O diálogo na prática pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Puel, Michele Maria Pacheco Foggiatto
Orientador
Siebert, Silvânia
Coorientador
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi observar o discurso do professor em sala de aula, para compreender o funcionamento do discurso pedagógico, na realização dos enunciados entre educador e educando. Isso se fez com o intuito de entender como acontece hoje tal discurso, e quais efeitos de sentido prevalecem na prática pedagógica. Buscamos compreender também aspectos discursivos relativos à linguagem na educação, com especial atenção ao diálogo. Como dispositivo de análise utilizamos a Análise de Discurso, e os princípios relacionados à Teoria da Polifonia. Por isto trabalhamos alguns conceitos como polifonia, enunciação, e o dialogismo. A Linguística Aplicada serviu-nos como teoria norteadora mais precisamente quando participamos de cinco aulas da Unidade de Aprendizagem UA- Fundamentos da Didática Geral, no Curso de Pedagogia de uma Universidade de Santa Catarina, com o propósito de criar um corpus, cujos recortes de enunciados da professora e dos estudantes serviriam de base para a análise. Por fim, verificamos que no discurso da professora não existe uma predominância na forma discursiva de seu discurso, mas que se inicia com um discurso autoritário, para se chegar a um discurso polêmico. Com a pesquisa, entendemos que o tipo de discurso em sala de aula dependerá das condições de produção, também de como esta se constrói, por meio da interação. Entendemos ainda que os tipos de discurso, ou diferentes efeitos de sentido, auxiliam-nos a entender o funcionamento do discurso. Percebemos que, muitas vezes, o não-dito, o que está implícito é mais importante do que o que está dito. Ou seja, apresenta-nos uma maior clareza o não-dito, as diferentes formas do não-dizer. Por meio da análise polifônica, constatamos que os interlocutores (professora e estudantes) mudam de posições enunciativas ao se assumirem como sujeitos locutor ou enunciador, ambos possuem a mesma relevância, caracterizando uma relação dialógica. Uma outra constatação foi a de que a professora, quando locutor/enunciador, questiona os estudantes. Nessa atitude discursiva aparecem marcas do discurso polêmico
The objective of this research was to observe the teacher's speech in class, to understand the functioning of the pedagogical discourse, in achieving the stated between educator and student. This was done in order to understand how this happens today discourse, and what direction effects prevail in pedagogical practice. We also seek to understand discursive aspects of language in education, with special attention to dialogue. As an analytical device used the Discourse Analysis and the principles related to the Theory of Polyphony. For this work some concepts such as polyphony, enunciation, and dialogism. The Applied Linguistics served us as a guiding theory more precisely when we attend five classes of Learning Unit AU-Fundamentals of General Teaching in the School of Education of the University of Santa Catarina, in order to create a corpus, whose statements clippings the teacher and students serve as the basis for analysis. Finally, we find that the teacher's speech there is no predominance in the discursive form of his speech, but that begins with an authoritarian speech, to arrive at a controversial speech. Through research, we understand that the kind of speech in the classroom will depend on the production conditions, also of how this is constructed through the interaction. We also believe that the types of speech, or different effects of meaning, help us to understand the workings of speech. We realize that often what is not said, what is involved is more important than what is said. Ie presents us with greater clarity what is not said, the different forms of non-say. Through polyphonic analysis, we found that the partners (teacher and student) change enunciative positions while taking as subjects announcer or enunciator, both have the same relevance, featuring a dialogic relationship. Another finding was that the teacher, when speaker / enunciator asks students. In this discursive attitude appear marks of controversial speech

Palavras-chave
Análise do discurso, Dialogismo (Análise Literária), Linguagem e educação, Professores e alunos
Citação