Cinema e discurso: o plano-sequência e a historicidade no filme A Arca Russa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Giron, Sérgio

Orientador

Flores, Giovanna Benedetto

Coorientador

Resumo

This dissertation about film and discourse is based some concerns of this researcher, investigated by the French Discourse Analysis. From the notion that speech is the effect of meaning between speakers, we seek to interpret the film "Russian Ark", Aleksandr Sokurov some possible gestures. Our corpus consists of materialities that merge the conflicting relationship between Europe / West and Russia in the construction of this memory: the different runs of image, sound and gesture in filmic production. Our analytical theoretical device DA in memory demand relationship, historicity and ideology - plus the concepts of cinema as image and plan - sequence - the discursive relationship of this narrative. Present and raise interpretations of the effects of meaning that the film and the filmic bring the viewer, as well as film editing without physical "cuts", but in a non-traditional assembly.
A presente dissertação sobre cinema e discurso tem como fundamento algumas preocupações deste pesquisador, investigadas através da linha francesa de Análise de Discurso. A partir da concepção de que discurso é efeito de sentido entre locutores, buscamos interpretar no filme "A Arca Russa", de Aleksandr Sokúrov alguns gestos possíveis. Nosso corpus é composto por materialidades que se mesclam na relação conflitante entre Europa/Ocidente e a Rússia na construção da memória desta: os diferentes funcionamentos da imagem, do som e da gestualidade na produção fílmica. Assim, nosso dispositivo teórico analítico da AD procura na relação de memória, historicidade e ideologia - acrescido dos conceitos de cinema como imagem e plano-sequência - a relação discursiva desta narrativa. Apresentamos e levantamos interpretações sobre os efeitos de sentido que o cinematográfico e o fílmico trazem ao espectador, assim como a montagem cinematográfica sem "cortes" físicos, mas em uma montagem não tradicional.

Palavras-chave

Análise de discurso, Plano-sequência, Historicidade, Montagem

Citação