Pedagogia

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  • Monografia Acesso aberto
    A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental
    (2021) Pimentel, Ana Carla; Carmo, Danielle Adriane Gomes do; Lopes, Leticia de Matos; Dalfior, Michelle Nunes; Silva, Taynara Leticia Alves da
    Esta monografia teve como objetivo analisar como o Núcleo de Tecnologia Municipal de Betim executa seu projeto e qual sua contribuição para a rede escolar de Betim. Foram analisados os conceitos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, onde a palavra tecnologia não se refere somente aos aparelhos mais sofisticados que temos hoje, mas a todo objeto que desde os primórdios buscasse de alguma forma facilitar a vida e as atividades no cotidiano das pessoas. Evoluíram até chegar às Tecnologias da informação e comunicação e aos instrumentos digitais mais sofisticados. As TICs estão presentes também nas escolas e, refletindo sobre a importância do papel do professor, para utilização das ferramentas digitais, compreende-se a necessidade da capacitação docente inicial e continuada, para que as aulas se tornem cada vez mais atrativas e benéficas tanto para os alunos, quanto para professores no processo de ensino-aprendizagem. Verificando o histórico das políticas educacionais para o uso das TICs, compreendemos que elas são fundamentais para a implantação de projetos educacionais e de recursos digitais nas escolas de forma a contribuírem com a educação. Desde quando começou a se pensar no uso das TICs nas escolas, vários programas foram criados, como o Proinfo, o Educação Conectada e os Núcleos de Tecnologias Estaduais. A pesquisa de campo realizada neste trabalho analisou justamente a prática da utilização das TICs com aplicativos educacionais em escolas de Betim, através da ação do Núcleo de Tecnologia do município (NTM). A partir desta ação, vêm sendo utilizados aplicativos educacionais nas escolas através de jogos, plataformas e programas que se adequam a alunos de todos os anos do ensino fundamental. Esse projeto visa utilizar a informática com fins educativos, onde os alunos possam aprender a ler o computador, dominar a tecnologia com objetivos pedagógicos direcionados através do suporte do Núcleo em parceria com professores, gestores e toda rede escolar.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
    (2021) Rocha, Ana Luíza Gonçalves; Almeida, Fabiana Costa de; Santos, Marina Souza; Silva, Nayara Natielen Rodrigues da; Vieira, Talyta Lorene dos Santos
    Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação sexual no ambiente escolar
    (2021) Santos, Ana Laura Romano dos; Assis, Ana Luiza Rodrigues; Marra, Bárbara Paraguai; Oliveira, Maria Eduarda Pereira de
    Estudos científicos em que possuem como abordagem a sexualidade no ambiente escolar, destacam a importância das crianças terem contato com o assunto desde os anos iniciais do ensino fundamental, de forma responsável e adequada, minimizando assim ao máximo os perigos causados pela falta de informação. A postura do educador na escola referente a tal temática é de suma importância para a qualidade do processo educacional. O presente estudo realizado teve como objetivo analisar a percepção de professores a respeito de suas práticas de ensino e dos desafios na abordagem da sexualidade no ambiente escolar. Para a concretização desse objetivo, foi realizada a revisão bibliográfica fundamentada em artigos acadêmicos, contando com pesquisas e reflexões de autores sobre tal temática. Com o intuito de enriquecer e embasar o estudo, contamos com a aplicação de um questionário com 11 (onze) perguntas discursivas, a 10 (dez) docentes atuantes em diferentes áreas. Durante toda a pesquisa identificamos que os educadores em parceria com a família são fundamentais na formação sexual da criança, além de ter sido identificado que os desafios, tabus, e limitações que tal tema traz consigo, apontados em várias obras literárias, ainda existem nos tempos atuais. A pesquisa apontou pensamentos tradicionais e receios de como realizar a abordagem, por isso, julgamos necessário o investimento na capacitação e formação continuada para que o docente desenvolva em si, como proceder nesse processo educacional da criança de forma sábia e eficaz no ambiente escolar.
