Reflexões sobre a cópia: reprodutibilidade estética nas criações de moda, um recorte do sul de Santa Catarina
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Data
2013
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Valentim, Anamélia Fontana
Orientador
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Coorientador
Resumo
Through the analyses of practices used in fashion creation the present study investigated the role of copy as part of the process of product development. In addition to exploring the literature on the technical reproducibility and aesthetic analysis of the subject, the study was anchored by semi-open interviews with designers from the south region of Santa Catarina allowing, among other conclusions, the realization of the strong use of this trend as an indicator for the creative process. Through this research, discussion regarding the condemnation of copy, which is present in various social spheres and even in the fashion industry, was made possible. Due to its broad linkage with poetry and aesthetics, fashion creation can be characterized as language and representation, consequently managing social signs. Widening the scope of the subject, the transgressive power that can emerge in the practice of copy of fashion products was also investigated.
O presente estudo buscou investigar por meio das práticas utilizadas na criação de moda a presença da cópia como parte do processo de desenvolvimento dos produtos. Além de explorar a bibliografia a respeito da reprodutibilidade técnica e estética, a análise do assunto foi ancorada por entrevista semi-aberta com estilistas da região sul de Santa Catarina, o que permitiu perceber entre outras conclusões a evidente presença do uso de tendências como direcionador do processo criativo. Por meio dessa investigação foi possível a discussão a respeito da condenação da cópia, presente em várias esferas sociais e até mesmo no setor da moda. A criação de moda por possuir ampla ligação poética e estética pode ser caracterizada enquanto linguagem e representação, agenciando os signos sociais. Ampliando o leque de possibilidades do tema, investigou-se também a potência transgressora que pode haver na prática da cópia dos produtos de moda.
O presente estudo buscou investigar por meio das práticas utilizadas na criação de moda a presença da cópia como parte do processo de desenvolvimento dos produtos. Além de explorar a bibliografia a respeito da reprodutibilidade técnica e estética, a análise do assunto foi ancorada por entrevista semi-aberta com estilistas da região sul de Santa Catarina, o que permitiu perceber entre outras conclusões a evidente presença do uso de tendências como direcionador do processo criativo. Por meio dessa investigação foi possível a discussão a respeito da condenação da cópia, presente em várias esferas sociais e até mesmo no setor da moda. A criação de moda por possuir ampla ligação poética e estética pode ser caracterizada enquanto linguagem e representação, agenciando os signos sociais. Ampliando o leque de possibilidades do tema, investigou-se também a potência transgressora que pode haver na prática da cópia dos produtos de moda.
Palavras-chave
Moda, Cópia, Condenação