Corpo feminino plus size: nomeação e/ ou condição?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Bárbara Pavei

Orientador

Neckel, Nádia Régia Maffi

Coorientador

Resumo

Body and discourse walk closely in the theoretical field of the Discourse Analysis (DA), because we can comprehend as both subjectivation form (subject’s mean of constitution) and language (in this scope the art-body, for example). For the DA the body surges narrowly related to new formats of the subjectivation and, therefore, associated to the notion of ideology. More than the theoretical object, the body takes part as a dispositive of visualization as a mode of seeing the subject, its circumstances, its historicity and the culture that represent it. It is about of a body that looks at and expose itself to others eyes. Stem from these presuppositions that the feminine plus size body is thought in this dissertation. It is understandable that this body has been marked by different subject-positions as far as the discourses have been heckling and forming these subject-positions of the women, therefore, there is a necessity of nominate the fat bodies and, with that, determine their conditions of existence and visibility. The effects of the media discourses produce this feminine body, always temporary, where the woman turns to be a prisoner of an hegemonic standard of the beauty. Rooted by the theoretical notions of the Discourse Analysis, we analyzed two fashion photographies starred by plus size feminine bodies, being the first an advertising campaign of the brand Valfrance, entitled “Too hot to wear 38” and the second one, the cover of the Magazine ‘Moda Moldes’ special sizes, which has as the protagonist, the singer Preta Gil.
Corpo e discurso andam próximos no campo teórico da Análise de Discurso (AD), pois podemos compreendê-lo tanto como forma de subjetivação (meio de constituição do sujeito), quanto linguagem (nessa esfera o corpo-arte por exemplo). Para a AD o corpo surge estreitamente relacionado a novas formas de assujeitamento e, portanto, associado à noção de ideologia. Mais do que objeto teórico, o corpo comparece como dispositivo de visualização, como modo de ver o sujeito, suas circunstâncias, sua historicidade e a cultura que o constituem; trata-se do corpo que olha e que se expõe ao olhar do outro. É a partir desses pressupostos que o corpo feminino plus size é pensado nessa dissertação. Compreende-se que esse corpo vem sendo marcado por diferentes posições-sujeitos à medida que os discursos vão interpelando e constituindo essas posições-sujeitos das mulheres, sendo assim, sente-se a necessidade de nomear esses corpos gordos e assim determiná-los em suas condições de existência e visibilidade. Este corpo feminino, sempre provisório, é produzido pelo efeito dos discursos midiáticos, onde a mulher passa a ser prisioneira de um padrão hegemônico de beleza. Alicerçados pelas noções teóricas da Análise de Discurso, analisamos duas fotografias de moda protagonizadas por corpos femininos de tamanho grande, sendo a primeira uma campanha publicitária da marca Valfrance, intitulada “Gostosa demais para usar 38” e a segunda, a capa da Revista Moda Moldes tamanhos especiais, na qual tem como artista protagonista, a cantora Preta Gil.

Palavras-chave

Análise de discurso, Moda, Corpo feminino, Plus size

Citação