O problema do conhecimento: um estudo sobre o planejamento centralizado
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Data
2022-12-16
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Lobo, Arthur Rondinelli
Orientador
Santos, Wagner Fernandes dos
Coorientador
Resumo
O método austríaco começa nas implicações formais da ação humana, e acerca destas vão sendo deduzidas consequências lógicas a partir das quais as leis econômicas são estabelecidas. A Escola Austríaca, em suma, não pretende aplicar politicamente um dado modelo de economia como pretende muitas escolas, mas se limita à defesa de um esquema lógico conforme teoremas extraídos do conceito puro de ação humana. Isso posto, o trabalho busca, como objetivo geral, entender o problema do conhecimento e os seus efeitos na tomada de decisão dentro de um planejamento centralizado e como objetivos específicos verificar o problema do conhecimento dentro do plano individual, correlacionar os problemas de conhecimento tanto no planejamento individual como no planejamento centralizado e descrever o impacto do problema do conhecimento dentro dos mercados, partindo de argumentos majoritariamente feitos por pensadores da Escola Austríaca de economia. Adotou-se neste trabalho o método de pesquisa qualitativa. De classificação, quanto aos fins, descritiva e quanto aos meios, essa pesquisa se classifica como bibliográfica.
Palavras-chave
Escola Austríaca, Problema do conhecimento, Planejamento centralizado