O lugar místico da intimidade no imaginário contemporâneo

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Data
2015
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
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Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Luz, Edla Maria Silveira
Orientador
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa procura analisar o parto filmado como espetáculo, que põe em cena o imaginário e todas as implicações voltada para uma perspectiva cultural. Busca resgatar o registro do nascimento embutido em questões que envolvem valores e discursos próprios que fazem da vida uma imagem. Para tanto, dedicou-se primeiramente a traçar um histórico do nascimento e do parto de forma a que estes possam ser compreendidos através de uma análise temporal e teórica com registros próprios e uma condução textual que permita ao leitor a compreensão adequada que se apoia em um contexto social, cultural e simbólico. Essa investigação é baseada nos conhecimentos e conceitos delineados por Durand, Jung, Maffesoli, Debord, Sibilia e Silva, entre outros autores, que permitem a amplitude teórica e científica do entendimento da ideia do parto filmado como espetáculo permeado pelo imaginário social e as imagens que o compõem. No decorrer do texto, são lançadas inúmeras reflexões que discutem a imagem, os símbolos, os arquétipos, a espetacularização através dos regimes de visibilidade, especialmente o misticismo da intimidade prevista no Regime Noturno da Imagem (DURAND, 2002), que compõem a linha teórico-metodológica da discussão proposta. Para contextualizar a problemática, foram ouvidos profissionais da saúde, especialmente da área de obstetrícia de dois hospitais de Tubarão-SC, sobre a prática da filmagem dos partos. Os resultados desse trabalho alcançam o objetivo principal de propor a reflexão baseada na compreensão de que o registro do nascimento tem no parto filmado uma potência envolvida por um arquétipo materno que faz "romper a vida" através do espetáculo e da exposição e permite produzir sentido pelas imagens representadas no imaginário coletivo. O parto filmado, que se torna espetáculo, revela-se como cenas da socialidade contemporânea e apresenta, representa e (re)significa o imaginário através da vida.
This research seeks to analyze the filmed birth as a spectacle, which brings into play the imagination and all the implications facing a cultural perspective. Seeks to rescue the registration of birth built on issues involving values, own speeches that make life a picture. Therefore, it was listed a history about birth and labor, and that it can be understood through a temporal and theoretical analysis with own records and a textual conduction which allows the player to the proper understanding that relies on a social, cultural and symbolic context. This is an investigation based on knowledge and concepts outlined by Durand, Jung, Maffesoli, Debord, Sibilia e Silva, that allow the theoretical and scientific breadth of understanding of the filmed birth idea as spectacle permeated by social imagination and images that compose it. Duringthetext, are launched numerous reflections discussing the image, symbols, archetypes, the spectacle through the regimes of visibility, especially the mysticism of intimacy expected in Regime Noturno da Imagem (DURAND, 2002), which make up a methodological theoretical online discussion proposal. To contextualize the issues health professionals were heard, especially in the area of obstetrics of two hospitals in Tubarão, Santa Catarina, in the practice of filming the births. The results of this work reach the main goal of proposing the reflection based on the comprehension that the birth record has in the filmed birth an involved power by a maternal archetype that makes "rupture life" through spectacle and exposure and allow to produce sense through the images represented in the collective imagination. The filme birth, thatbecames a spectacle, revealsitself asscenes of contemporary society and introduces, represents and means the imagination through life.

Palavras-chave
Imaginação, Nascimento, Parto (Obstetrícia), Imagem (Filosofia)
Citação