Análise discursiva do projeto experimental em publicidade e propaganda – campanha: forma de autoria do acadêmico em seu trabalho de conclusão de curso

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Badin, Cristiane do Carmo
Orientador
Gallo, Solange Maria Leda
Coorientador
Resumo
Ce travail présente une recherche sur la question de l’auteur dans le contexte de Projets Expérimentaux en Publicité et Propagande – Campagne (PEPP – Campagne) des étudiants licenciés en Publicité et Propagande à l’ »Universidade do Vale do Itajai » - UNIVALI. Tel choix est lié à l’expérience de l’auteur comme professeur responsable du développement de ce travail dans les six derniers semestres. La problématique se rapporte à l’élève dans la condition d’auteur, prise dans deux ordres de discours : le discours académique et le discours publicitaire. L’Analyse du Discours est la théorie de base parce qu’elle engage une étude des conditions de production du sens de textes analysés, en considérant les positions des sujets participants au processus. Le langage n’est pas analysé en tant que contenu mais comme discours attaché à sa condition historique, sociale et idéologique.
O presente trabalho discorre sobre a observância de como se dá a autoria dos Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda – Campanha (PEPP – Campanha) dos acadêmicos formandos dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Tal escolha deu-se devido ao fato da autora ter sido a professora responsável pelo desenvolvimento desse trabalho nos últimos seis semestres. A problemática em questão relaciona-se com o modo de autoria possível para esse aluno, que fica entre duas ordens de discurso, o discurso acadêmico e o discurso publicitário. A Análise do Discurso é a teoria de base porque possibilita um estudo das condições de produção de sentido dos textos analisados, levando em consideração as posições ocupadas pelos sujeitos envolvidos nesse processo. A linguagem é analisada, não como conteúdo e sim como discurso, levando-se em conta sua condição histórica, social e ideológica.

Palavras-chave
Análise do Discurso, Discurso Pedagógico, Discurso Científico, Discurso Acadêmico, Discurso Publicitário, Autoria
Citação