Avaliação do processo e dos resultados da implementação de um sistema de gestão para hospitais universitários federais (AGHU): uma perspectiva de gestores e usuários

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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Luz, Ricardo
Orientador
Mussi, Clarissa Carneiro
Coorientador
Resumo
Sistemas informatizados de gestão hospitalar têm sido implementados com frequência crescente para aumentar a eficiência e eficácia das instituições hospitalares e maximizar a qualidade da assistência ao paciente. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação em ampla escala. O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo e os resultados da implementação nacional do Sistema para Gestão dos Hospitais Universitários Federais (AGHU), na perspectiva de gestores hospitalares e usuários do sistema. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa-quantitativa. Participaram da investigação 16 hospitais universitários. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 gestores de dois hospitais, 2 grupos de foco com usuários do sistema e um levantamento com um total de 462 respondentes nos 16 hospitais participantes. Análise qualitativa dedutiva e indutiva, bem como distribuição de frequência e teste de hipóteses foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados remetem a um conjunto de aspectos intervenientes, que atuaram como facilitadores e/ou barreiras ao processo de implementação, nas dimensões de análise macro, meso e micro. Na dimensão macro, foram identificadas nove categorias principais de aspectos que afetaram a implementação do sistema: : políticas públicas de saúde e e-saúde, tipologia do programa, apoio e comprometimento governamental, cenário político nacional, estrutura de governança do programa, projeto do sistema e plano de implementação, financiamentos, relacionamentos entre stakeholders e avaliação de desempenho do programa Na dimensão meso, aspectos intervenientes relacionaram-se a seis categorias principais: cultura organizacional, estrutura organizacional, gerenciamento de projetos, gestão da mudança, recursos e capacidades de TI, suporte e comprometimento organizacional. Na dimensão micro, os aspectos intervenientes remeteram a duas categorias: atitudes, preocupações e experiências individuais, e atributos da tecnologia.. A análise quantitativa permitiu evidenciar equivalência de percepções entre gestores e usuários quanto a maioria dos aspectos intervenientes investigados, denotando alinhamento entre as percepções de ambos os grupos. Contudo, no interior de cada grupo encontraram-se resultados distribuídos entre as posições dos respondentes, assim como repostas apresentando percentuais equilibrados entre concordância e discordância. Este fato reforça a diversidade do contexto político, cultural e estrutural de cada instituição hospitalar e da falta de homogeneidade em relação às ações de introdução do AGHU nos diferentes hospitais universitários. Foram percebidos resultados majoritariamente positivos com a adoção do AGHU vinculados a oito categorias emergentes: práticas e processos de trabalho, planejamento e tomada de decisão; transparência da gestão e prestação de contas; otimização do uso dos recursos; produtividade dos profissionais de saúde; segurança da informação do paciente; segurança e qualidade do atendimento; e transparência da prática assistencial. As diferentes interrelações entre os aspectos intervenientes ao processo de implementação do AGHU nas dimensões macro, meso e micro, amplificadas pelas especificidades regionais e locais e pelos contextos do ambiente onde se inserem os hospitais, requer atenção dos implementadores do programa governamental de forma a maximizar suas potencialidades.

Palavras-chave
Gestão hospitalar, Sistema de informação em saúde, Tecnologia da informação em saúde, Sistema de informação hospitalar, Programa governamental, Hospital universitário
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