A imagem fotográfica, o facebook e os políticos: realidades construídas

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Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Blanco, Eduardo Aníbal

Orientador

Santos, Antônio Carlos Gonçalves dos

Coorientador

Resumo

"In the early days, we lived in the countryside, with the passing of time spent living in the city. Today we live in the internet." These were the words of the speaker Gonzalo Alonso, communication specialist and director of Google for Latin America at a gathering of social networks in Silicon Valey in 2011. A thought for a bit for some, but for many absolute. Gonzalo, former director general of the Latin American operation Google wrote in his La Revolución Horizontal "In all these years, the internet has gone from being a tool of the few laboratories in computer science at the university to become a part of the indisputable daily life of hundreds of millions of people on every continent. "In this sense, the fledgling digital social networks have occupied a central role. It is noticed that in this digital realm, specifically in facebook, companies, institutions and politicians are occupying increasingly more spaces to expose their ideas and ideologies. When analyzing the strategic planning of any political campaign, you realize the importance that has acquired a solid presence and digital strategy. Note specifically, procedures and language used by politicians as part of their digital speeches, there is a heightened use of photographic images as purposeful communication support on the facts surrounding his political life as such. These images attempt to portray and reinforce the facts that confirm a particular strategic positioning in the minds of their followers or voters. The appearance and evidence are present in this communicational dynamics. The analysis of that kind of reality construct these images is the essence of this work.
Nos primórdios, vivíamos no campo, com o passar do tempo passamos a viver na cidade. Hoje vivemos na internet". Estas foram as palavras do palestrante Gonzalo Alonso, especialista em comunicação e diretor de Google para América Latina, em um encontro de redes sociais, no Silicon Valey em 2011. Um pensamento um tanto relativo para alguns, mas absoluto para muitos. Gonzalo, ex-diretor geral da operação latino-americana do Google escreveu em sua obra La Revolución Horizontal "Em todos esses anos, a internet passou de ser uma ferramenta de poucos laboratórios de ciências da computação em universidades a se converter em uma parte indiscutível da vida diária de centenas de milhões de pessoas, em todos os continentes".1 Nesse sentido, as incipientes redes sociais digitais têm ocupado um papel primordial. Percebe-se que, neste âmbito digital, mais precisamente no facebook, as empresas, as instituições e os políticos vêm ocupando, cada vez mais, espaços para expor suas ideias e ideologias. Ao se analisar o planejamento estratégico de qualquer campanha política, percebe-se a importância que tem adquirido uma sólida presença e estratégia digital. Observam-se, especificamente, os procedimentos e a linguagem utilizada por políticos, como parte de seus discursos digitais, bem como, verifica-se uma exacerbada utilização proposital de imagens fotográficas, como apoio de comunicação sobre os fatos que rodeiam a vida política como tal. Essas imagens tentam retratar e reforçar os fatos que reafirmam um determinado posicionamento estratégico na mente de seus seguidores ou eleitores. A aparência e a evidência se fazem presentes nesta dinâmica comunicacional. A análise de que tipo de realidade essas imagens constrói é a essência deste trabalho.

Palavras-chave

Redes sociais, Fotografia, Imagem fotográfica, Discurso político, Comunicação digital, Memória, Política, Realidades, Ficção

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