A imagem dos índios brasileiros: um contraste de olhares entre o cinema nacional e a série vídeo nas aldeias
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Data
2010
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sampaio, Cybelle Saraiva
Orientador
Litaiff, Aldo
Coorientador
Resumo
The present thesis has a special interest in analyzing the making of the image of the Brazilian Indians as presented in domestic cinematography and videography. Here the mythical image of these people is discussed as it appears in two films: O Guarani (1996), by Norma Bengell and Caramuru, a invenção do Brasil (2001), by Guel Arraes, and in documentary videos selected from the series Vídeo nas Aldeias, in order to compare contrasting views on the Indians. For such goals this work revisits concepts familiar to authors like Lévi-Strauss and Roland Barthes, who illuminate issues on the building of the mythical discourse; Pierre Bourdieu and Charles Sanders Pierce, who postulate the notions of creed as habits of action, in addition to other authors, who think the notion of culture under an anthropological perspective
Esta dissertação tem por objetivo principal analisar a construção da imagem dos índios brasileiros, através da cinematografia e videografia nacional. Propõe-se aqui confrontar a imagem mítica destes povos por meio de duas obras fílmicas: O Guarani e Caramuru, a invenção do Brasil e de documentários selecionados da série Vídeo nas Aldeias com o intuito de buscar nessas produções argumentos para comparar a imagem dos índios brasileiros a partir de visões diferentes. Para tanto, o trabalho traz a revisão dos conceitos difundido em autores como Lévi-Strauss, Roland Barthes que esclarecem questões sobre a construção do discurso mítico; Pierre de Bourdieu, Charles Sanders Peirce, que postulam as noções de crença enquanto hábitos de ação, além de autores que pensam a noção de cultura em uma perspectiva antropológica
Esta dissertação tem por objetivo principal analisar a construção da imagem dos índios brasileiros, através da cinematografia e videografia nacional. Propõe-se aqui confrontar a imagem mítica destes povos por meio de duas obras fílmicas: O Guarani e Caramuru, a invenção do Brasil e de documentários selecionados da série Vídeo nas Aldeias com o intuito de buscar nessas produções argumentos para comparar a imagem dos índios brasileiros a partir de visões diferentes. Para tanto, o trabalho traz a revisão dos conceitos difundido em autores como Lévi-Strauss, Roland Barthes que esclarecem questões sobre a construção do discurso mítico; Pierre de Bourdieu, Charles Sanders Peirce, que postulam as noções de crença enquanto hábitos de ação, além de autores que pensam a noção de cultura em uma perspectiva antropológica
Palavras-chave
Imagem, Mito, Índios, Cinema, Vídeo