Santa Catarina nos versos e na sanfona

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Data
2014
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Spindola, Elaine Miguél
Orientador
Sá, Jussara Bittencourt de
Coorientador
Resumo
Esta dissertação desenvolve um estudo sobre canções do artista catarinense Pedro Raymundo, visando a compreendê-las enquanto canções nativistas e promovedoras de possíveis diálogos com outros textos e contextos. Parte-se do pressuposto de que o artista, além do lirismo, atribui relevância aos elementos da cultura sulista, em especial da nativista, na criação de suas composições. Tenciona-se definir Pedro Raymundo como um trovador nativista de seu tempo. Neste sentido, busca-se evidenciar, em suas composições, o homem e o espaço sulista, entendidos como identitários da cultura do sul do Brasil, e suas possíveis relações com o tempo a que pertencem. Contudo, compreende-se que a arte de Pedro Raymundo alcança diálogos que transcendem o cenário sulista e promovem algumas inquietações do ponto de vista sociocultural, e por essa razão algumas considerações e discussões desse cunho são pertinentes. Foram eleitas seis obras para a análise: Adeus Mariana, Gaúcho Alegre, Não Chores Morena, Saudade de Laguna, Luar catarinense e Sanfoninha, velha amiga. Optou-se pela análise literária pautada nos pressupostos da micro e macroanálise, que significa partir das minúcias do texto para atingir a sua totalidade. Ressalta-se que não se enseja analisar a canção apenas do ponto de vista linguístico, poético ou melódico, mas enquanto promovedora de diálogos. Entende-se que a música pode sinalizar relevantes elementos para os estudos sobre a linguagem, a cultura e o imaginário dos contextos e dos tempos. Destaca-se a relevância desta pesquisa, dentre outros aspectos, por sua proposta de investigação da representação de imaginários e contextos histórico-sociais humanos, possibilitando reflexões sobre a linguagem artística enquanto representação da vida.
This dissertation develops a study about songs of Santa Catarina's artist Pedro Raymundo, aiming to understand them while nativist songs and articulator of possible dialogues with other texts and contexts. It is departed of the presupposition that the artist, beyond de lyricism, assigns relevance to the southern culture elements, in particular the nativist culture, in creating his compositions. It is intended to define Pedro Raymundo as a nativist minstrel of his time. Thus, it is highlighted in his compositions the southern man and place, understood as identities of the Brazilian southern culture, and their possible relations with the time that they belongs. However, it is understood that the art of Pedro Raymundo reaches dialogues that transcend the southern setting and promote some concerns the sociocultural point of view; therefore, some considerations and discussions of this nature are relevant. It was elected six songs to the analysis: Adeus Mariana, Gaúcho Alegre, Não Chores Morena, Saudade de Laguna, Luar Catarinense and Sanfoninha, velha amiga. It is chosen for the literary analysis, basing upon the micro and macro analysis presuppositions, that means to depart of the text details to achieve its fullness. It is noteworthy that it entails examining not only the songs of the linguistic, poetic or melodic points of view, but as a promoting of dialogues. It is understood that music can signal important elements for the study about the culture and the imaginary of the contexts and times. This research is relevant, among other things, because its research proposal represents human social-historical imaginaries and contexts, enabling reflections about the artistic language as a representation of life.

Palavras-chave
Raimundo, Pedro, 1964-, Linguagem e cultura, Cultura, Música popular - Brasil
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