Imagem amadora no telejornalismo em tempos de cultura digital

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cadorin, Fábio Bitencourt
Orientador
Sá, Jussara Bittencourt de
Coorientador
Resumo
O objetivo desta tese é investigar se a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, sofre impacto com a implantação da TV digital. Além do referencial teórico, a pesquisa baseia-se em entrevistas com editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Parte-se do pressuposto de que a realidade é um fenômeno em construção. Por esta razão, adotam-se paradigmas construcionistas para nortear a investigação. Obtêm-se contribuições da Sociologia do Conhecimento, que trata a realidade como fenômeno socialmente construído. Essa mesma lógica conduz à compreensão de que a mídia se configura em um instrumento que ajuda a construir a realidade. Dentre as teorias do jornalismo, elege-se o Newsmaking por abarcar conceitos fundamentais à tese, a começar pelo valor-notícia. A opção também se dá pelo fato de o estudo se desenvolver na perspectiva dos emissores. A pesquisa bibliográfica aborda, inicialmente, a cultura digital. Analisam-se aspectos da transição do analógico para o digital e como esse processo de mudança afeta as mídias, sobretudo, a televisão. Percebe-se que a produção de imagens que alcançam ampla circulação já extrapola os limites dos veículos de comunicação de massa tradicionais. Neste contexto, inserem-se as imagens amadoras. A pesquisa também trata da televisão, desde um breve resgate histórico e sua evolução técnica, o desenvolvimento do veículo no Brasil e como, na era digital, ele assume novas características, coerentes com a cultura pós-moderna. Para atender aos propósitos da tese, debruça-se, também, sobre a centralidade e importância da visualidade na cultura digital. Procura-se, ainda, assentar a compreensão do tema da pesquisa em conceitos básicos do jornalismo, tais como notícia, valores-notícia e jornalismo participativo. No que tange a visualidade no telejornalismo, enfatiza-se o papel do olhar amador na construção da notícia. Como técnica de pesquisa, realizam-se entrevistas em profundidade com todos os editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Emprega-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) para o tratamento do corpus. Os resultados sugerem que a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, não sofre impacto com a implantação da TV digital. Duas são as principais justificativas. Mesmo que a TV digital se diferencie pela imagem de alta definição, observou-se que não há impedimento para inserção de imagem amadora nos telejornais. Constatou-se, também, que o canal de retorno característico da TV digital, que permite a comunicação bidirecional, ainda não está disponível para os usuários. Por esse motivo, a interatividade entre emissora e telespectador permanece de forma não integrada. As implicações sobre o valor-notícia visualidade, portanto, tem a ver com o ingresso na cultura digital, mas não diretamente com a TV digital. Os dados também apontam para o fortalecimento do jornalismo participativo e da audiência como coautora da produção noticiosa de televisão, uma vez que a imagem amadora assume relevância e aplicabilidade além de sua utilidade como cobertura da zona de sombra. Percebe-se, ainda, uma tendência de aprofundamento das notícias nos telejornais, contrapondo-se à superficialidade e imprecisão que caracteriza grande parte das notícias produzidas por pessoas que não são da área de jornalismo, veiculadas por meios como internet, principalmente, nas redes sociais.
The objective of this thesis is to investigate the relevance of visual news value in television journalism, impacted by the implementation of digital TV. In addition to the theoretical framework, the research is based on interviews with heads of TV news editors statewide Santa Catarina. It starts with the assumption that reality is a phenomenon under construction. Thus constructionist paradigms were used to guide the investigation. Contributions of Sociology of Knowledge are obtained since it deals with reality as a socially constructed phenomenon. By the same token it leads to the understanding that the media looks set to be an instrument that helps to construct the reality. Among the theories of journalism, Newsmaking is chosen for covering fundamental concepts to the thesis, beginning with news value. The option also occurs because of the study to develop the perspective of issuers. The literature discusses initially the digital culture. It examines aspects of the analog to digital transition and how this change process affects the media, especially the television. It can be seen that the production of images that reach wide circulation already goes beyond the limits of the traditional mass media outlets. In this context, it takes part the amateur images as well. The research also comes from television, from a brief historical review and its technical evolution, the development of the vehicle in Brazil and how, in the digital age, it takes on new features, consistent with the postmodern culture. To meet the purposes of the thesis it also focuses on the centrality and importance of visual digital culture. It seeks to be based upon the research topic on journalism basics such as news, news values and and participatory journalism. Regarding visuality in television journalism, emphasizes the role of the amateur look in the construction of the news. As a research technique, in-depth interviews were held with all the news programs of Chief Editors of statewide Santa Catarina. It is used the content analysis (BARDIN, 2010) for the treatment of corpus. The results suggest that the relevance of visual news value in television journalism is not impacted by the implementation of digital TV. There are two main reasons. Even if digital TV differentiates for its high-definition image, it was observed that there is no deterrent for amateur image insertion in the news programs. It was determined the return channel characteristic of the digital TV which allows a two-way communication is not available yet to users. Therefore, the interaction between broadcaster and viewer remains on a non-integrated form. The implications of the visual news-value, therefore, have to do with the entry into digital culture, but not directly with digital TV. The data also point to the strengthening of participatory journalism and audience as co-author of the news television production, since the amateur image is relevant and its applicability beyond its usefulness as shadow zone coverage. It is clear, yet a deepening trend of the news on the broadcasting news programs, in contrast to the superficiality and vagueness that characterize much of the news produced by people who are not in the journalism area, conveyed by media like the internet, especially on social networks.
