O sujeito que se constrói no ensino a distância

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Data
2014
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Meneghel, Patrícia da Silva
Orientador
Furlaneto, Maria Marta
Coorientador
Resumo
Esta tese parte do ensino a distância (EaD), das materialidades textual-discursivas produzidas por sujeitos-acadêmicos de uma instituição de ensino superior bem como de uma plataforma virtual que oportuniza os acontecimentos discursivos. Utiliza-se, em face disso, uma ferramenta específica para fins didáticos, o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) da Universidade do Sul de Santa Catarina. Situa-se em um contexto filosófico/discursivo e, assim, procura refletir e discutir a respeito de algumas questões subjacentes ao ensino a distância (EaD). O objetivo central desta tese é analisar o sujeito que se constrói no ensino a distância, por meio de uma reflexão discursiva acerca das singularidades designáveis na estrutura e no acontecimento. Esse sujeito busca na virtualidade a potência para a produção de uma realidade ou de um efeito de real e exercita, num processo contínuo e ao seu tempo, as atualizações que definem uma realidade que, ao ser individual, corrobora a construção de uma realidade coletiva (momento presente). Para a análise, partiremos de uma reflexão filosóficodiscursiva, pautada em conceitos teóricos que se entrecruzam entre a Filosofia e a Análise de Discurso e, por vezes, aproximando uma ou outra instância teórica para, oportunamente, discorrer sobre as condições de produção dos enunciados/acontecimentos atualizados nas salas virtuais de aprendizagem, tanto de disciplinas a distância (DAD), quanto de cursos totalmente a distância, da UnisulVirtual. Ao final, considera-se que: a) há um sujeito que se constrói no ensino a distância e o faz em função do ressoar das estruturas em acontecimentos múltiplos, emanados por singularidades transcendentes e irrepetíveis; b) cabe ao aluno a movência, o ocupar posições-sujeito distintas dentro de uma forma-sujeito Unisul; c) a partir das posições ocupadas pelo sujeito, é possível observar para além do que a face pode transparecer: emerge o rosto; efetua-se a instância paradoxal; ressoa a máquina abstrata, que desterritorializa e reterritorializa o sujeito em um devir-clandestino, possível num jogo de tempo múltiplo, que são todos sem ser nenhum; d) há uma arquiestrutura que possibilita a vibração do significante e do significado, estabelecendo um jogo sem centro e, em razão disso provoca o deslizamento do sujeito para um devir imprevisível; e) como lugar de universalização do conhecimento, a Universidade deve fazer fluir a movência entre várias posições-sujeito possíveis e, ainda, despertar e desvendar os rostos velados que se acanham nas faces transparentes.
Cette thèse part de l'enseignement à distance (EaD), des materialités textuelles-discursives produites par des sujets-académiciens d'une institution d'enseignement supérieur, ainsi que d'une plateforme virtuelle qui possibilite les événements discursifs. On utilise, en raison de cela, un outil spécifique à des fins didactiques, l¿ EVA (Espace Virtuel d'Apprentissage) de l'Université du Sud de Santa Catarina. On se place dans un contexte philosophique/discursive en cherchant à refléchir et à discuter quelques questions sous-jacentes à l'enseignement à distance (EaD). L'objectif majeur de cette thèse est d¿ analyser le sujet qui se construit dans l'enseignement à distance, au moyen d'une réflexion discursive concernant les singularités désignables dans la structure et dans l'événement. Ce sujet cherche dans la virtualité le pouvoir en vue de la production d'une réalité ou d'un effet de Réel et exerce, dans un processus continu et à son temps, les mises à jour qui définissent une réalité qui, en étant individuelle, soutient la construction d'une réalité collective (moment présent). Pour proceder à l'analyse, nous partons d'une réflexion filosophique-discursive, réglée par des concepts théoriques qui entrecroisent la Philosophie et l'Analyse de Discours et parfois en approchant d¿ autres instances théoriques pour, le cas écheant, discourir sur les conditions de production des énoncés/événements actualisés dans les salles virtuelles d'apprentissage, aussi bien des disciplines à distance (DAD) que des cours pleinement à distance, de l'UnisulVirtual. Au bout de cette réflexion, on considère que : a) il y a un sujet qui se construit dans l'enseignement à distance et il le fait en fonction de la résonnance des structures dans des événements multiples, relevant des singularités transcendentes et irrepétibles ; b) c¿est sa responsabilité, à l'élève, la mouvance, l'occupation de positions-sujet distinctes à l'intérieur d'une forme-sujet Unisul ; c) à partir des positions occupées par le sujet, c'est possible d'observer outre ce que la face peut laisser transparaître : le visage émerge ; l'instance paradoxale s¿effectue ; la machine abstraite résonne, qui déterritorialize et reterritorialize le sujet dans un devenir-clandestin, possible dans un jeu de temps multiple, qui sont tous sans être personne ; d) il y a une archistruture qui rend possible la vibration d'un signifiant et d¿une signification, en établissant un jeu dépourvu de centre et, en raison de cela, provoque le glissement du sujet vers un devenir imprévisible ; e) en tant que place d'universalisation de la connaissance, l'Université doit faire fluer la mouvance entre plusieurs positions-sujet possibles et, en plus, réveiller et démasquer les visages voilés qui se dérobent devant les faces transparentes.

Palavras-chave
Análise do discurso, Ensino a distância, Reflexão (Filosofia)
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