Efeitos da experiência de eventos sobre a marca no contexto de uma instituição pública de ensino

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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Boing, Isabella Ramos
Orientador
Casagrande, Jacir Leonir
Coorientador
Resumo
In the face of increasingly competitive markets, organizations seek to rethink their marketing practices and adopt new strategies to reach their target audience. As consumers are less receptive to traditional advertising, marketing managers have started to invest more in customer experiences. As a communication strategy, event marketing has become increasingly prevalent and can create extraordinary experiences for customers through these experiences, associating positive feelings to the brand. Thus, the objective of this research was to evaluate the effects of the experience of the scientific event on the brand of the promoting educational institution. To achieve the objective of this study, a self-administered questionnaire applied to students participating in the scientific event SEPEI, promoted by the Federal Institute of Santa Catarina, was used as a data collection instrument, resulting in a sample of 282 respondents. Data treatments were carried out through descriptive analysis to characterize the sample and verify the distribution of data for each research construct, using frequency analysis. Subsequently, Cronbach's Alpha, Composite Reliability and Average Variance Extracted tests were performed. Finally, Structural Equation Modeling was performed using the SPSS software with the AMOS extension, to verify the relationship between the model's constructs and analysis of the research hypotheses, which were supported. The results showed that the experience of the scientific event has an influence on brand experience, brand personality, brand reputation and brand loyalty of the promoting institution. It is concluded, then, that the experience of the scientific event has a positive effect on the brand of the promoting institution. This result demonstrates the relevance of new studies on the link between these constructs for the marketing area and, managerially, the importance of collecting information to support the communication and marketing strategies of educational institutions.
Como estratégia de comunicação, o marketing de eventos tem se tornado cada vez mais predominante e pode criar experiências extraordinárias aos clientes, associando sensações positivas à marca que as promove. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar os efeitos da experiência de um evento científico sobre a marca da instituição de ensino promotora. Para o cumprimento do objetivo deste estudo, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário auto administrado aplicado aos estudantes participantes do evento Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI), promovido por uma instituição pública de ensino, resultando em uma amostra de 282 respondentes. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise descritiva estatística para a caracterização da amostra e verificação da distribuição dos dados para cada constructo da pesquisa, utilizando a análise de frequência. Posteriormente foram realizados os testes de Alfa de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software SPSS com a extensão AMOS, com intuito de verificar a relação entre os constructos do modelo e a análise das hipóteses de pesquisa, as quais foram suportadas. Os resultados apontaram que a experiência do evento científico tem influência sobre a experiência da marca, a personalidade da marca, a reputação da marca e a lealdade à marca da instituição promotora. Conclui-se, então que a experiência do evento científico possui efeito positivo sobre a marca da instituição promotora. Esse resultado demonstra a relevância de novos estudos sobre o vínculo existente entre estes constructos para a área de marketing e, gerencialmente, a importância da coleta de informações que embasem as estratégias de comunicação e marketing das instituições de ensino.

Palavras-chave
Marketing de eventos, Experiência de evento, Experiência da marca, Personalidade da marca, Reputação da marca, Lealdade à marca
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