Estudo do impacto na vizinhança das ruas participantes do projeto “Se essa rua fosse minha” em Tubarão, Santa Catarina

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Data
2020
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Ribeiro, Arthur Vidor
Orientador
Pereira, Beatriz Anselmo
Coorientador
Resumo
The purpose of this article was to analyse the public program “Se Essa Rua Fosse Minha” by identifying the streets benefited and verifying those that are still in progress and the ones which were already finalized. In this way, it has been noticed the main focus of the program which is reducing the number of unpaved streets within the city. Data obtained in 2017 has pointed to a length of 104 kilometres of unpaved streets in Tubarão-SC. The project benefits 90 streets within the city through several neighborhoods. This article has described in details the steps of execution of the pavement. Interlocking blocks have been used as the base item in this program. This research has raised a planning model summarized in a way that is used in the execution of construction. In this way it allows us to analyse and comment on the planning methods used in this project. The referred investigation explains the actual methods being used nowadays as well as the historic context of the industry. The impacts of this project on the surrounding neighbors has also been measured. Therefore a field research was conducted in order to find the impacts of the project on the surrounding neighbors. In this way the research found that in a general way the project brought several benefits to the local population. For example with the potential valuation of their properties, rise of urban traffic and boosting local businesses.
O presente trabalho visou analisar o programa oriundo de iniciativa pública Se Essa Rua Fosse Minha no município de Tubarão, Santa Catarina, identificando as ruas beneficiadas, além de verificar as já finalizadas e as em execução. Assim, pôde-se constatar o principal foco do programa de reduzir o déficit de ruas não pavimentadas na cidade que, conforme dados coletados em 2017, era de 104 km. O projeto contempla 90 ruas da cidade abrangendo diversos bairros da região. Foram citados detalhadamente os passos de execução da pavimentação de ruas usando blocos intertravados, item base utilizado no programa Se Essa Rua Fosse Minha. Nesta pesquisa foi levantado de uma forma resumida um modelo de planejamento utilizado em execuções de obras, dando assim abertura para comentar o que foi usado no programa. Além de passar informações sobre a atualidade no âmbito de pavimentações, a referida investigação analisa sob viés introdutório o contexto histórico do processo de pavimentação. O presente estudo também se propôs a estudar o impacto da obra nos moradores de uma das ruas do projeto. Portanto, foi realizada uma pesquisa com um grupo de moradores da Rua Bruno Roussenq a fim de averiguar o que eles achavam da obra e como se sentiram após a execução da mesma. Assim, a pesquisa constatou que, de modo geral, a obra trouxe benefícios aos moradores, como potencial valorização dos imóveis, aumento do tráfego urbano e intensificação do comércio na região.

Palavras-chave
Pavimentação, Impacto na vizinhança, Pavimentação urbana
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