Batman, o cavaleiro das trevas - a HQ, o desenho animado e o filme: transfiguração

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Elias, Ricardo Ribeiro
Orientador
Siebert, Silvânia
Coorientador
Resumo
The research undertakes an analysis of the discursive transfiguration¿s process on the Comic Book, Animated Cartoon, and Movie of the work Batman, The Dark Knight Returns, originally created by Frank Miller. The referred analysis objectified to observe how the work¿s conditions of production ¿ respectively, comic book and its reinterpretations ¿ determined the identity constitution in the Batman and the Joker. In broad terms, the research conciliated a relation between the Discourse Analysis and the Literature. So, intending to reach the objectives, theories about translation and adaptation were mobilized, basing the discussions involving the materialities; theories whose relation applies to the discursive transfiguration, this notion which substantiated the analysis device. In this work, the discourse¿s conditions of production allowed to expatiate upon the creation, and the identities, of the analyzed characters, as well as the mobilization of questions with relation to discursive and cultural identities. We utilized the discursive macrostructure to analyze the materialities, as a form of bringing them forward. In addition, the analysis focused in comprehending the identities through an analytical reading of the image in itself, bringing this referred focus to the non-verbal¿s inherent aspects ¿ the text-image. We understood that identities, both in Batman and Joker, experience changes. Observing the characters¿ behavior thoroughly, considering the verbal and non-verbal excerpts, we found out discursive marks that indicate particularities of postmodern identities. We also understood that the characters experience changes, in their transfigurations, from the reinterpretation of directors and scriptwriters situated into new conditions of production. Other perceptible substantiation is the unsettled issue of the authorship related to the characters, primarily concerning the Batman.
Esta pesquisa empreendeu uma análise do processo de transfiguração discursiva da HQ, Desenho Animado, e Filme da obra Batman, O Cavaleiro das Trevas, originalmente criada por Frank Miller. A análise tratou de observar como as condições de produção da obra ¿ a HQ e suas releituras ¿ determinaram a constituição das identidades das personagens Batman e Coringa. Em termos gerais, a pesquisa conciliou uma relação entre a Análise do Discurso e a Literatura. Assim, para alcançar os objetivos propostos, foram mobilizadas teorias sobre tradução e adaptação que embasaram discussões relacionadas às materialidades, teorias que estão intimamente ligadas à transfiguração discursiva, noção esta que fundamentou o dispositivo de análise. O conceito de condições de produção do discurso, nesta pesquisa, permitiu discorrer a respeito da criação e personalidades das personagens, bem como a mobilização de questões relativas às identidades discursiva e cultural. Como método de apresentação das materialidades, nos concentramos em analisar suas macroestruturas. A análise se concentrou em compreender as identidades a partir da leitura de imagens, cujo foco é dar atenção aos aspectos pertencentes ao não verbal, aos textos de imagem. Entendemos que as identidades de ambas as personagens sofrem alterações. Ao observar minuciosamente o comportamento das personagens, considerando os recortes verbais e não verbais, encontramos marcas discursivas que indiciam particularidades identitárias pós-modernas. Também entendemos que as personagens sofrem mudanças, em suas transfigurações, a partir da releitura de diretores e roteiristas situados em novas condições de produção. Outra constatação perceptível é a questão problemática de autoria em relação às personagens, principalmente na criação de Batman.

Palavras-chave
Batman, O Cavaleiro das Trevas, Transfiguração Discursiva, Condições de Produção
Citação