Educação Física- Licenciatura

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    (IM)possibilidades da educação física escolar na prevenção da obesidade infantil: uma revisão da literatura
    (2023-12) SOARES, Joab; GOULART, Jovana; BATISTA, Nathan
    Este trabalho acadêmico aborda a importância da Educação Física Escolar na prevenção da obesidade infantil, um problema de saúde pública crescente. O objetivo principal é discutir/analisar as (im)possibilidades da Educação Física Escolar na prevenção da Obesidade Infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo revisa literatura acadêmica relevante, incluindo artigos e pesquisas sobre a relação entre a Educação Física e a saúde infantil. Os resultados indicam que, apesar das limitações estruturais, as aulas de Educação Física são fundamentais para promover hábitos saudáveis e conscientização sobre a saúde, influenciando positivamente o comportamento das crianças em relação à atividade física e alimentação. Conclui-se que a Educação Física desempenha um papel crucial na prevenção da obesidade infantil, sendo essencial sua integração efetiva no currículo escolar. As escolas, juntamente com os profissionais da saúde, devem desenvolver estratégias integradas que abordem não apenas o aspecto físico, mas também o emocional e social dos alunos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Iniciação esportiva na escola: um olhar para as metodologias de ensino dos esportes coletivos
    (2023-12) NACK, Marco Antonio; PEREIRA, Eduardo; NAZARIO, Luiz Peters; MENDONÇA, Eduardo Rodrigues
    Tendo em vista a necessidade de inovação dos métodos de ensino dos esportes coletivos utilizados atualmente nas escolas, este estudo de revisão integrativa tem como objetivo verificar os principais métodos de ensino investigados na atualidade para a iniciação esportiva nos jogos esportivos coletivos e analisar suas principais contribuições no contexto educativo. Como resultado desta pesquisa encontramos seis métodos diferentes de ensino, alguns mais utilizados que outros, como por exemplo o método analítico/ tecnicista, global/todo, situacional, sistêmica, Teaching Games for Understan (TGFU), Iniciação Esportiva Universal (IEU). Este trabalho teve como foco principal abordar esses métodos de ensino e a principal discussão presente é sobre qual ou quais dos métodos apresentados seria o mais adequado para se trabalhar o ensino dos JEC (Jogos Esportivos Coletivos) nas aulas de Educação Física nas escolas. Ao final da pesquisa concluímos que dos métodos citados, os que mais são utilizados nas escolas atualmente são o método analítico e o global, porém talvez eles não sejam os mais adequados nos dias de hoje, visto que temos descritas na literatura metodologias que possivelmente sejam mais adequadas para o processo de ensino-aprendizagem desses jogos. Quando pensamos nos métodos de ensino dos JEC que mais se adequam ao contexto escolar e aos documentos norteadores da educação, como a BNCC, temos um olhar especial para o método de Iniciação Esportiva Universal, que vai trazer uma abordagem muito mais próxima do que propõe o referido documento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A dança no âmbito escolar e seus benefícios: uma revisão bibliográfica
    (2023-11) MAIA, Joissy Mendes; DOMINGOS, Maria Gonzaga; EUFRAZIO, Luan Galdino; LUCIO, Debora Cristina Machado
    O presente artigo, apresenta a temática da dança e suas contribuições para o Desenvolvimento infanto-juvenil. Tem-se como principal objetivo incentivar os jovens, que frequentam os ambientes escolares, um contato mais próximo com a dança e sua importância para a movimentação e a prevenção do sedentarismo. Justifica-se a escolha do tema, uma vez que, a cada dia, muitos jovens vêm procurando uma atividade física que contribua com a melhoria de sua aptidão física e o reforço muscular, associado com algo prazeroso e que aprimore seus movimentos e dentre essas atividades a dança está em destaque. Acredita-se que a dança traz benefícios não somente ao corpo, mas também a mente e serve como fator motivador para outras atividades, para integração e compartilhamento de interesses. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica para alcance do objetivo proposto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Nível de conhecimento de formandos e formados em Educação Física de universidades do sul de Santa Catarina sobre a capoeira e a influência dela na formação acadêmica
    (2022-12-30) Muniz, Juão Fernando Prestes
