Análise discursiva de um debate político entre alunos, jovens e adultos agricultores, e técnicos de aparelhos ideológicos de estado, em contexto de ensino/aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Ferreira, Manoel Mathias

Orientador

Braga, Sandro

Coorientador

Resumo

Este trabajo es un análisis discursiva de seis (6) textos producidos por los alumnos, jóvenes y adultos agricultores, del curso “Terra Água – Educação e Cidadania” del departamento de Educación del Municipio de Jaguaruna, en intercambio con la Federación de los Trabajadores del Agricultura Familiar – FETRAF/SUL. Los textos analizados fueron producidos a partir de un “aula-reunión” con autoridades políticas, jurídicas y técnicas del municipio. Relacionase los textos a las observaciones del pesquisidor en su diario de campo, durante el “aulareunión”. En este trabajo, objetivase comparar fragmentos textuales como forma de observar las distintas materialidades linguísticas. La comparación de diferentes perspectivas es vista como posibilidad de deprender los efectos de sentido de lo que fue y de lo que no fue dicho en los textos analizados, para comprehender el proceso discursivo de los textos producidos en sala de aula (en ese contexto). Son observados tres momentos de producción discursiva: el “aula-reunión”, los textos producidos por los alumnos y el texto final, sistematizado y digitado por la profesora, que lo llamaremos de colectivo. Cuestionase sobre las transformaciones de las materialidades linguísticas durante el proceso de producción textual. Fundamentándose en la teoría del Análisis del Discurso, en este trabajo defendiese la hipótesis de que hay, en el contexto y en los textos analizados, dúas formaciones discursivas (FDs) y dúas formas-sujetos en embate discursivo, relacionándose a cuatro formaciones ideológicas. Defendiese, principalmente, que el texto colectivo (texto 6) tiene característica de manifiesto político. Comprehendiese que las transformaciones pueden ter ocurrido en función de que no se puede decir todo en cualquier lugar y de cualquier manera (ORLANDI, 1996). Eses textos son analizados a partir de la fundamentación teórica de Michel Pêcheux (1997/2002/), Eni P. Orlandi (1996/1998/1999/2001/2006). Para discutir la heterogeneidad discursiva, hace uso de los postulados teóricos de Bakhtin (1997/ 2003/2009) e Authier-Revuz (1998/1990). A relación de los Aparejos Ideológicos de Estado con la ideología es abordada a partir da teoría marxista de Altursser (2003), Schauff (1968), Chauí (2004) e Lenin (1975).
Este trabalho é uma análise discursiva de seis (6) textos produzidos pelos alunos, jovens e adultos agricultores, do curso “Terra Água – Educação e Cidadania” da Secretaria de Educação do Município de Jaguaruna, em intercâmbio com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETRAF/SUL. Os textos analisados foram produzidos a partir de uma “aula-reunião” com autoridades políticas, jurídicas e técnicas do município. Relacionam-se os textos às observações do pesquisador em seu diário de campo, durante a “aula-reunião”. Neste trabalho, objetiva-se comparar fragmentos textuais como forma de observar as distintas materialidades linguísticas. A comparação das diferentes perspectivas é vista como possibilidade de depreender os efeitos de sentido do que foi e do que não foi dito nos textos analisados, para compreender o processo discursivo dos textos produzidos em sala de aula (nesse contexto). São observados três momentos de produção discursiva: a “aula-reunião”, os textos produzidos pelos alunos e o texto final, sistematizado digitado pela professora, que o chamaremos de coletivo. Questiona-se sobre as transformações das materialidades linguísticas durante o processo de produção textual. Fundamentando-se na teoria da Análise do Discurso, neste trabalho defende-se a hipótese de que há, no contexto e nos textos analisados, duas formações discursivas (FDs) e duas formas-sujeitos em embate discursivo, relacionando-se a quatro formações ideológicas. Defende-se, principalmente, que o texto coletivo (texto 6) tem característica de manifesto político. Compreende-se que as transformações podem ter ocorrido em função de que não se pode dizer tudo em qualquer lugar e de qualquer maneira (ORLANDI, 1996). Esses textos são analisados a partir da fundamentação teórica de Michel Pêcheux (1997/2002/), Eni P. Orlandi (1996/1998/1999/2001/2006). Para discutir a heterogeneidade discursiva, faz-se uso dos postulados teóricos de Bakhtin (1997/ 2003/2009) e Authier-Revuz (1998/1990). A relação dos Aparelhos Ideológicos de Estado com a ideologia é abordada a partir da teoria marxista de Altursser (2003), Schauff (1968), Chauí (2004) e Lenin (1975).

Palavras-chave

Texto, Discurso, Debate

Citação