Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Andrade filho, Bazilicio Manoel de

Orientador

Rauen, Fábio José

Coorientador

Resumo

This study analyzes the conversion from Natural to Mathematical Language in Mathematical problems solving, arguing that relevancy relations underlie these processes. In order to achieve such a goal, Duval’s (2009) Registers of Semiotic Representations, and Sperber and Wilson’s (1986, 1995) Relevance Theory are presented; and the descriptive and explanatory potential of relevance-theoretic approach is illustrated in solving a problem about the area of the trapezium and the volume of the prism of a gold bar. Findings indicate that the problem’s proposition in natural language and the horizontal geometrical representation of the bar lead the students to correctly understand the lexical sequence “bar’s height” as the height of a trapezium, and incorrectly understand it as the height of a prism. This result suggests that students are generalizing the HEIGHT concept as something that is vertical rather than something that is a line segment that is perpendicular to the bases and restrained by them (height of a trapezium), or a distance that forms a right angle between the two bases of a prism (height of a prism).
Neste trabalho, analisamos processos de conversão de registros em Língua Natural para Linguagem Matemática na resolução de problemas matemáticos, argumentando que relações de relevância subjazem esse processo. Para dar conta dessa demanda, apresentamos os fundamentos da teoria dos registros de representações semióticas (DUVAL, 2009), expomos o aparato teórico da Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 1986, 1995) e ilustramos o potencial descritivo e explanatório da Teoria da Relevância na análise da resolução de um problema sobre área de trapézio e volume de prisma de uma barra de ouro. Os achados apontam que a proposição do problema em língua natural e a representação geométrica deitada da barra levam a mapear a sequência lexical ‘altura da barra’ corretamente como altura do trapézio e incorretamente como altura do prisma. Esse resultado sugere que os estudantes estão mobilizando o conceito ALTURA antes como aquilo que é vertical do que um segmento de reta que é perpendicular às bases e é compreendido entre elas (altura do trapézio) ou a distância que forma um ângulo de 90° entre as duas bases de um prisma (altura do prisma).

Palavras-chave

Registros de representação semiótica, Conversão, Tratamento, Relevância, Teoria da relevância

Citação