Teoria da relevância e etiquetagem de rupturas na comunicação homem computador

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Sabadin, Neli Miglioli

Orientador

Rauen, Fábio José

Coorientador

Resumo

This dissertation aimed at analyzing the process of labeling communication ruptures as part of the Communicability Evaluation Method – CEM of the Semiotic Engineering, based on Sperber and Wilson (1986, 1995) Relevance Theory approach and, thus, establishing some contributions from Relevance Theory to the inferential labeling of ruptures of human computer communication. To handle these objectives, four labeled movies about the use of ProfesSort software in two consecutive tasks executed by two students were analyzed. Since ProfesSort software was developed by the Department of Computer Science (DCS) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) for the subject Algorithms and Data Structures II (ADS II) to reinforce the learning of sorting algorithms, the research also investigated the influence of intrinsic characteristics of a software destined to the process of teaching and learning in the process of labeling ruptures. The data analysis suggests the pertinence of an analysis of the cognitive causes of the actions taken by the users, detecting three recurrences: a) the attribution of labels by the annalists of the Semiotic Engineering do not capture, in most cases, the cognitive origin of the communicational rupture, because it is based only on the objective behavior of the users; b) the analysis of the cognitive origin of the communicational ruptures, based on the descriptive and explanatory apparatus of Relevance Theory, suggests that there are two kinds of communication problems, one methodological, when problems with the software induce the error of the user, and another, which is epistemological, when the user makes mistakes in the execution because the sorting rule has not been learned yet. Such distinction is not captured by the semiotic analysis of the objective behaviors; and c) because of (a) and (b) there were inconsistencies in the label attributions, suggesting the need to consider more accurately the influence of inferential aspects of the annalist in the label attribution
Esta dissertação visou analisar o processo de etiquetagem de rupturas de comunicação como parte do Método de Avaliação de Comunicabilidade – MAC da Engenharia Semiótica, a partir da abordagem da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) e, por decorrência, estabelecer algumas contribuições da Teoria da Relevância para a etiquetagem inferencial de rupturas da comunicação homem computador. Para dar conta desses objetivos, foram analisados quatro filmes etiquetados sobre a utilização do software ProfesSort em duas tarefas consecutivas executadas por dois estudantes. Como o software ProfesSort foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados II (AEDs II) para consolidar o aprendizado de algoritmos de ordenação, a pesquisa também investigou a influência de características intrínsecas de um software destinado ao ensino e à aprendizagem no processo de etiquetagem de rupturas. A análise dos dados sugere a pertinência de uma análise das causas cognitivas das ações empreendidas pelos usuários, detectando três recorrências: a) a atribuição das etiquetas pelos analistas de Engenharia Semiótica não capta, na maioria dos casos, a origem cognitiva da ruptura comunicacional, porque está fundamentada apenas nos comportamentos objetivos dos usuários; b) a análise da origem cognitiva das rupturas comunicacionais, com base no aparato descritivo e explanatório da teoria da relevância, sugere haver duas espécies de problemas de comunicação, uma de ordem metodológica, quando problemas de software induzem o usuário ao erro, e outra de ordem epistemológica, quando o usuário erra a execução por não ter ainda assimilado a regra de ordenação, distinção essa não captada pela análise semiótica dos comportamentos objetivos; e c) em função de (a) e de (b) houve inconsistências na atribuição de etiquetas, sugerindo a necessidade de se considerar com mais acuidade a influência de aspectos inferenciais do analista na atribuição de etiquetas

Palavras-chave

Interação homem computador, Teoria da relevância, Engenharia semiótica

Citação