Especialização Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital

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  • Paper Acesso embargado
    O marketing tradicional e o marketing digital como ferramentas na angariação de fundos para ações sociais
    (2018) Salvaro, Pricilla Ferro
    Tanto no meio acadêmico quanto no dia a dia profissional é vigente o debate sobre qual estratégia de marketing adotar: tradicional ou digital? A presente pesquisa, a partir da campanha “Kit Inverno Criciúma Invisível”, visa averiguar qual destas ferramentas se apresentará mais efetiva na angariação de fundos para ações sociais na cidade de Criciúma/SC. A campanha online será mensurada com base nas doações feitas para a conta bancária X, enquanto a offline se baseará nas contribuições realizadas na conta bancária Y. A ação promovida tem o intuito de arrecadar fundos a fim de distribuir kits com cobertores populares e itens de higiene pessoal para as pessoas em situação de rua da cidade de Criciúma e região, que serão assistidas pelo projeto Criciúma Invisível.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O consumo das imagens espetaculares e trágicas na era digital sob a perspectiva do imaginário no episódio White Bear da série Black Mirror
    (2018) Aviz, Emanuelle Querino Alves de
    Abstract: From the episode White Bear of the series Black Mirror this article aims to analyze the consumption of spectacular and tragic images in the digital age from the perspective of the Imaginary. Let us relate the concepts of the Society of the Spectacle (Debord) and with this seduction to open a way for the understanding of the imaginary (Durand), to search for the recurrence of myths in postmodernity (Maffesoli). We have identified relationships between the behavior of ancient Roman man, who watched gladiators, with the modern global man, who gives the UFC combats an unprecedented success, indicating a possible return of the Dionysian myth. The “mitanálise” was used as methodology, to find the “mitemas” in the episode.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Internet é um megafone
    (2017) Laureano, Thayse Vargas; Gislon, Graziela Pacheco
    Com base nas pesquisas realizadas, juntamente com os dados do livro e blog “Antes Dele Você“, este artigo tem como objetivo apresentar as mudanças causadas na sociedade através da internet.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Se conteúdo é rei, quem é a rainha do inbound marketing?
    (2018) Lemos, Tatiana
    A máxima “Conteúdo é Rei” tem guiado inúmeras estratégias de especialistas em Marketing e Internet. Esse artigo tem como objetivo descobrir qual outra estratégia pode ser tão relevante para o sucesso das ações, para representá-la através da Rainha, fazendo uma analogia com o jogo de xadrez que tem nesses dois personagens as peças mais importantes de toda a estratégia do jogo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com um case de sucesso de Inbound Marketing. Pode-se concluir que o Contexto é a estratégia que representa a Rainha. O contexto é caracterizado pelo conjunto das estratégias realizadas nos diferentes canais tais como Blog, Site, rede sociais... aliadas ao acompanhamento da jornada do consumidor para poder entregar efetivamente, o que ele precisa e no momento certo. Ou seja, sem o Contexto, o Conteúdo não se difunde, não agrega valor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação dos algoritmos com a teoria do fã na produção de narrativas televisivas - estudo de caso da série “Stranger Things” da Netflix
    (2017) Milak, Lucieli Cardoso
    O uso de algoritmos tem sido uma fonte para muitas empresas para gerar um banco de informações sobre o usuário e estudar o seu comportamento e necessidades, por isso a importância de aprofundar os estudos sobre ele. Desta forma, surgiu o objetivo deste trabalho, que é descobrir a relação entre os algoritmos e a Teoria do Fã, e de que forma é possível atender às expectativas do seu público e auxiliar na criação de séries. O método utilizado para este artigo foi a análise de conteúdo, tendo como objeto de amostra três postagens de telespectadores da série “Stranger Things” da NETFLIX em fóruns de discussão online. Os resultados mostraram que há uma relação afetiva com os grupos de referência entre o usuário da plataforma Netflix com a série apresentada, comprovando a associação com a teoria do fã, que torna o algoritmo uma ferramenta essencial para produção de série.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O contexto narrativo e a memória afetiva como elementos de engajamento nas redes sociais: um estudo da página do canal viva no facebook
    (2017) Mendes, Mariane Lidorio
    O presente trabalho analisou como o contexto narrativo e a memória afetiva, resultaram em elementos de engajamento na página do facebook, do canal Viva. Para tanto, a fundação teórica foi baseada, principalmente, no que Barthes et al (1973) advogam sobre a narrativa, com a contribuição dos conceitos da Gancho (1997). Já Halbwachs (2003), acompanhado de outros estudiosos, serviu como fundamento base para falar sobre a memória afetiva. Buscando chegar ao resultado esperado, optou-se pelo estudo exploratório, com a técnica análise do conteúdo, entendendo assim, o envolvimento e lembrança que cada postagem provocou, para se tornar um subsídio de interação. Desta forma, verificamos que a audiência do canal pôde ser justificada pelo valor ao passado, sentimento de nostalgia e evocação da memória, já que através das publicações, as pessoas demonstram sentir saudades do que já assistiram na TV, ao serem provocadas pela lembrança. Mas, para que estas postagens tivessem um resultado mais eficiente, além da memória afetiva, os elementos narrativos foram fatores importantes. Isso porque, através do enredo, o indivíduo passou a lembrar de todo o contexto da trama e acabou narrando e dando visibilidade à história. Portanto, acreditamos que, referente às postagens, sempre vai ter uma pessoa reclamando, ou elogiando e/ou mostrando-se satisfeito, tornando-se fatores positivos ao canal, já que todos eles constituem o engajamento.
  • Paper Acesso aberto
    Dois lados da notícia na rede: diferenças de engajamento entre veículos tradicionais e independentes no Facebook
    (2017) Simon, Guilherme
    Este trabalho apresenta uma análise da interação de leitores em notícias publicadas na rede social Facebook, com o objetivo de observar as diferenças de engajamento entre veículos jornalísticos tradicionais e independentes. Para a tarefa, utilizamos postagens do O Globo, como uma mídia tradicional, e do Nexo Jornal, como um veículo independente, entre 17 e 20 de maio de 2017, período em que ambos os jornais repercutiram o vazamento do conteúdo da deleção do grupo JBS, escândalo que atingiu diretamente o presidente Michel Temer. A metodologia aplicada para o estudo é a pesquisa quantitativa e qualitativa com análise de conteúdo, a partir dos comentários dos leitores. Tratamos, neste trabalho, de teorias a respeito das redes sociais, apresentando as suas características e destacando as novas relações entre leitores e produtores de conteúdo, buscando entender os processos que envolvem a interação na rede. No campo jornalístico, tratamos da transição dos veículos do meio off-line para o meio online, destacando as características do jornalismo digital e os processos que ainda envolvem essa mudança de ambiente. A conclusão a que se chega é que a interação entre os veículos se diferencia, principalmente, pelo modo com que seus leitores se expressam. No meio tradicional, foram verificadas mais opiniões pessoais e referências alheias às notícias, trazendo à tona diferentes diálogos, independentes ao assunto abordado pelas postagens. Já na mídia independente, o envolvimento aparece mais restrito ao conteúdo das notícias publicadas pelo veículo, com um diálogo mais direto, sem tantas interferências, entre o emissor e o receptor da informação.