A leitura enquanto processo: efeitos de sentido da leitura dentro e fora da escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2009
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cunha, Adriana Borgo da
Orientador
Martins, Marci Fileti
Coorientador
Resumo
In this work, from a study in a public school Guarapuava-Pr, we sought to understand the reading from two different environments: the school, and reading in the park, which is called "reading project park. For this, we analyze some excerpts from the speech of students in the classroom and discourse on the reading out of school, ie the project "Reading in the Park". At the theoretical grounding of this research, we used the theoretical framework of discourse analysis French oriented, also listed other relevant theoretical aspects on reading and their views. In order to check the constitution of the senses of reading in and out of school, this research introduces the reading of novels, including support in the understanding of reading as a process
Neste trabalho, a partir de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Guarapuava-Pr, buscou-se compreender a leitura a partir de dois ambientes distintos: a escola, e a leitura no parque, o qual se denominou “projeto de leitura no parque”. Para isso, analisamos alguns recortes do discurso do aluno em sala de aula e do discurso referente à leitura fora da escola, ou seja, no projeto “Leitura no Parque”. Ao fundamentarmos teoricamente esta pesquisa, recorremos ao aporte teórico da Análise do Discurso de orientação francesa,também elencamos outros aspectos teóricos relevantes quanto à leitura e suas concepções. A fim de se buscar a constituição dos sentidos da leitura dentro e fora da escola, a presente pesquisa instaurou a leitura de histórias em quadrinhos como amparo na compreensão desta leitura enquanto processo.

Palavras-chave
Leitura, Sentidos, Escola, Histórias em Quadrinhos
Citação