Cultura, identidade e patrimônio material e imaterial e sua inserção na cultura escolar do ensino médio inovador da rede pública de Laguna – SC

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Data
2016
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Ketilin Keli
Orientador
Farias, Deisi Scunderlick Eloy de
Coorientador
Resumo
The school is an educational institution which provides grants to students in the construction of their knowledge during their school and civic education. It interacts with the essential elements that make up a particular culture and are embedded in all human relationships, for example, language, social relations and religion. This research deals exactly with this relation between the school and local culture, culminating in the formation of a unique and diverse school culture. We focused on the analysis of school culture of two schools in Laguna city, in Santa Catarina state in order to understand how the school culture contributes to civic education. For that, it was necessary to evaluate the cultural elements of the city, whose historical importance made possible the rise of various elements of both the material and immaterial heritage. The research was part of a larger project, implemented in the Centre of Education (OBEDUC). This dissertation presents the results of a research conducted in two schools: Saul Ulyssea and Almirante Lamego, which adopted ProEmi since 2011. The methodology involved field trips in order to evaluate the heritage of these cities, establishing a direct contact with the schools investigated in which were evaluated the pedagogical documents and how they inserted the elements of the local culture in their pedagogical practice. The results indicated that culture, identity and material and immaterial heritage are embedded in school culture of Innovative High Schools, which were surveyed as the curricula and the interdisciplinary projects analyzed.
A escola é uma instituição de ensino que se dedica a dar subsídios aos alunos na construção de conhecimento durante sua formação escolar e cidadã. Ela interage com os elementos essenciais, que compõem determinada cultura e estão inseridos em todas as relações humanas, como, por exemplo, linguagem, relações sociais e religiosidade. Essa pesquisa versa exatamente sobre essa relação entre escola e cultura local, que culmina com a formação de uma cultura escolar única e diversa. Teve como foco a análise da cultura escolar de duas escolas no município de Laguna, no Estado de Santa Catarina, a fim de compreender de que maneira a cultura escolar contribui para a formação cidadã. Para isso foi necessário avaliar os elementos culturais dessa cidade, cuja importância histórica possibilitou o levantamento de diversos elementos tanto do patrimônio material quanto imaterial. A pesquisa fez parte de um projeto maior, concretizado no Observatório da Educação (OBEDUC). Nessa dissertação são apresentados os resultados das pesquisas realizadas em duas delas, as Escolas Saul Ulysséa e Almirante Lamego, as quais adotaram desde 2011 o ProEmi. A metodologia utilizada envolveu saídas de campo a fim de avaliar o patrimônio do município, contato direto com as escolas investigadas onde foram avaliados os documentos pedagógicos e como eles inseriam os elementos da cultura local na sua prática pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que cultura, identidade e patrimônio material e imaterial estão inseridos na cultura escolar das escolas de Ensino Médio Inovador pesquisadas conforme os planos curriculares e os projetos interdisciplinares analisados.

Palavras-chave
Patrimônio cultural, Laguna, Cultura escolar
Citação