Stalker, de Andrei Tarkovski, e a mise-en-scène como forma de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Cacciari, José Ricardo da Rocha
Orientador
Cernicchiaro, Ana Carolina
Coorientador
Resumo
The present research aims to think about the film Stalker, by the Russian director Andrei Tarkovski, from the concept of experience of the philosopher Walter Benjamin. The study was based on the analysis of the film's mise-en-scène, in order to think of it as a power to break the automatism and to perceive the images as a way of "feeling" life - a concept present in the reflection text of Viktor Chklovsky Art as procedure
A presente pesquisa tem como objetivo pensar o filme Stalker, do diretor russo Andrei Tarkovski, a partir do conceito de experiência do filósofo Walter Benjamin. O estudo se pautou pela análise da mise-en-scène do filme, de forma a pensá-la como potência de quebra do automatismo e de percepção das imagens como forma de “sentir” a vida - conceito presente no texto de reflexão de Viktor Chklovski A arte como procedimento.

Palavras-chave
Andrei Tarkovski, Walter Benjamin, Stalker, Viktor Chklovski, Mise-en-scène, Experiência, Automatismo
Citação