    O presente estudo tem por finalidade principal entender como a modalidade da Capoeira vem sendo desenvolvida no currículo acadêmico durante a formação de professores nas universidades do sul do estado de Santa Catarina. Esta pesquisa foi realizada com a participação de 18 indivíduos formandos e formados em Educação Física de universidades do sul de Santa Catarina respondendo a um questionário contendo 10 questões objetivas, e busca demonstrar alguns pontos importantes em relação ao tema, como por exemplo, se há uma falta de conhecimento dos professores de educação física no que se refere a Capoeira, bem como analisar se existe uma devida preparação na formação para que se possa passar segurança para esses professores trabalharem com mais autonomia a Capoeira nas escolas, para então poderem variar as suas atividades e sair da linha tradicional de esportes coletivos com bola. Além disso, o estudo visa demonstrar a importância da Capoeira, tanto como um diferencial para formação em Educação Física, quanto para si mesmo enquanto cidadão brasileiro, através da história, cultura e arte, podendo assim, difundir esses conhecimentos em sala de aula. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Capoeira é citada como um componente do currículo escolar dentro da área de Linguagens, na disciplina de Educação Física sendo previsto como Unidade Temática “Lutas”. Vale ressaltar, que ela não é apenas uma luta, mas sim, uma manifestação artística corporal e musical, portanto, também podemos avalia-la na perspectiva da interdisciplinaridade, o que pode ser mais explorado em pesquisas seguintes, pois os assuntos que englobam a Capoeira percorre intrinsicamente por várias disciplinas dentro da escola e que, se trabalhado em conjunto, pode ser agregada no PPP escolar sendo trabalhada pelos professores em geral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Procedimentos e condutas dos profissionais de educação física quanto aos riscos em desenvolver o câncer de pele causado pelo excesso de exposição solar.
    (2022-12-06) Medeiros, João
    O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, o maior órgão do corpo humano. Profissionais de Educação Física atuantes na natação, hidroginástica, surf, vôlei de praia, futebol e ambiente escolar têm grande risco em desenvolver este carcinoma, principalmente pela excessiva exibição solar, tanto com uma exposição prolongada como a exposição intermitente. O objetivo geral deste estudo foi identificar os procedimentos e condutas dos professores de educação física em relação aos riscos em desenvolver o câncer de pele causado pelo excesso de exposição solar. O estudo consistiu em uma pesquisa de campo e de caráter exploratório. Os resultados foram apresentados de forma quantitativa a partir da coleta de dados através de um formulário da plataforma google forms. A pesquisa conteve 48 docentes entrevistados e foi efetuada em escolas estaduais, municipais e privadas da região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna). No entanto, uma pequena quantidade de participantes, foram indivíduos de cidades vizinhas. Foi constatado um elevado número de escolas sem coberturas nas quadras esportivas. Visto isso, os professores ministram uma quantidade elevada de aulas em ambiente totalmente exposto ao sol, consequentemente aumentando as chances em desenvolver alguma patologia na pele. Torna-se necessária uma atenção do poder público em relação às condições estruturais das quadras escolares nas instituições pesquisadas, pois diversos professores de educação física acabam atuando em condições insalubres.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Motivação na Aulas de Educação Física no Ensino Médio
    (2022) Pereira Domingos, Alex
    Introdução: a palavra motivar significa apresentar razões para executar ou não determinadas ações, dessa forma, entende-se que que a motivação é a responsável por os alunos ter uma melhor participação nas aulas de educação física e o professor tem um papel importante neste processo. Objetivo: identificar componentes referentes a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física do ensino médio. Método: estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a obtenção dos dados foi aplicada a pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte a base de dados Google Acadêmico e para análise de dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Resultados: A partir dos resultados apresentados e discutidos neste estudo, verifica-se que os objetivos foram alcançados. Uma vez que foi analisado os perfis motivacionais de alunos do ensino médio, constatou-se a satisfação, importância e utilidade que os alunos dão à disciplina de Educação Física, assim como, foi possível analisar a relação dos perfis com a variável sexo e com o número de horas de prática de esporte e atividade física no tempo livre. Conclusão: infere-se que o professor é o grande responsável por promover uma didática ativa e dinâmica, atraindo os alunos para a aula de educação física, que é essencial para a promoção da saúde e bons hábitos, guardando reflexos no futuro de cada aluno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ativiades Corporais Alternativas: o método Pilates na Educação Física Escolar do Ensino Médio
