A integração da sustentabilidade nas dimensões do sistema universitário: um estudo no Instituto Federal de Santa Catarina

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Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Josiane Lima

Orientador

Soares, Thiago Coelho

Coorientador

Resumo

University sustainability management in Higher Education Institutions (HEIs) is a line of research that has been receiving attention in research. To be sustainable, HEI needs to act, in an integrated and strategic way, in the strategic dimensions that make up the university system, consisting of: teaching, research, extension, campus operations, assessment and reporting, institutional guidelines and life experience in the campus. Considering the importance of integrating sustainability into the dimensions of higher education, this research aimed to analyze how sustainability is integrated into the dimensions of the IFSC university system. Methodologically, the research has a qualitative approach to the problem, the strategy is defined as a case study. The results showed that the analyzed institution is aware of and intends to work on sustainability in all dimensions of its university system, but this process only occurred formally. It is necessary for the IFSC to prosper within the scope of sustainability actions in order to avoid going in circles and without institutional advancement. There are notes of a lack of commitment from top management, an absence of a consistent way of assessing, reporting institutional performance in terms and choosing a non-participatory approach in the implementation of the management program, contrary to the guidelines in the literature regarding the factors that can collaborate and continue actions. Although there are contributions from IFSC to sustainable development, it is necessary to reformulate the guidelines of the Evaluation and reporting dimension, aligning it with the sustainability program as a whole and not just the Sustainable Logistics Plan. The non-alignment between the implemented methodology and the assessment tools, may be a reason why sustainability management has not been institutionalized. The intention of the present study was to collaborate to minimize barriers and multiply the positive results in order to make IFSC a sustainable HEI, since HEIs have a fundamental role in the process of transforming a more sustainable society and there is no universal model to integrate management sustainability in all dimensions of the university system.
A gestão universitária da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IESs) é uma linha de investigação que vem recebendo atenção nas pesquisas. Para ser sustentável, a IES precisa atuar de forma integrada e estratégica nas dimensões que compõem o sistema universitário, constituído por: ensino, pesquisa, extensão, operações do campus, avaliação e elaboração de relatórios, diretrizes institucionais e experiência de vida no campus. Considerando a importância da integração da sustentabilidade nas dimensões do ensino, essa pesquisa teve o propósito de analisar como a sustentabilidade está integrada nas dimensões do sistema universitário do IFSC. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem do problema qualitativa, estratégia de estudo de caso. Os resultados demonstraram que a instituição analisada tem consciência e intenção de trabalhar a sustentabilidade em todas as dimensões do seu sistema universitário, mas esse processo ocorreu apenas formalmente. É necessário que o IFSC prospere no âmbito das ações de sustentabilidade a fim de evitar que se caminhe em círculos e sem avanço institucional. Há apontamentos para uma ausência de compromisso da alta direção, ausência de uma forma consistente de avaliar, reportar o desempenho institucional e escolha de uma abordagem não participativa na implementação do programa de gestão, contrariando as orientações da literatura quanto aos fatores que podem colaborar e dar continuidade nas ações. Embora haja contribuições do IFSC para o desenvolvimento sustentável, é preciso reformular as diretrizes da dimensão Avaliação e elaboração de relatórios, alinhando-a ao programa de sustentabilidade como um todo e não apenas ao Plano de Logística Sustentável. O não alinhamento entre a metodologia implantada e as ferramentas de avaliações, pode ser um motivo pelo qual a gestão da sustentabilidade não foi institucionalizada. A intenção do presente estudo foi colaborar para minimizar as barreiras e multiplicar os resultados positivos a fim de tornar o IFSC uma IES sustentável, pois as IES têm um papel fundamental no processo de transformação de uma sociedade mais sustentável e não existe um modelo universal para integrar gestão da sustentabilidade em todas as dimensões do sistema universitário.

Palavras-chave

Sustentabilidade, IES sustentável, Dimensões do sistema universitário, IFSC, Gestão universitária

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