Acompanhamento terapêutico e o modelo DIR/Floortime na adaptação e inclusão escolar de uma criança com TEA: estudo de caso
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-02
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vargas, Daiane Cristina de
Orientador
Scherer, Alessandra D`Avilla
Coorientador
Resumo
Compreendendo que o caminho pelo processo de inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente escolar é cheio de lacunas e desafios, necessitando assim, de um olhar transdisciplinar que permeia a instituição, a família, o meio social e as condições individuais de cada criança. O Acompanhamento Terapêutico (AT) especializado, vem ao encontro a uma prática ética-política de escuta e vínculo que versa sobre a ideia de clínica ampliada e como aporte nesse processo. Partindo dessa premissa, este estudo teve como fundamento o modelo DIR/Floortime de intervenção, uma abordagem abrangente de estudos pautados em aspectos do desenvolvimento, da aprendizagem, emocionais, regulatórios, motores e sensoriais, que compreende o indivíduo como unidade integrada e não unitária. Propôs-se uma pesquisa de natureza qualitativa em seus fundamentos, sendo exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. No que se refere ao delineamento, optou-se pelos procedimentos técnicos, estudo de caso e análise documental. Neste sentido, a partir de um estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como o AT com intervenções de modelo DIR-Floortime de base desenvolvimentista pode auxiliar na adaptação e inclusão escolar de crianças com TEA. Para responder a este objetivo foi feito a coleta de dados de materiais produzidos durante um processo de AT e análise de conteúdo que respondessem melhor e diretamente aos objetivos. Os materiais que integram o corpus de análise do estudo consistem em vídeos gravados no contexto escolar, avaliação e discussões do caso em supervisão entre a Psicóloga e a AT, e também as trocas realizadas com os pais da criança e a professora. Ao fim desse processo, foi selecionado para discussão e interpretação dos resultados, o relato de avaliação da Psicóloga sobre o perfil individual da criança e os vídeos dos episódios escolares. Foram analisados 76 vídeos. Desses, houve a escolha intencional de 7 que responderam de forma direta e satisfatória aos objetivos do presente estudo. Os resultados desse estudo evidenciaram a importância do AT especializado na mediação escolar da criança com TEA, visto que, foi possível compreender as estratégias usadas conforme o modelo DIR-Floortime e a eficácia diante os fatores intervenientes no processo de inclusão e adaptação no ambiente escolar, sendo perceptível a importância dessas estratégias para um suporte integral da criança.
Palavras-chave
Autismo, Infância, Intervenção precoce, DIR/Floortime, Inclusão, Psicologia, Acompanhamento terapêutico, Estudo de caso