Análise dos recursos utilizados na edição de vídeos analógicos e digitais dos trabalhos acadêmicos de alunos de publicidade e propaganda

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2005
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pilla, Armando
Orientador
Vugman, Fernando Simão
Coorientador
Resumo
The use o f new technologies to edit a video advertising message has been a topic that gained importance in the communication field in the last few years. So, the main objective of this study is to gather information related to this issue, which analysis a variety academic works related to this subject. It is important to consider that to constitute a language capable permit the interaction between the sender and the receiver of a message is very complex strategic decision process. Knowing that the one condition to give meaning to a message is to understand the practical situation encountered in the core of the language use. It needs the direct action among the parts involved in the communication process that makes possible to infer a dependency correlation between the context and the instruments that to permit an efficient communication. So that, to collect images, to digitalize, to edit, and to prepare them is part of the production process that gives meaning to a message. Taking these elements as premises to communicate, this research analyzed the language through out the use of framing, editing and treatment images resources, as well as the images transition. The comparison between digital and analogic videos works constitute part of this investigation also. To give richness the quantitative results it was made a correlation between these results and read literature. The figures statistics were transformed in an important message data which supported the premise that the chosen framing, editing, and treating image technique as well as production effects constitute a process of construction of texts and meaningful message
A utilização das novas tecnologias para a edição de mensagens na propaganda ganha centralidade em debates atuais na área de comunicação. Reunir informações a respeito deste tema é o objetivo desta investigação, que analisa trabalhos acadêmicos realizados em vídeo, considerando que eles constituem uma intricada teia de estratégias e argumentos articulados para construção de uma linguagem capaz de interagir. Entendendo que as condições de significação se encontram no interior de situações práticas de uso da linguagem, que envolvem a ação direta de todos os interlocutores, pode-se vislumbrar uma relação de mútua implicação e dependência entre o contexto e os instrumentos postos em movimento para que a comunicação se estabeleça. Portanto, captar, digitalizar, editar e preparar a imagem para apresentar uma idéia são ações que compõem um processo de produção e também um processo de significação. A partir destas premissas, a pesquisa analisou a linguagem utilizada com base nos planos de enquadramento e os principais elementos e recursos de edição e tratamento de imagens, bem como a transição de imagens na edição. A comparação entre montagem analógica e digital também constitui foco da investigação. Para aprimorar a interpretação dos dados quantitativos, promoveu-se uma leitura que evidenciou as conexões entre as estatísticas e os pressupostos teórico-científicos reunidos nesta dissertação. Os números e percentuais obtidos se converteram, assim, em importantes mensagens para sustentar uma análise sustentada na premissa de que a escolha e o uso de determinadas técnicas, recursos e efeitos na produção de um vídeo, desde a captação das imagens até sua exibição, passando pela montagem e edição, constitui um processo de construção de textos e sentidos

Palavras-chave
Linguagem, Imagem, Vídeo, Montagem, Transição, Edição
Citação