Dislexia : Uma revisão sobre os reflexos socioemocionais e inclusão escolar
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Data
2024-06
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
NASCIMENTO, Pollyana dos santos do
ESCALACE, Samantta
HORSTT, Talita Manuela Pitz
ROSAT, Thayná Aleixo Santa
Orientador
SANTANA, Leonardo Barreto
Coorientador
Resumo
A trajetória histórica da dislexia destaca sua complexidade e multidisciplinaridade,
desde suas primeiras descrições até os avanços atuais em genética e neurociência. Atualmente,
a dislexia é categorizada como um transtorno de aprendizagem, afetando a decodificação de
palavras e a compreensão da mensagem. Nesse sentido, a falta de compreensão e diagnóstico
adequado pode levar a consequências negativas na aprendizagem e no bem-estar emocional dos
alunos. Como a dislexia se trata de um transtorno neurobiológico que afeta a aquisição e o
desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e ortografia, ela impacta significativamente
a aprendizagem e o bem-estar emocional de indivíduos atravessados pelo transtorno. Ao
explorar as consequências da dislexia no ambiente escolar, esta pesquisa visa contribuir para o
desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção. Desta forma, este estudo propõe uma
análise dos impactos do diagnóstico de dislexia na infância no ambiente escolar, visando
subsidiar educadores, profissionais de saúde e gestores escolares na implementação de políticas
educacionais mais inclusivas. A revisão bibliográfica realizada baseou-se em diversas fontes,
destacando a importância da pesquisa qualitativa para compreender profundamente as questões
relacionadas à dislexia e à educação inclusiva.
Palavras-chave: Dislexia, transtorno neurobiológico, transtorno de aprendizagem, educação
inclusiva, impacto escolar, suporte familiar.
Palavras-chave
dislexia, transtorno neurobiológico, transtorno de aprendizagem, educação inclusiva, impacto escolar, suporte familiar