Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional

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  • Monografia Acesso aberto
    A pré-incubadora como alternativa para o desenvolvimento de competências empreendedoras
    (2005) Penna, Carlos Cipriano Curvo Alvim; Montezuma, Heloisa Domingues; Góes, Iara Fontes de; Azevedo, Maria Eliane Franco Monteiro
    O presente trabalho é resultado de toda a trajetória realizada ao longo do Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. A atuação do grupo pretendeu identificar práticas pedagógicas que pudessem contribuir efetivamente com o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos da educação profissional do SENAI, elegendo a implantação de pré-incubadoras como uma estratégia eficiente para a formação de alunos empreendedores, com melhores condições de inserção no mercado de trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
    (2008) Rebelatto, Marielle Feilstrecker; Silva, Liziane Hubner da; Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
    A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpreta- ção e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemá- tica e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Ambiente de interatividade e processo avaliativo em prol do ensino/aprendizagem
    (2008) Rodrigues, Emilio Luiz Faria; Saraiva, Tennessee Lucena; Brito, Magda Cristina Oliveira
    Este trabalho apresenta três projetos que se integram para contextualizar a conclusão da prática pedagógica realizada na disciplina de Informática Básica do Curso de Auxiliar Administrativo do Centro de Formação Profissional – Prof. Alexandre Figueira Rodrigues do SENAI/RR. O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a ocorrência da aprendizagem colaborativa mediada em sala de aula por meio de um ambiente virtual de integração denominado “GRUPOS” cujo endereço é www.grupos.com.br. O projeto de intervenção objetiva-se em avançar na qualidade da metodologia da avaliação continuada, no que se refere a formação por competência. E ainda aperfeiçoar e modernizar as práticas pedagógicas dos docentes da mesma disciplina. O projeto de trabalho mostra os resultados da aplicação do projeto de intervenção e da socialização com os demais professores. Os resultados estão relacionados com o uso pedagógico do ambiente virtual de interatividade e com a qualidade do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel da capacitação frente às novas tecnologias
    (2008) Camargo, Errisson Martins de
    Este trabalho é o resultado dos estudos no curso de formação pedagógica para Formadores da Educação Profissional, curso este que propiciou uma visão prática dos conceitos da Pedagogia. Com este trabalho também foi possível conhecer mais a fundo a instituição SENAI em especial a unidade de Santo Antonio da Platina, identificar possíveis falhas e apresentar soluções. No Projeto de Intervenção é destacada a importância da Capacitação para os professores de formação técnica em áreas alheias a sua formação principal, mas que são importantes para que os professores tenham condições de atender as necessidades de seus alunos e também a necessidade dessa capacitação para os alunos que estão prestes a encarar o mercado de trabalho e precisam estar preparados para o que o mercado exige. E no Período de Vivência Prática foi dado maior ênfase ao conhecimento das Novas Tecnologias e como elas podem ser usadas como aliadas na tarefa de ensinar.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação: competência essencial do aprendizado das pessoas e das organizações
    (2008) Costa, Márcia Maria de Brito; Moraes, Rosane Ragazzi
    This paper deals with the importance of choices by teachers in methods and practices of the classroom that are compatible with the content being taught and how they are able to stimulate students' learning. Another item in this paper refers to the inclusion of behavioral issues as cross disciplines in regular courses of SENAI in Alagoas, because they lead to the development of attitudes, foundation for the development of professional skills. Allied skills, emphasizes is the importance of family, school and student for a relationship we want to achieve success with the achievement of expected results in order to get the investment in the quality of their relationship. In this context, there is also the essence of organizational learning, which necessarily includes the personal growth and self development in the search for employability.
  • Monografia Acesso aberto
    Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
    (2005) Campos, Eliane Lopes Noronha; Vieira, Margarida Meyre Lins
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.
  • Monografia Acesso aberto
    Adequação dos recursos e materiais didáticos utilizados no conteúdo de pneumática nos cursos da EEP Senai Nilo Peçanha para a metodologia didática de competências
    (2008) Silva, Gustavo Rodrigues da
    A necessidade de analisar os novos recursos didáticos, cada vez mais presentes no ensino e aprendizagem, associada aos desafios de uma educação por competência motivou o desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa envolve estudo de meios didático, a socialização da pesquisa com professores, a aplicação de alguns meios com um grupo de alunos e apresentam conclusões que demonstram quais meios didáticos favorecem a aprendizagem e uma maior autonomia dos alunos, o que é importante e sempre desejável em um grupo de estudantes, devido às mudanças da educação por competência. A experiência vivida principalmente nas aulas permitiu observar a motivação dos educandos na utilização dos meios didáticos, principalmente os que envolvem computadores. O computador tem papel importante na modificação da atitude dos professores, que na educação por competência não deve estar centrado no professor mais sim cada vez mais centrado no aluno, a Internet e o software de simulação de eletropneumática são os focos deste trabalho. As informações contidas neste trabalho poderão servir como base nas práticas pedagógicas. Cabe ressaltar a importância do professor na escolha do meio pedagógico para o ensino e aprendizagem.
  • Monografia Acesso aberto
    A tecnologia como recurso didático no desenvolvimento das competências-TCPII
    (2008) Souza, Anderson Azeredo
    Assim como a tecnologia, a educação tem passado por mudanças consideráveis na busca de uma melhor metodologia. Do ensino à aprendizagem, o que antes era um monólogo do educador hoje tem como proposta uma sala de aula caracterizada por uma dinâmica interação entre alunos onde o educador é o mediador do conhecimento. Com essa nova metodologia surge um público mais exigente e com ele novos desafios. Sabe-se que um dos grandes desafios dentro da sala de aula é o despertar e a manutenção do interesse dos alunos no assunto em pauta. A problemática que norteou a presente pesquisa esteve baseada na elaboração de material didático utilizando tecnologias diferenciadas para o conteúdo "Processoi de moldagem e vulcanização de borracha" ministrado em cursos de tecnologia da borracha e na verificação da eficácia deste na motivação e interesse dos alunos para o desenvolvimento das competências. A pesquisa foi conduzida através do levantamento de informações teóricas; de coleta de dados por observação (pesquisa qualitativa) durante as aulas ministradas e por pesquisa quantitativa. O uso desta tecnologia contribuiu para os resultados positivos rumo ao alcance das competências propostas, onde, a partir das constatações, foi realizado um projeto de trabalho que teve como objetivo a elaboração, junto aos instrutores da instituição, de materiais didáticos e planos de aulas que foram utilizados nos cursos de fundamentos de operação de cilindros; fundamentos de operação de prensas e analista de processos da indústria da borracha. Os resultados foram muito positivos, uma vez que foi observada a adequação dos materiais elaborados para o desenvolvimento das aulas.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
    (2005) Rech, Paulo
    O presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.