A política nacional de práticas integrativas e complementares em saúde e sua influência no curso de enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Carvalho, Daniella Koch de

Orientador

Passos, Joana Célia

Coorientador

Resumo

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e sua influência no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2013. Dissertação. (Mestrado em Educação) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2013. Este estudo tem como objeto a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) e sua influência no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL). Busca analisar a influência da PNPIC no currículo do curso de Enfermagem da UNISUL, nos anos de 1996 a 2013. Trata-se de um estudo documental, com abordagem qualitativa. Para o atendimento dos objetivos da pesquisa foram coletados dados nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC), bem como nos documentos que normatizam a PNPIC e o curso de Enfermagem. A análise dos dados pautou-se na análise de conteúdos, segundo Bardin (2010). Ao final da pesquisa conclui-se que as práticas integrativas e complementares foram inseridas no curso de Enfermagem da UNISUL, principalmente através da atuação do corpo docente e da implantação do Serviço de Assistência Integrada a Saúde, no currículo de 1996 e permaneceram até o currículo de 2013, oscilando em carga horária e ementas. No PPC de 1996 foi inserida uma disciplina ao currículo com carga horária de 60 horas/aula. Já no PPC de 2013 foi inserida uma certificação, com quatro unidades de aprendizagem que somam 180 horas/aula. Admite-se que o desenvolvimento destas práticas possibilita uma formação ao profissional Enfermeiro voltada para a atenção integral vislumbrada pelo SUS, bem como a ampliação do campo de atuação deste profissional.
The National Policy on Integrative and Complementary Practices in Health and its influence on the Nursing Course of the Universidade do Sul de Santa Catarina. 2013. Dissertation. (Master of Education) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão , 2013. This paper aims the National Policy on Integrative and Complementary Practices in Health and its influence on the course of Nursing of the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). It seeks to analyze the influence of the National Policy on Integrative and Complementary Practices in Health in the curriculum of Nursing Course of UNISUL in the years 1996-2013. This is a documentary study with a qualitative approach. To meet the goals of the research, the data was collected in the Political Pedagogical Project (PPP) as well as the documents that regulate National Policy on Integrative and Complementary Practices in Health in the Nursing Course. Data analysis was based on analysis of content, Bardin (2010). At the end of the study it is concluded that the complementary and integrative practices were inserted in the course of Nursing of UNISUL mainly through the activities of the faculty and the establishment of the Department of Health Integrated Assistance, in curriculum of 1996 and remained until the curriculum of 2013, oscillating workload and menus. In PPP of 1996 it was inserted into the curriculum, a course loaded of 60 hours/class. Even though, in the PPP of 2013 was inserted a certification with four learning units that add up to 180 hours/class. It is recognized that the development of these practices provides training to the Nurse professional toward the comprehensive care envisioned by the SUS (Health Assistance provided by Brazilian government), as well as the expansion of the field of action of this professional.

Palavras-chave

Ensino superior, Enfermeiros, Integração, Saúde

Citação