Discurso materno: articulações entre o gozo e autoria
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Goulart, Leidiane Nunes Mateus
Orientador
Maliska, Maurício Eugênio
Coorientador
Resumo
This dissertation had as objective to analyse the maternal speech present on the book "Mãe me ensina a conversar: vencendo o autismo com amor", of Dalva Tabachi, relating it to authorship and Jouissance concepts. Fragments of the book were used for this purpose, then, based on the mother's speech, be able to operate the gestures of analisys. The analisys were based on the Michel Foucault's discursive theories and the French Speech Analysis, as well as, the psychoanalisys of Freud and Lacan. On the research, it is possible to identify marks that make part of a Maternal Discourse before the possibility of diagnosis of an autistic son. From these marks, a mother was identified who writes a book while authorizing herself, even if in a precariously way, in the maternal function. A mother who, based on the book's discourse, poses as a "super mother", at the same time that does not give enough conditions for the subject to be able to be constituted.
Este trabalho dissertativo teve como objetivo analisar o discurso materno presente na escrita do livro “Mãe me ensina a consversar: vencendo o autismo com amor”, da autora Dalva Tabachi, relacionando-o com o conceito de gozo. Para isso foram retirados fragmentos de trechos do livro, de modo que, a partir das marcas das falas da mãe, pudéssemos operar os gestos de análise. A análise realizada se deu a partir das teorias de Michel Foucault e de Michel Pêucheux- Análise de Discurso de linha francesa, assim como da teoria psicanalítica, de Freud e Lacan. No decorrer da pesquisa, foi possível identificar marcas que constituem um Discurso Materno diante da possibilidade de diagnóstico de um filho autista. A partir dessas marcas, identificamos uma mãe que escreve um livro ao mesmo tempo em que se autoriza, mesmo que precariamente, para a função materna. Uma mãe que no discurso contido no livro, se coloca como uma “super mãe”, ao mesmo tempo que não dá condições suficientes para que o sujeito possa se constituir.
Este trabalho dissertativo teve como objetivo analisar o discurso materno presente na escrita do livro “Mãe me ensina a consversar: vencendo o autismo com amor”, da autora Dalva Tabachi, relacionando-o com o conceito de gozo. Para isso foram retirados fragmentos de trechos do livro, de modo que, a partir das marcas das falas da mãe, pudéssemos operar os gestos de análise. A análise realizada se deu a partir das teorias de Michel Foucault e de Michel Pêucheux- Análise de Discurso de linha francesa, assim como da teoria psicanalítica, de Freud e Lacan. No decorrer da pesquisa, foi possível identificar marcas que constituem um Discurso Materno diante da possibilidade de diagnóstico de um filho autista. A partir dessas marcas, identificamos uma mãe que escreve um livro ao mesmo tempo em que se autoriza, mesmo que precariamente, para a função materna. Uma mãe que no discurso contido no livro, se coloca como uma “super mãe”, ao mesmo tempo que não dá condições suficientes para que o sujeito possa se constituir.
Palavras-chave
Discurso materno, Gozo, Autoria