El objetivo de esta tesis es investigar si la relevancia del valor de visualidad de la noticia en el teleperiodismo sufre impacto con la implantación de la tele digital. Más allá del referencial teórico, la investigación es basada en entrevistas con redactores jefes de teleperiodicos de cobertura estadual en Santa Catarina. Se parte en el supuesto de que la realidad es un fenómeno en construcción. Por esta razón son adoptados paradigmas construccionistas para guiar la investigación. Se obtienen contribuciones de la Sociología del Conocimiento, que trata de la realidad cómo fenómeno socialmente construido. Esa misma lógica condice a una comprensión de los medios de comunicación se configuran en instrumento que ayuda la construcción de la realidad. Entre las teorías del periodismo, se elige el Newsmaking por contener conceptos fundamentales para la tesis, a empezar por el valor-noticia. La opción también ocurre porque el estudio se desarrolla en la perspectiva de los emisores. La investigación bibliográfica enfoca, inicialmente, la cultura digital. Son analizados los de la transición del analógico para el digital, y como ese proceso de cambio afecta los medios de comunicación, sobretodo, la televisión. Se percibe que la producción de imágenes que alcanza amplia circulación extrapola los límites de los vehículos de comunicación de masa. En ese contexto son inseridos las imágenes de los aficionados. La investigación también trata de la televisión partiendo de un breve rescate histórico y su evolución técnica, el desarrollo del vehículo en Brasil y cómo, en la era digital, ella asume nuevas características, coherentes con la cultura posmoderna. Para satisfacer los propósitos de la tesis, se direcciona también para la centralidad e importancia de la visualidad en la cultura digital. Todavía se procura basar la comprensión del tema de la investigación en conceptos básicos del periodismo, tales como noticia, valores-noticia y periodismo participativo. Sobre la visualidad en el teleperiodismo, se enfatiza en role de la mirada de los aficionados en la construcción de la noticia. Cómo técnica de investigación son realizadas entrevistas en profundidad con todos los redactores jefes de los teleperiodicos de alcance estadual de Santa Catarina. El Análisis del contenido (BARDIN, 2010) es utilizada para el tratamiento del corpus. Los resultados sugieren que la relevancia del valor-noticia visualidad en el teleperiodismo no sufre impacto con la implantación de la Tele digital, y dos son las principales justificativas. Aunque la Tele digital sea diferente por la imagen de alta definición, fue observado que no hay impedimento para la inserción de imágenes de aficionados en teleperiodicos. También fue constatado que el canal de retorno característico de la Tele digital, que permite la comunicación bidireccional todavía no está disponible para los usuarios. Por esa razón, la interactividad entre emisora y telespectador permanece de forma no integrada. Las implicaciones sobre el valor-noticia visualidad, por lo tanto, tiene relación con el ingreso en la cultura digital, pero no directamente con la Tele digital. Los datos también apuntan para la fortificación del periodismo participativo y de la audiencia como coautora de la producción noticiosa de televisión, una vez que la imagen de aficionados asume relevancia y aplicabilidad allá más de su utilidad como cobertura de zona de sombra. Aún se percibe una tendencia de profundización de noticias en los teleperiodicos, oponiéndose a la superficialidad e imprecisión que caracteriza grande parte de las noticias producidas por personas que no son del área del periodismo, vehiculadas por medio del internet, principalmente en las redes sociales.

Palavras-chave
Telejornalismo, Transmissao de imagem, Cultura e tecnologia, Televisão digital
Citação