Pedagogia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: uma análise histórica
    (2021) Santos, Daiane; Sant'Ana, Magna
    O presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal, através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os multiletramentos e novas tecnologias: uma análise as múltiplas linguagens e as multiculturas na perspectiva dos novos letramentos
    (2021) Monteiro, Maria; Santos, Claudia
    A educação na sociedade contemporânea vem passando por diversas transformações, sejam elas econômicas, culturais, políticas e conceituais. Fazendo aqui pensar no quão é importante o trabalho com os multiletramentos para uma formação de sujeitos aptos a sobressaírem enquanto sujeitos autônomos, críticos e reflexivos para o campo das práticas sociais. Aqui, faz-se pensar na relevância das produções em contextos digitais dos mesmos acerca da utilização e aquisição de produções colaborativas e éticas. Nessa perspectiva, considerando a diversidade presente nas múltiplas culturas presentes nos referidos alunados no campo educacional. Sendo como eixo primordial para a construção deste trabalho, enfatiza-se também a prática docente pautada na utilidade das novas tecnologias para com as múltiplas linguagens em contextos digitais. Dentro desse aspecto, os valores éticos produtivos dos discentes é uma questão de suma importância e merece destaque.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Educação inclusiva: as dificuldades enfrentadas na unidade regular de ensino e o uso das tecnologias assistivas no contexto educacional para estudantes com deficiência
    (2021) Dos santos, Ane Rose
    Por meio de análises feitas em diversas obras por diferentes autores, o presente artigo tem por finalidade abordar inúmeros aspectos que norteiam o referido tema apresentando o histórico sobre a educação inclusiva, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência e como o uso das tecnologias assistivas podem ajudá-los no processo de aprendizagem. De acordo com a constituição federal de 1988, Art.205 a educação é um direito de todos, e isso leva em consideração a qualidade do ensino regular para pessoas com deficiência. No entanto, a legislação não garante a qualidade do ensino e tampouco a permanência desses alunos no ambiente escolar, visto que, muitos deles enfrentam dificuldades neste espaço de forma negável. Desse modo, o ambiente escolar é permeado pelas diferenças entre os estudantes, e são essas diferenças que os caracterizam como um ser único, singular e social, ou seja, cada um possui suas particularidades e história de vida e estas devem ser respeitada e nada melhor do que o espaço escolar para discutir as perspectivas de inclusão no ensino e colocar em prática o fazer pedagógico de forma que garanta não só a permanência, mas proporcione acesso de igualdade em todas as situações, integre-o de maneira que permita interagir com os demais e etc., pois a escola para todos é aquela permeada pelo respeito às diferenças que se apresenta ao sujeito.