    (2022-06-30) Santos, Hayna
    O método Pilates é um repertório de exercícios que trabalha mente e corpo. Foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), seu método proporciona o ganho de força muscular, resistência, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, alinhamento e correção postural. Tendo em vista os benefícios do Pilates e a carência da participação de alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física, o objetivo principal foi identificar de quais formas o método Pilates poderia contribuir para a melhoria e evolução destes alunos, não somente nas aulas, como também no seu dia a dia. Através do método de uma revisão sistemática, foram selecionados 2 estudos na plataforma Google Acadêmico tendo como tema Método Pilates na Educação Física no Ensino Médio. Os resultados apontam que o método Pilates pode sim ter um papel bem significante no desenvolvimento postural do adolescente. Conclui-se que este método é eficaz aos alunos tanto no âmbito escolar, durante as aulas, como em outras atividades que exercem fora da escola, pois trabalha a concentração, melhora o desempenho nas atividades e contribui com a melhoria na qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação das práticas corporais nos ambientes naturais com o desenvolvimento integral dos educandos.
    (2022-06-29) Paycorich, Franciele
    Esta pesquisa iniciou com a questão problema, de quais são as contribuições das práticas corporais nos ambientes naturais para o desenvolvimento do educando? Assim, teve como objetivo identificar e descrever, essas contribuições e relatar como a educação física escolar proporciona o contato do aluno com esses ambientes. Este estudo é de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca como, scielo e periódicos capes, através das palavras chaves: educação física escolar e meio ambiente, desenvolvimento humano, práticas corporais na natureza. Constatou-se que o contato com o ambiente natural beneficia todas as dimensões do desenvolvimento humano e a educação física contribui nesta temática utilizando diversas práticas corporais, não somente as práticas corporais de aventura na natureza. Porém, a distância das escolas dos ambientes naturais influencia muito na utilização destes espaços.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação física no ensino remoto emergencial
    (2022-06-29) Silva, Iane Lessa da
    No início de 2020 tivemos uma mudança radical em todos os sentidos, pois tivemos o aparecimento do vírus SARS-CoV2, mais conhecido como Covid-19 Começou a contaminação em massa no Brasil em meados de março, tendo como medidas protetivas o uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social. Porém, quando a situação estava crítica e o lockdown foi anunciado, todos ficamos em casa por pelo menos 1 semana, dependendo da cidade e estado. Um dos primeiros lugares a fechar foram as escolas e iniciou-se o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para que nenhum dos discentes perdessem o ano. Pensando nisso, o objetivo geral desse estudo é: analisar como os alunos com TEA estão sendo incluídos no Ensino Remoto Emergencial. Sendo uma pesquisa de carater bibliográfico, onde foram encontrados poucos artigos com foco na Educação Física, porém analisamos de outras disciplinas, conseguindo assim desenvolver o estudo. Com isso a pesquisa conclui que o Ensino Remoto não é o mais adequado para esses alunos, pois houve um atraso no seu desenvolvimento e a inclusão desses alunos se tornou ainda mais difícil, no qual estava avançando no Ensino Presencial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento motor de crianças praticantes de futsal
    (2022) Mendes Damian, Caroline
