Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Martignago, Evandro Luiz

Orientador

Kassick, Clóvis Nicanor

Coorientador

Resumo

O presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa.
The present study investigates, through literature, using documentary analysis methodology of the course syllabi Computer Technician, the use of information technology and communication as a methodological resource in the didactic transposition disciplines of Vocational Education midlevel Technical, promoted by the institutions Fiesc / Senai. Theresearch aims to identify the occurrence of significant learning and also the development of cognitive, operational and attitudinal competencies in the disciplines: Oral and Written Communication, Introduction to Computers and Logic Programming, which are addressed inthe first phase of basic module mentioned course. The research involves research on the comparison of the Newtonian-Cartesian paradigm and the innovative paradigm, whose main objective that students learn to grasp, namely that it is able to develop new knowledge from a central idea. The essential concepts of cognitivism will be discussed along with meaningful learning.

Palavras-chave

Tecnologia da informação, Cognição, Educação, Aprendizagem

Citação