As implicações da violência doméstica contra crianças e adolescentes na construção da subjetividade/identidade

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Data
2015
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rahim, Sâmia Torquato
Orientador
Valença, Vera Lúcia Chacon
Coorientador
Resumo
A presente dissertação ¿As implicações da violência doméstica contra crianças e adolescentes na construção da subjetividade/identidade: um estudo de caso de uma escola estadual do sul de Santa Catarina¿ aborda uma das questões mais complexas e intrigantes da relação pais e filhos. Tendo por objetivo estudar as consequências da violência física familiar sobre a identidade de crianças e adolescentes, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com um grupo de crianças/adolescentes alunos de uma escola pública e abrigados na Casa Lar, localizada numa cidade do sul de Santa Catarina. O estudo de caso foi acompanhado de intervenções psicopedagógicas e psicossociais. A investigação envolveu as crianças e adolescentes em questão, tanto no ambiente escolar quanto asilar. Os recursos utilizados foram observações, dinâmicas de grupo, acompanhamento individual ¿ psicossocial e psicopedagógico com as crianças e adolescentes, entrevistas semiestruturadas e também foram realizadas orientações. Os resultados da investigação apontaram para a constituição de sujeitos vulneráveis afetivo-emocionalmente, com dificuldades de adaptação social, escolar e asilar, com baixa autoestima, sentimento de insegurança, medo, retraimento e apresentando forte carência afetiva. As figuras de educadores são percebidas como reprodutoras do ambiente hostil vivenciado em seus lares. Eles recorrem, às vezes, a métodos pedagógicos tradicionais ultrapassados, usando conceitos equivocados sobre aprendizagem ¿ limitando-a à memorização de conteúdos. Nas punições exigem a realização de tarefas repetitivas, como escrever várias vezes uma mesma frase: ¿eu vou me comportar¿. O atendimento ao grupo de abrigados constitui um desafio para os profissionais preocupados tanto com a sua evolução psíquica quanto com a sua adaptação social e exige de todos atitudes precisas na defesa dos direitos de proteção e de cidadania.
The following dissertation "The implications of domestic violence against children and adolescents in the construction of one's subjectivity/identity: a case study of a public school in a southern city in the Santa Catarina state," addresses one of the most complex and intriguing issues regarding the parent and child relationship. With the objective of understanding the consequences of physical abuse, caused by parents, in the identity building process of children and teens, the author developed a qualitative research with a group of children/teens, that attended a state public school and where housed in an institution for such cases in a southern city in the Santa Catarina state. The case study was accompanied with psychosocial and psycho-pedagogical interventions, involving the young both in school and at home environments. The techniques utilized included observation, group dynamic therapy, psychosocial and psycho-pedagogical personal evaluations, semi-structured interviews and counseling. Research results showed the shaping of subjects who are emotionally vulnerable, who have difficulty adapting socially, both at school and at home; with low self-esteem, feelings of insecurity, fear, shyness, showing a strong need for affection. They perceive their teachers as further aggressors, who mimic the hostile environment they experience at home. The teachers sometimes resort to outdated traditional teaching methods, using misconceptions about learning - limited to the mere the memorization of content. As for punishment, they implement the use of repetitive tasks, such as writing over and over again ¿I'll behave.¿ The care of these children/teens is a challenge for professionals concerned both with their psychic development and with their social adaptation, and demands especific attitudes in defending their rights of well being and as citizens.

Palavras-chave
Violência familiar, Crianças e violência, Identidade, Adolescentes e violência, Psicologia educacional
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