    O desenvolvimento motor é entendido como a mudança contínua do comportamento motor ao longo da vida, sendo provocada pela interação entre a biologia do indivíduo, a especificidade da tarefa e o contexto do ambiente (Gallahue e Ozmun (2005) Considera-se a prática esportiva como sendo um importante meio para o desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas de crianças e adolescentes, além de promover qualidade de vida). A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar as produções bibliográficas que apresentam o desenvolvimento motor de crianças que praticam futsal. Portanto, pode-se concluir com o presente estudo que a prática da modalidade futsal, um esporte com variados estímulos motores, se bem estruturada tem relevância significativa para o desenvolvimento típico da coordenação motora, bem como para a promoção de saúde de crianças e adolescentes inseridos no contexto dessa prática esportiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência das aulas de educação física no desenvolvimento cognitivo e motor infantil
    (2022-06-22) Rodrigues, Amanda
    A educação física tem um papel importante no desenvolvimento de diferentes habilidades. O presente estudo tem como o objetivo verificar se as aulas de educação física contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos e dissertações disponíveis na internet sobre o tema escolhido, sendo este: influência das aulas de educação física no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. Com a finalização do estudo, verificou-se que a educação física ao trabalhar o corpo, contribui para estimulação dos processos cognitivos de aprendizagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da Yoga no ambiente escolar: Estudo de revisão bibliográfica
    (2022-06-09) Freitas, Marianna
    Resumo: Através de uma revisão bibliográfica narrativa, a presente pesquisa mostra a importância da yoga no ambiente escolar. Trata-se especificamente do Hatha Yoga, que usa de posturas, técnicas de respiração e meditação. A autora buscou artigos e trabalhos científicos que falam sobre o ensinamento da yoga para crianças nas ferramentas de busca e bases de dados científicas: Google Acadêmico, Scielo e nos repositórios digitais das faculdades UNISUL e UFRGS. Após a leitura na íntegra de 14 artigos pré-selecionados, foram escolhidos 3 artigos para análise. Conclui-se que ao ser ensinado o Hatha Yoga para as crianças, iremos contribuir para um mundo melhor, pois quando se pratica yoga e faz disso parte de sua rotina, o ser evolui de maneira geral, desde a parte física até psicológicas, trazendo uma grande ferramenta para viver de forma plena.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tempo e utilização de jogos eletrônicos por escolares do ensino fundamental
    (2021-12-01) LUCAS DUARTE FRANCISCO
    : Introdução: O jogo está na interação do indivíduo com imagens no televisor. O jogo eletrônico é aquele que usa a tecnologia de um computador. Desta forma sempre que se utilizar algum meio computadorizado para executar um jogo, este pode ser definido como jogo eletrônico. Objetivos: Verificar o tempo exposto em tela por crianças e adolescentes: verificar o tempo exposto a tela, quanto tempo é exposto exclusivamente em jogos eletrônicos: Identificar as plataformas usadas para os jogos eletrônicos. Resultado: No artigo A avaliou que os adolescentes nesse estudo, não têm dieta balanceada, e, no entanto, também não utilizam demasiadamente acessórios de tempo em tela. O que mais se sobrepôs foi uso do computador em dia de aula. Conclusão: Diferentes pesquisas sobre consumos culturais de crianças e jovens demonstram que os jogos consomem tempo considerável da rotina de muitas crianças na contemporaneidade. No entanto, a especificidade do tempo de consumo dos jogos digitais varia conforme a cultura e as condições de viver a infância, sobretudo em relação ao acesso e pertencimento à cultura digital.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica
    (2021-12-09) Pacheco, Rafaela Ribeiro
    A chegada do Coronavírus no Brasil afetou o país inteiro em diversos setores, inclusive nas escolas e universidades de ensino presencial. A grande maioria dos professores tiveram que repensar e adaptar sobre os seus métodos de ensino juntamente com as escolas, com isso os professores tiveram que se reinventar, ou seja, criar estratégias, metodologias e planejamentos para que seus alunos participassem de suas aulas. Por conta deste momento que infelizmente estamos vivendo de pandemia, foi feito uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos encontrados no site de periódicos do capes (site oficial do governo brasileiro de conteúdos científicos) sobre o ensino da educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19. A pesquisa abordou sobre as dificuldades que os professores de educação física encontraram durante suas aulas, e também sobre os planejamentos e atividades ministradas pelos professores de