Um estudo sobre o livro alfabetização...uma aventura para a criança e sua inserção nas práticas de alfabetização das escolas públicas do estado de Santa Catarina

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Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Thomaz, Daiane de Medeiros
Orientador
Schmidt, Leonete Luzia
Coorientador
Resumo
This work proposes understand aspects of History of literacy in Santa Catarina in the early 1980s. When chosen a history fact to be researched, the historian delimitates a social life event always based on a reference theory that determines selecting facts and history sources to be used in the research. A historical cut depends on the intention by historian, who considers the influence of other events on the history course, what qualifies the historical facts which is the object of the historical science. The of this study is knowing aspects of history of the textbook Alfabetização... uma aventura para a criança (Literacy… an adventure for child),written by Myrian Fonseca Bittencourt, that was adopted by the State of Santa Catarina as official material for children literacy in the early 1980s decade. As specific objectives, there are: analysing the context in which the book Alfabetização... uma aventura para a criança was written; characterizing the book; identifying the method proposed in it and its relation with other literacy methods or teaching and learning process present in that moment; verifying how the book gets in the schools; and analyzing how it was incorporated to the literacy practice in public schools of Santa Catarina. To reach these objectives, a data survey was performed through interview, with the author of the book (2018, who is nowadays with 96 years old); also with two professors who, in the 1980s decade, were part of the literacy team of the Secretary of Education in Tubarão town – SC, and they were responsible by training literacy professors to use the mentioned book in schools; as well as a professor who was trained in that time. The results show that the book Alfabetização... uma aventura para a criança was written in a moment when the State of Santa Catarina had adopted O Barquinho Amarelo (The yellow boat) as textbook (analytical method) to be used in practice for literacy, reading and writing in schools, but literate teachers rejected it. Thereunto, the book arrived the schools of the state network and introduced in classroom as pre-book for O Barquinho amarelo, in a movement for replace the literacy through the booklet Caminho Suave (Smooth path) (analytical method), as it was practiced at schools. In other words, the book by Myrian Fonseca Bittencourt was written in order to be a handbook for the state literacy teachers and facilitate their work with the literacy process and later the use of O barquinho amarelo.
Este trabalho propõe compreender aspectos da história da alfabetização em Santa Catarina no início da década de 1980. Ao escolher o fato histórico a ser pesquisado, o historiador delimita um acontecimento da vida social, sempre baseado em uma teoria de referência a qual determina a seleção dos fatos e das fontes históricas a serem utilizadas na pesquisa. O recorte histórico dependerá da intenção do historiador, que considera a influência de outros acontecimentos sobre o curso da história, que qualifica o fato histórico, objeto da ciência histórica. O objetivo deste estudo é conhecer aspectos da história do livro Alfabetização... uma aventura para a criança, escrito por Myrian Fonseca Bittencourt, o qual foi adotado pelo estado de Santa Catarina como material oficial para alfabetização das crianças no início da década de 1980. Como objetivos específicos, tem-se: analisar o contexto em que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito; caracterizar o livro; identificar o método nele proposto e sua relação com os métodos de alfabetização ou processo de ensino e aprendizagem presentes naquele momento; verificar como o livro chegou às escolas; e analisar a forma como foi incorporado à prática de alfabetização nas escolas públicas de Santa Catarina. Para alcançar estes objetivos foi realizada uma coleta de dados através de entrevistas, com a autora do livro hoje (2018, que está com 96 anos); também com duas professoras que, na década de 1980, faziam parte da equipe de alfabetização da Secretaria da Educação na cidade de Tubarão - SC e eram as responsáveis pelos treinamentos das professoras alfabetizadoras para utilização do referido livro nas escolas; bem como com uma professora que fez o treinamento na época. Os resultados evidenciam que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito em um momento em que o Estado de Santa Catarina havia adotado O barquinho amarelo (método analítico) para ser utilizado nas práticas de alfabetização, leitura e escrita nas escolas, mas as professoras alfabetizadoras o rejeitavam. Assim, chegou para as escolas da rede estadual e foi introduzido na sala de aula como pré-livro do O barquinho amarelo em um movimento para a substituição da alfabetização através da cartilha Caminho Suave (método sintético), como era praticado até aquele momento nas escolas. Em outras palavras, o livro da autora Myrian Fonseca Bittencourt foi escrito com o propósito de servir como um manual para as professoras alfabetizadoras do Estado, de modo a facilitar o trabalho delas no processo de alfabetização e posterior utilização do livro O barquinho amarelo.

Palavras-chave
Santa Catarina, História do livro de alfabetização, Alfabetização, Cartazes de experiências
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