Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos

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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Borges, Glauco José Ribeiro
Orientador
Casagrande, Jacir Leonir
Coorientador
Resumo
This study analyzes the factors related to teaching services, the physical environment, support and administration services and the institutional image, which are determinants of the quality of the relationship between an educational institution and its graduates. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional survey, whose primary data were collected through a self-administered questionnaire with the graduates of the 196 technical courses at an Educational Institution in Santa Catarina. Once the data was collected, a statistical validation of the scales was performed, using Confirmatory Factor Analysis. The analysis also involved the use of descriptive statistics techniques and, subsequently, a Structural Equation Model was adjusted to assess the research hypotheses, identifying which factors are determinants of the quality of the relationship. As a result, the survey revealed that alumni have a significantly positive perception of the relationship quality with their alma mater, and the quality of teaching services, the quality of the physical environment and the institutional image, play a determining, positive and direct role on the quality of this relationship, while the quality of the physical environment didn’t show evidence of influence on this dimension.
Este estudo analisa os fatores relacionados a serviços de ensino, ao ambiente físico, aos serviços de suporte e administração e à imagem institucional que são determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição de ensino e seus egressos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, na forma de levantamento de campo (survey), de corte transversal, cujos dados primários foram coletados por meio de questionário autoadministrado junto aos egressos dos 196 cursos técnicos presenciais de uma Instituição Ensino de Santa Catarina. Uma vez coletados os dados, procedeu-se a validação estatística das escalas, utilizando-se análise fatorial confirmatória. A análise envolveu, também, o uso de técnicas de estatística descritiva e, posteriormente, foi ajustado um modelo de equações estruturais para avaliar as hipóteses da pesquisa, identificando quais fatores são determinantes da qualidade do relacionamento. Como resultado, a pesquisa revelou que os egressos apresentam uma percepção significativamente positiva a respeito da qualidade do seu relacionamento com a sua instituição de origem, e que a qualidade dos serviços de ensino, a qualidade do ambiente físico e a imagem institucional exercem um papel determinante, positivo e direto sobre a qualidade desse relacionamento, ao passo que a qualidade do ambiente físico não apresentou evidências de influência sobre esta dimensão.

Palavras-chave
Marketing de relacionamento, Qualidade do relacionamento, Fatores determinantes, Instituição de ensino, Egressos
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