educação física durante o ano letivo, no qual o ensino foi de forma online. No artigo A foram realizadas atividades utilizando poucas ferramentas e pouco espaço por conta dos alunos, além disso também foram realizadas atividades em vídeos e imagens e videoaulas de até 10 minutos por semana. No artigo B foi relatado o desleixo dos alunos na realização das atividades propostas, foram realizadas várias atividades relacionadas sobre “o que é o esporte?” e também videoaulas, discussões e debates. Essa pesquisa foi realizada de forma que pudéssemos contribuir para a realização de novos artigos, e também é de suma importância lembrarmos que essas dificuldades que os professores encontraram durante a pandemia nas suas aulas servirão de experiências, pois essa pandemia nos deixou um grande aprendizado em nossa área.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de Maculelê nas escolas de educação básica
    (2021-11-30) Silva Higino, Agostinho Francisco
    O presente artigo traz como tema apresentar uma proposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de maculelê nas escolas de educação básica, tendo como o objetivo propor uma estrutura organizacional para o desenvolvimento de apresentações de Maculelê, à luz de um estudo coreográfico da composição cênica de espetáculos. O trabalho problematiza de que maneira a aplicação de uma estrutura de composição cênica para a criação de apresentações de Maculelê em trabalhos desenvolvidos com estudantes da Educação Básica pode servir como instrumento pedagógico para o ensino da capoeira. A metodologia utilizada para a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, é a bibliográfica. Conclui-se que com a introdução da estrutura do maculelê na prática da capoeira, como uma expressão dessa cultura e ampliação da capoeira para uma dança, torna-se possível estabelecer com os estudantes um sistema criativo e colaborativo, que não se resume a reprodução de sequência de golpes. Esse entendimento de que ensinar a copiar não é o mesmo que ensinar a pensar aplica-se ao estudo do movimento e de qualquer outra disciplina no ambiente escolar e também na vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Níveis de atividade física e níveis de exposição a comportamentos sedentários em estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina, no município de Tubarão - SC
    (2021-12-08) Santos, Anderson
    Resumo: A tecnologia desde o seu surgimento vem transformando o modo de vida da sociedade, mas o seu uso excessivo tem se tornado prejudicial a saúde das pessoas. Estudos apontam que indivíduos que frequentam as universidades se expõe a um maior período em frente a telas. Por conta disso, o objetivo geral desse estudo é, analisar os níveis de atividade física e os níveis de exposição a comportamentos sedentário em estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem de dados quantitativos e de corte transversal. Foi utilizado um questionário internacional de atividade física (IPAQ) na sua versão curta para avaliar os níveis de atividade física e os níveis de comportamento sedentário dos acadêmicos. Para a análise de dados, foi utilizado a classificação do nível de atividade física do IPAQ. Os indivíduos participantes da pesquisa são acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Os resultados encontrados foram satisfatórios sobre os níveis de atividade física, sendo a maior parte deles fisicamente ativos conforme a classificação do nível de atividade física do IPAQ.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do domínio dos professores de educação física em executar manobras de primeiros socorros nas escolas no município de Laguna-SC
    (2021-12-08) Netto, Vitória
    A todo momento estamos expostos a possíveis acidentes, e no âmbito escolar não é diferente. É necessário ter professores preparados e que tenham conhecimento sobre como se portar em situações de urgência e emergência, sendo leves ou graves. Com a finalidade de mostrar a importância de aprofundar o conhecimento sobre as manobras de primeiros socorros, esta pesquisa de campo tem como principal objetivo investigar o domínio dos professores de educação física ao socorrer de forma rápida e segura uma pessoa dentro do ambiente escolar. A amostra foi composta por 10 (dez) professores atuantes no município de Laguna, pessoas com idade entre 23 e 50 anos. O instrumento de pesquisa foi por meio de um questionário online disponibilizado através da plataforma do Google Forms, contendo perguntas objetivas que visam verificar o conhecimento sobre a temática de primeiros socorros. A metodologia foi de forma descritiva. Com a análise os dados coletados cerca de 85% dos profissionais da amostra estão teoricamente preparados para executar manobras de salvamento em uma emergência. Porém, mesmo que 90% dos profissionais estejam atuando na área da educação a mais de 5 anos, é preocupante que 80% dos profissionais ainda não buscaram atualizações sobre primeiros socorros após o fim da formação acadêmica
