Restaurativismo na escola: humanizando a escola por meio de círculos de construção de paz1

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bernardino, Mariângela Mendes
Orientador
Santos, Danielle Maria Espezim dos
Coorientador
Resumo
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de refletir, analisar e discutir sobre a relevância das práticas restaurativas no ambiente escolar, a utilização da estratégia dos Círculos de Paz para sua implementação, e a dimensão relevante do preparo do corpo funcional – educadores e funcionários – nessa jornada. O arcabouço dessa análise incluiu um mergulho nas teorias e práticas de autores que estudam e/ou realizam atividades no âmbito escolar e se deparam com as questões humanas inerentes a todos que convivem naquele ambiente. A partir disso infere-se a importância e necessidade de as equipes educadoras estarem preparadas, restauradas e pacificadas para atuarem como multiplicadoras e pacificadoras das escolas nesse processo de mudança de paradigmas e de inserção e cultivo de uma nova cultura, com novos valores. Conclui-se ainda que, embora incipientes ainda, são as práticas restaurativas o melhor caminho para a incorporação de uma cultura de paz nas escolas.

Palavras-chave
Escola, Prática restaurativa, Cultura de paz
Citação