  • Monografia Acesso aberto
    Reflexões sobre as práticas de alfabetização
    (2021) Cardoso, Débora Helena; Guimarâes, Liandra de Souza; Parreiras, Mariana Fernanda Meira; Pereira, Carla Aparecida Miranda
    O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora
  • Monografia Acesso aberto
    Divórcio dos pais e os impactos na educação dos filhos
    (2021) Silva, Aline Daiane Rodrigues da; Silva, Fernanda Gangá Ferreira; Neto, Nataly Neves
    A presente monografia foi realizada com base numa pesquisa qualitativa, em que busca compreender os impactos causados no processo educacional dos filhos a vivência da situação de divórcio dos pais. Para isso foi utilizada a revisão bibliográfica, apresentada em três tópicos, que se destacam pelos conteúdos referentes aos objetivos específicos da pesquisa. O primeiro tópico aborda a origem e evolução histórica da construção da família, bem como as mudanças ocorridas com o passar do tempo. Já no segundo tópico, o estudo buscou descrever os impactos da separação e como a comunidade escolar lida com educandos que passam pelo divórcio dos pais no período educacional, citando a crise do vínculo afetivo, a mudança de rotina familiar e o desinteresse pela vida escolar devido a atual condição do relacionamento dos pais. No terceiro tópico, o estudo buscou entender como a comunidade escolar lida com os alunos. Por fim, foi realizada também uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário a professores e a jovens que passaram pelo processo de separação dos pais durante o período escolar. Com a pesquisa percebemos a importância do apoio da escola aos alunos e famílias que estão passando por esta crise para que seja minimizado o impacto emocional e de aprendizagem sobre os estudantes.
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem.
    (2021) Viana, Thais Lorraine; Almeida, Elizabeth Cristina Ramos da Silva; Ferreira, Paula Alves; Santos, Luísa Lisboa de Camargo
    O objetivo fundamental desta pesquisa foi compreender com maior profundidade as contribuições do sociointeracionismo para os processos de ensino-aprendizagem. Para isso, utilizamos uma pesquisa de caráter qualitativo baseada em revisão bibliográfica e em um estudo de caso sobre uma escola, situada em Belo Horizonte - MG. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram Barbosa (2013); Godoy (1995) e Oliveira (2012). A partir da revisão bibliográfica, pudemos concluir que o sociointeracionismo é uma corrente da psicologia do desenvolvimento e possui como principal referência o estudioso Lev Vygotsky. Essa abordagem de aprendizagem afirma que há uma interação e relação entre o sujeito e sua cultura. Relacionando então o sujeito com seu processo sócio-histórico. O estudo de caso contou com a análise do Projeto Pedagógico da escola e a aplicação de um questionário digital a um de seus professores. Ao analisar o documento conseguimos identificar que a escola de fato tem como uma de suas referências teóricas a perspectiva sociointeracionista, e tem muito a agregar no meio educacional abrindo novos parâmetros da educação. As respostas do professor ao questionário também evidenciaram vários elementos do sociointeracionismo presentes na prática pedagógica cotidiana da escola. O objetivo do sociointeracionismo vai muito além de um processo de aprendizagem; refere-se à formação de um sujeito que aprende a aprender, um ser capaz de conhecer sobre si e sobre o ambiente do qual é parte.
  • Monografia Acesso aberto
    Acessibilidade comunicacional dos surdos em esferas sociais
    (2021) Moura, Mariana do Nascimento; Silva, Marly de Amorim; Mercês, Nayara Lorraine Oliveira das; Leal, Selena Aparecida Diniz
    Este trabalho teve como objetivo apresentar a temática da acessibilidade comunicacional das pessoas surdas, seus desdobramentos em meio às leis voltadas a ela, às associações de surdos, os espaços onde a acessibilidade ou a falta dela mais se destaca, e a relação surdo/ouvinte no contexto social coletivo. A acessibilidade comunicacional das pessoas surdas brasileiras nos respectivos espaços sociais é um assunto desenvolvido e discutido por autores, que apontam que ainda hoje, mesmo com os aspectos legais que garante os direitos dos surdos os espaços sociais ainda não estão preparados para receber esse público, e até mesmo com as leis criadas a partir da Constituição Brasileira, que asseguram garantias à despeito dos direitos dos surdos, estes ainda enfrentam uma realidade de exclusão. As associações se apresentam como um importante lugar de convivência para os surdos, porém sozinhas não são capazes de contemplar toda demanda de acessibilidade comunicacional. Por meio da pesquisa de campo, realizada de forma remota foi possível analisar que mesmo com o apoio das associações ainda hoje, o maior obstáculo enfrentado pelos surdos é a comunicação, tais questionamentos foram verificados por meio de um questionário realizado pela plataforma no google forms, direcionado aos participantes de algumas associações de Betim, Contagem e Sete Lagoas.