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação física no ensino médio: a importância da motivação para as aulas de educação física
    (2021-12-08) rosa, jean
    RESUMO: O presente estudo teve como objetivo principal analisar as relações existentes entre a motivação e a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio. O método de estudo no qual foi realizado no presente artigo é uma revisão bibliográfica, cuja pesquisa foi desenvolvida por meio de materiais já elaborados em artigos científicos, orienta-se por uma análise com enfoque qualitativo, cujos levantamentos validam o tema abordado. Foram pesquisados 12 artigos via google acadêmico, destes 6 foram selecionados através de uma leitura seletiva verificando a relevância dos achados e selecionando os artigos que mais interessavam ao tema. Os resultados apontam que a motivação apesar de não palpável é uma ferramenta de extrema importância para uma melhor fluidez das aulas, visto que, as amostras das pesquisas tinham um prazer maior em participar das aulas quando se sentiam motivados. Fatores sociais como o convívio entre colegas mostraram resultados relevantes na correlação entre motivação e participação, o professor como mediador também é uma peça-chave para esta engrenagem, com isso verificou-se a importância de um bom convívio entre aluno-aluno e professor-aluno e a importância de um bom planejamento elaborado pelo professor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para ministrar aulas práticas durante a pandemia do COVID-19: uma revisão bibliográfica
    (2021-12-09) De Souza, Jéssica Dandolini
    Com a situação atípica gerada pela pandemia do Covid-19, as aulas foram suspensas, fazendo com que os professores e alunos precisassem buscar novos métodos de ensino-aprendizagem. Os professores de Educação Física se viram diante de um novo desafio, ensinar a cultura corporal de movimento para crianças e adolescentes através do uso de tecnologias e, ainda, buscar mantê-las motivadas para realizar as atividades propostas. O presente estudo teve como objetivo principal identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores de Educação Física nas aulas práticas durante a pandemia do Covid-19. Através do método de revisão sistemática, foram verificados 2 estudos na plataforma SciELO e 10 na ferramenta de busca Google Acadêmico. Após aplicar os critérios de exclusão, 5 estudos foram selecionados para o presente estudo. Os resultados apresentaram que os professores enfrentaram diversas dificuldades como a dificuldade de adaptação para as aulas online e de dominar ferramentas tecnológicas, resistência dos alunos quanto a ligar a câmera e à participação nas aulas, dificuldade em obter devolução de atividades e de lidar com as reclamações das famílias quanto ao ensino. Porém, por ser um tema muito recente, faz-se necessário novos estudos para agregar informações a este.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os benefícios da prática do futsal para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica
    (2021-12-11) Luciano, Jardel Cardoso
    Resumo: O Futsal é uma modalidade esportiva que traz uma adaptação do futebol de campo para as quadras e apresenta duas versões a respeito de sua origem. Muitos acreditam que o Futsal começou a ser praticado por volta de 1940 na Associação Cristã de Moços em São Paulo. Outros afirmam que ele foi primeiro praticado pela Associação Cristã de Moços no Uruguai, conhecido na época por “Indoor-foot-ball”. Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas - voleibol, futsal, futebol, handebol, polo-aquático, basquetebol - entre outros e, desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações. Pelo fato do futsal, ser, fundamental para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, foi realizado uma revisão bibliográfica, onde estudos apontaram a importância de trabalhar essa modalidade no ambiente escolar. Esse trabalho foi um estudo de revisão e mostrou contribuições teóricas metodológicas sobre o esporte, mais especificamente, o futsal, como ele pode ser facilmente apresentado como conteúdo da cultura corporal nas aulas de Educação física e seus benefícios para o desenvolvimento motor da criança e adolescente.