Proposta de planejamento estratégico no segmento de bares e restaurantes: um estudo de caso

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Ribeiro, Sanuto Alves

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Resumo

Micro and small enterprises (MSE’s) are part of the economic dynamism of our country and hold a significant share of GDP, contributing to the growth of the nation. When assessing the model of small business management in Brazil, disastrous figures are revealed, showing the lack of preparation of the managers, reflecting the early mortality of MSE’s. Given the scenario experienced by the company, this work of completion of course proposes a strategic plan of a micro-enterprise in the segment of bars and restaurants. The tool was applied based on the concepts of several authors of the area, with the function of assisting the managers of a restaurant that would not have clarity in the in organizational objectives. Based on the understanding that each company needs to align Strategic Planning with its reality, the following steps were taken: The mission, wich was defined as: Offer products and services that meet the expectations of customers adding flavor to the rustic and cozy architectural experience. The vision: To be a gastronomic reference in the city of Imaruí and region, contributing to the well-being of visitors and regional development. And as values: Entrepreneurship; Quality in products and services; Constant innovation; Pleasure in what is done; Determination and efficiency; Friendliness and cordiality. Following, the development of environmental analysis is raising the strengths and weaknesses of the organization, opportunities and threats of the market and then confronting it in the matrix SOWT; Classification of the strategic positioning of the company through the concept of Porter generic strategies; And finally, propose a plan of action through the tool 5W2H to put the actions in to practice.
As micros e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do dinamismo econômico do nosso país, e detêm uma parcela significante do PIB contribuindo para o crescimento da nação. Ao ser avaliado o modelo de gestão das empresas de pequeno porte no Brasil é revelado números desastrosos demonstrando a falta de preparo dos gestores refletindo na mortalidade precoce das MPEs. Diante do cenário vivenciado pela empresa, esse trabalho de conclusão de curso propõe um Planejamento Estratégico para uma micro empresa do segmento de bares e restaurantes. A ferramenta foi aplicada com base nos conceitos de diversos autores da área, tendo a função de auxiliar os gestores de um restaurante que não teria clareza nos seus objetivos organizacionais. Partindo do entendimento que cada empresa precisa alinhar o Planejamento Estratégico a sua realidade foi realizada as seguintes etapas. A missão, que foi definida como: Oferecer produtos e serviços que satisfaçam a expectativa dos clientes agregando sabor à experiência arquitetônica rústica e aconchegante. Como visão: Ser referência gastronômica na cidade de Imaruí e região, contribuindo para o bem-estar dos freqüentadores e o desenvolvimento regional. E como valores: Espírito empreendedor; Qualidade nos produtos e serviços; Inovação constante; Prazer no que se faz; Determinação e eficiência; Simpatia e cordialidade. Na sequência o desenvolvimento da análise ambiental, levantando os pontos fortes, pontos fracos da organização, oportunidades e ameaças do mercado, e posteriormente confrontando-a na matriz SOWT; classificação do posicionamento estratégico da empresa por meio do conceito das estratégias genéricas de Porter; e por fim, proposto um plano de ação através da ferramenta 5W2H para colocar as ações em prática.

Palavras-chave

Micro e pequenas empresas, Planejamento estratégico, Bares e restaurantes

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