerge como alternativa para suprir a ineficiência do Estado diante das grandes demandas da sociedade civil, o digital mostra-se um eficiente meio de divulgação e fortalecimento de marca, em especial através da transparência e mobilização social, não esquecendo o famoso “boca-a-boca” que ainda se mostra eficiente. Neste artigo são abordados assuntos ligados ao tema, como o terceiro setor, o conceito de marketing, marketing digital e marketing social, bem como o objeto de estudo: o Instituto do Câncer Infantil e o resultado da pesquisa realizada. Chegamos ao final da pesquisa comprovando que o marketing digital, pode contribui de forma significativa para o marketing social, não deixando de dar importância para as outras formas de divulgação / mobilização.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Implantação de E-commerce em médias empresas: conhecimentos específicos necessários aos profissionais de marketing
    (2017) Costa, Maurício Diniz da
    Este artigo busca através de pesquisas, propiciar aos profissionais de marketing, os conhecimentos necessários sobre a implantação de lojas virtuais em empresas de médias no Brasil. Tendo como linha condutora, o conceito de “BOLO” com três camadas para a representação do e-commerce. A primeira o negócio, base de sustentação da empresa. A segunda, a tecnologia, essencial para que todo o e-commerce possa operar. E a terceira, a comunicação, responsável por comunicar e integrar o consumidor ao e-commerce. Apresentando de forma central o ecossistema do e-commerce, identificando os pontos críticos, os principais erros cometidos no processo de implantação, além da identificação da cadeia de fornecedores. Tratam-se também os temas: lojas, plataformas e sistemas personalizados; e-commerce e e-business; infraestrutura; TI – ERP, segurança de dados; integração entre ferramentas; pagamento, ticket-médio; política de preços; taxa de conversão; tributação; gestão de conteúdo; faturamento; gateway; fraudes; logística; logística reversa; investimentos; o profissional de marketing e e-commerce.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O aperfeiçoamento do site da loja Primeiros Passos Bebê de acordo com o marco civil da internet e legislações que regem o E-commerce
    (2017) Dias Júnior, Ilson Luiz
    The research focused on the website improvement of the Primeiros Passos Bebê store in accordance with the laws that rules the use of the Internet in Brazil and the titles pertinent to the subject in the Brazilian Civil Code of 2002 and in the Brazilian Consumer Protection Code of 1990. The main idea was to improve the website to be in accordance with the normative acts, bringing the benefit to both, to the owner and its consumers. The credibility of the business also depends on the adequacies according to the established in the laws. For this, was used a method of deductive thinking approach with a qualitative nature and a method of monographic and comparative procedure, with bibliographical and documentary research technique. From the legislative analysis, the ecommerce website needs improvements in what concerns the repentance right and policies of merchandise exchanges, with clear explanations according to what establish the Brazilian normative acts.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Transmedia storytelling: o compartilhamento de saberes a partir do Projeto Conversas que Ficam
    (2017) Collaco, Gabriel Henrique
    Abstract: The action research presented a way of sharing knowledge, using transmediastorytelling, from the project Conversas que Ficam, being the practice creative and innovative, using active methodologies that initially mobilized teachers who wish to work with the teaching strategy based on telling stories for meaningful learning. Still, according to the methodological procedures, the research had an inductive thinking approach and qualitative nature, being the applied type, of an exploratory nature and with a bibliographical technique. Thus, with the use of transmediastorytelling, teachers and students realized the construction of narratives in a certain context of learning atmosphere, evaluating and identifying elements of critical reflection about new knowledge and attitudes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Inbound marketing: o planejamento para a implementação da metodologia
    (2017) Almeida, Marcela Bonini
    A internet influenciou o comportamento do consumidor e fez com que as empresas tivessem que se adaptar a esta nova realidade. Agora, a escolha entre comprar ou não passa pela pesquisa online sobre o produto ou serviço, a empresa e a opinião dos outros consumidores. Neste sentido, o Marketing Digital e a metodologia do Inbound Marketing surgem com suas estratégias de posicionamento online. Porém, como realizar efetivamente este planejamento de marketing, pode trazer diversas dúvidas para as organizações. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como funciona a implementação da metodologia do Inbound Marketing em um passo a passo e aplicá-lo em um estudo de caso real.