Imaginário e identidade nacional: análise mitocrítica na série de TV família imperial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Gonçalves, Elton Luiz

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

The aim of this study was to expand the range of investigations and referential of the General Theory of Imaginary and, as a purpose, to verify and evidence the correlations between the history, culture, national identity and the Brazilian imaginary represented by the historical-fictional Família Imperial sitcom. In order to do so, through an exploratory bibliographical research, we’ve dedicated to the interweaving of authors who contributed to understand the theory - of the main ones, identity and culture, Brazilian history and Imaginary theory - to figure out its origin and to assure its influence in the studies of culture and daily life. The conception of the dissertation was to implement, in our empirical object, a Critical Myth analysis according to the theory of Gilbert Durand, organized by its methodological (mythdological) stages to reach the planned objectives. As a result, we could examine and understand a sensible anthropological itinerary of our nation – by, or, in the Família Imperial sitcom, demonstrating how several symbolic elements that, using imaginary technologies, such as TV, have been carried out through centuries by the imaginary – by the mythical narratives – shaping and/or affecting the memory of the group, feeding the cultural variations and historical contexts of our country, and the Brazilian people. The outcome of this interpretive journey was, by travelling in a playful and affective space – the sitcom –, in a place of seduction – the TV –, in a feeling of belonging – the history –, to learn that scientific research in the culture scope, especially in the studies of the Imaginary, is vast, complex, and particularly, motivating.
Este trabalho tomou como objetivo de estudo ampliar o repertório acerca das investigações e referencial da Teoria Geral do Imaginário e, como propósito, constatar e evidenciar as correlações entre a história, a cultura, a identidade nacional e o imaginário brasileiro representados pela série de TV histórico-ficcional Família Imperial. Para isso, nos dedicamos, através de uma pesquisa exploratória bibliográfica, ao entrelaçamento de autores que contribuíram para compreender a teoria – das principais, identidade e cultura, história do Brasil e teoria do Imaginário –, entender sua origem e assegurar sua influência nos estudos da cultura e do cotidiano. A idealização da dissertação se deu em implementar, em nosso objeto empírico, uma análise mitocrítica segundo a teoria de Gilbert Durand, arranjados por suas etapas metodológicas (mitodológicas) para alcançarmos aos desígnios planejados. Como resultado observado, pudemos examinar e compreender um sensível Trajeto Antropológico da nossa nação – pela, ou, na série Família Imperial – demonstrando como determinados elementos simbólicos que, se utilizando de tecnologias do imaginário, a saber, a TV, perpassam os séculos através do imaginário – das narrativas míticas –, moldam e/ou afetam a memória do grupo, alimentam as variações culturais e os contextos históricos do nosso país, do brasileiro. O efeito dessa jornada interpretativa foi, ao viajar num espaço lúdico e afetivo – a série –, num espaço de sedução – a TV –, no bojo de um sentimento de pertença – a história –, aprender que a pesquisa científica no âmbito da cultura, especialmente nos estudos do Imaginário é vasta, complexa, e particularmente, motivadora.

Palavras-chave

Imaginário, Cultura, Identidade Nacional, Mitocrítica, Família Imperial Brasileira

Citação