As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas da rede pública da Região Sul de santa Catarina - AMUREL

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Data
2013
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Furghestti, Mara Luciane da Silva
Orientador
Schmidt, Leonete Luzia
Coorientador
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada ¿As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina ¿ AMUREL¿, vinculada ao projeto ¿Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina¿, financiado pela APES/OBEDUC. Teve por objetivo geral conhecer as práticas pedagógicas realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental e analisar por que elas não possibilitam a alfabetização com letramento para todas as crianças. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas localizadas em doismunicípios da região da AMUREL, no sul de Santa Catarina, campos da pesquisa do OBEDUC, nas turmas do bloco alfabetizador (1º ao 3º ano). Os dados coletados através de observação em sala de aula, entrevistas informais com as professoras, fotografias e documentos foram analisados a partir da perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e da concepção de alfabetização e de letramento definida por Soares (2010, 2011) e por Cagliari (2009), além da contribuição de outros autores que discutem essas questões dentro da mesma perspectiva teórica. Os resultados da pesquisa possibilitaram perceber que as práticas pedagógicas realizadas nas turmas do bloco alfabetizador privilegiam o trabalho de alfabetização, com ênfase na codificação e decodificação do código alfabético, em detrimento do letramento, e as interações existentes nesse processo, em geral, são caracterizadas pela ajuda ou intervenção da professora aos alunos para facilitar a assimilação desses códigos, bastante distante da interação proposta por Vygotsky no sentido de o professor atuar como mediador entre o conhecimento e o aprendiz.
this work presents the results of a survey entitled ¿The pedagogical practices of literacy conducted in the first three years of primary education in the public schools in the southern region of Santa Catarina ¿ Amurel¿, linked to the project ¿Literacy with literacy: the initial and continuing training and teaching in public schools in the southern region of SantaCatarina,¿ funded by CAPES / OBEDUC. The purpose was to learn about the teaching practices carried out in the first three years of primary education and analyze why they don¿t allow literacy with literacy for children. The research was conducted in two public schools located in two municipalities in the region of Amurel in southern Santa Catarina, OBEDUC fields of research, classes in literacy block (1st to 3rd year). The data collected classroom observation, informal interviews with teachers, photographs and document were analyzed from the perspective of socio-historical and Vygotsky¿s conception of literacy and literacy defined by Smith (2010, 2011) and by Cagliari (2009), besides the contribution of others authors who discuss these issues within the same theoretical perspective. The surveyresults enabled realize work, with emphasis on the encoding and decoding of the letter code at the expense of literacy, and the interactions in this process, in general, are characterized by help or intervention from the teacher to the students to facilitate the assimilation of these codes, quite apart from the interaction proposed by Vygotsky towards the teacher acting as a mediator knowledge and the learner.

Palavras-chave
Educação, Alfabetização, Ensino fundamental, Escolas públicas
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