Avaliação nacional de alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Alberton, Rosane
Orientador
Schmidt, Leonete Luzia
Coorientador
Resumo
The research titled National Evaluation of Alphabetization (NEA) and its implications of everyday life in school from the perspective of the headmasters of the municipality of Braço do Norte 2013-2015 is part of a research project linked to the Observatory Program of Education – CAPES/OBEDUC that has been in development since 2012. It aims to investigate the repercussions/impacts of the National Evaluation of Alphabetization in the everyday life of the public schools of Braço do Norte, a municipality in the Association of Municipalities in the Region of Laguna – SC from the perspective of the headmasters of the schools in this municipality. Therefore, the specific objectives: identify the guiding directives of national evaluation policy for basic education; identify the principles, guidelines and characteristics of the National Evaluation of Alphabetization; identify the daily activities of the alphabetizing teachers related to the National Evaluation of Alphabetization; verify how the results of the National Evaluation of Alphabetization is utilized in the school routine of the alphabetizing classes. The data was obtained through questionnaire and interview with all the headmasters of the schools in the researched municipality. According to the national educational policy, the test will produce indicators that will contribute to the process of alphabetization in Brazil’s public schools. With these results, it is expected that the educational networks and the government will stablish improvement strategies regarding the educational processes. Regarding to the alphabetizing cycle, that comprehends 1st to 3rd grade of elementary school (INEP, 2013a), the results showed, on one hand, that there is a distancing between this External Evaluation established by the Ministry of Education and the pedagogical practice applied in the everyday of the schools. On the other hand, there is an adequacy of the schools to external determinations. From the information obtained from the headmasters of the schools, it is possible to infer that there is unfamiliarity, from the majority of the school community, in regard of the realization and the role of this evaluation. The application of the evaluation occurs in the schools, in most part, devoid of any discussion. In the same way, the results, when accessed by the schools, get little consideration from the teachers when reflecting upon the process of teaching and apprenticeship. At the same time, there is evidence of concern in regard of this evaluation, up to the point that it influenced alphabetizing teachers to take part in the National Pact of Correct Age Alphabetization, whose program has, as a goal, the training of the alphabetizing teacher, and the matters of the National Evaluation of Alphabetization having its contents and methods adjoined with the contents and methods of this Program. Key words: National Evaluation of Alphabetization. Alphabetization Evaluation. Policies of the Evaluation of Alphabetization.
A pesquisa intitulada Avaliação Nacional de Alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015 faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao Programa Observatório da Educação – CAPES/OBEDUC que vem sendo desenvolvido desde 2012. Objetiva investigar sobre as repercussões/impactos da Avaliação Nacional de Alfabetização no cotidiano das escolas públicas do município de Braço do Norte, localizado na região da Associação dos Municípios da Região de Laguna/SC a partir da visão dos diretores das escolas. Assim, têm-se como objetivos específicos: identificar as diretrizes norteadoras da política nacional de avaliação para a educação básica; identificar os princípios, diretrizes e características da Avaliação Nacional de Alfabetização; identificar o que fazem os professores alfabetizadores no seu cotidiano em relação à Avaliação Nacional de Alfabetização; verificar como o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização é utilizado na rotina escolar das classes de alfabetização. Os dados foram obtidos através de questionário e de entrevista com os diretores das escolas públicas do município pesquisado. De acordo com a política educacional nacional, a prova produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Com os resultados, espera-se que as redes de ensino e o governo estabeleçam estratégias de melhoria nos processos educacionais. Visando ao Ciclo de Alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (INEP, 2013a), os resultados evidenciaram, por um lado, que há um distanciamento entre essa Avaliação Externa instituída pelo Ministério da Educação e a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das escolas; por outro, existe uma adequação das escolas às determinações externas. A partir das informações obtidas dos diretores das escolas é possível inferir que há desconhecimento, por parte da maioria da comunidade escolar, da realização e do papel dessa avaliação. A aplicação da prova ocorre nas escolas sem que haja, por parte da maioria delas, qualquer discussão. Da mesma forma, os resultados, quando acessados pelas escolas, pouco são considerados pelos professores para reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem. Ao mesmo tempo, há evidência de preocupação com essa avaliação a ponto de ter influenciado professores alfabetizadores em participar do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, cujo programa tem como objetivo a formação do professor alfabetizador, e as questões de a Avaliação Nacional de Alfabetização ter seu conteúdo e método atrelados ao conteúdo e método desse Programa.

Palavras-chave
Avaliação nacional de alfabetização, Avaliação da alfabetização, Políticas de avaliação da alfabetização
Citação