Educação Física - bacharelado

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do programa de treinamento funcional na terceira idade: uma perspectiva dos seus benefícios
    (2023-12) FRAGA, Lucas Souza; JESUS, Reidson Silva de
    O presente estudo visou analisar os pontos positivos do treinamento funcional na terceira idade, buscando relatar uma perspectiva da importância desse tipo de treino para o público-alvo, treino funcional se destaca pelo planejamento de treino de um grupo de exercícios dinâmico, com objetivo de desenvolver capacidades funcionais realizadas durante o cotidiano dessas pessoas, assim o treinamento funcional é amplo e pode ser realizado em todas as idades visando as limitações
  • Monografia Acesso aberto
    Iniciação esportiva e suas contribuições para o aprendizado da criança
    (2023-12) CRUZ, Gabriel de Santana; ANJOS, João Marcos Santana Dos
    Introdução: A iniciação esportiva é um importante indicador para que a criança tenha o básico de conhecimento acerca das modalidades esportivas, ela se baseia no período em que há o primeiro contato da criança com o esporte. É importante para que o desenvolvimento motor seja de fato efetuado que o procedimento utilizado seja eficaz, pois só assim haverá uma modificação na estrutura corporal e destreza dos movimentos, sendo a iniciação esportiva peça fundamental para esse processo. Culminando o leque de benefícios adquiridos é importante mencionar também o controle lipídico a partir do estímulo do gasto calórico, potencializando assim as vias metabólicas. Resultados: Foram encontrados nas bases de dados um total de 20 artigos sobre iniciação esportiva, sedentarismo/obesidade e desenvolvimento motor em português. No entanto 40 deles não atenderam as normas de inserção impossibilitando o anexo na revisão bibliográfica. Foram escolhidos 18 artigos sendo 17 na base Google Acadêmico; 3 na base Scielo. Foi utilizado 1 livros abordando os ideais do desenvolvimento motor, iniciação esportiva.: Conclusão: conclui-se que crianças que possuem acesso ao esporte desde a primeira infância tornam-se adolescentes com maior ampliação positiva nas esferas da qualidade de vida, apresentam resultados mais satisfatórios na escola, possuem um elenco de capacidades físicas mais disponíveis, tendem a não desenvolver problemas metabólicos ligados doenças crônicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do treinamento funcional para grupos especiais com ênfase em indivíduos portadores de fibromialgia
    (2023-12) SANTOS, Alexsandro Roque dos; ANDRADE, Lucas Lima de
    Atualmente a fibromialgia se destaca por ser uma doença crônica que afeta principalmente sexo feminino, sendo atingido cerca de 2 a 8% da população. Por ser uma patologia de difícil detecção por fatores socioeconômicos e psicológicos, os profissionais da saúde acabam demorando para diagnosticar o indivíduo tornando uma descoberta de longo prazo. O treinamento funcional visa restabelecer ao indivíduo a capacidade de melhorar e/ou devolver a qualidade de vida, pois dentro da modalidade pode-se ser encontrados treinos de flexibilidade, alongamento e força. Dessa forma ajudando na prevenção de lesões e agindo diretamente contra os sintomas causados pela fibromialgia como a dor, cinesiofobia, depressão, ansiedade e entre outros. O estudo consiste em uma revisão integrativa de caráter qualitativo, por meio da busca de artigos nas bases de dados Scielo, Pubmed, BVS e Google Acadêmico, tendo como direcionamento a pergunta norteadora: Como o treinamento funcional pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para indivíduos portadores de fibromialgia?. Diante do achado, foi obtido como resultado que o treinamento funcional ajuda diretamente na prevenção e no tratamento da fibromialgia, combatendo os sintomas principais e agravantes que a doença pode acabar causando com o passar do tempo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os riscos da prática de exercícios físicos sem orientação do profissional de Educação Física.
    (2023-12) GERMANO, Valdson dos Santos; SANTANA, Jaqueline Felix
    O presente artigo científico aborda sobre a importância da prática de exercício físico na vida do indivíduo e em contrapartida os riscos causados a tais práticas sem orientação ou acompanhamento de um profissional da área. Este é um assunto que recentemente vem ganhando espaço e adquirindo sua devida importância referente à vida e bem estar das pessoas. O tema vem sendo abordado em diversas áreas da vida humana, seja ela física, psíquica e/ou até espiritual. Tornando o tema de preceito à qualidade de vida, a prática de atividades físicas vêm crescendo notoriamente nos últimos anos, abraçada como um dos melhores pilares para o desempenho à vida saudável, trazendo um leque de conceito a respeito de saúde e vida com qualidade citada na presente área. A prática de exercício físico em regra é permitido por qualquer pessoa, desde que haja uma atenção e orientação ao executar determinadas atividades, pois feita de forma errada pode trazer grandes riscos de lesões, as quais podem levar a uma série de complicações sejam das mais leves até as mais graves de uma complexidade que pode comprometer seriamente a saúde de quem a pratica. As lesões podem ocorrer ao executar movimentos motores de forma incorreta, movimentos estes causadores de lesoes articulares e desvios posturais, os quais ocasionam grandes riscos à coluna vertebral a as rticulações, induzindo o corpo a uma fadiga muscular e mental de extremidade baixa, média e alta. Entretanto, conclui a extrema importância do profissional de Educação Física nesta área, pois é o único profissional habilitado para orientar e planejar seções de treinamento de acordo com o objetivo do praticante de forma coerente e segura. Por esse motivo o objetivo do presente estudo foi investigar os riscos da prática do exercício físico sem orientação do profissional de Educação Física e, esclarecer as lacunas do que realmente alcança uma qualidade de vida com base nas pesquisa a artigos científicos, livros e levantamento de estudos disponível na internet.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Funcional kids: contribuições para a saúde de crianças e adolescentes.
    (2023-12) JESUS, Millena Soane Almeida de
    O presente estudo tem por objetivo geral analisar os benefícios do treinamento funcional para promover a saúde e a qualidade de vida em crianças e adolescentes. Diante do exposto, tem-se a seguinte problemática: De que forma o treinamento funcional pode contribuir para melhorar a saúde física, habilidades motoras e bem-estar geral de crianças e adolescentes, levando em consideração seus potenciais benefícios para a prevenção da obesidade e o desenvolvimento cognitivo nessa faixa etária? Metodologicamente, trata-se de estudo de revisão de literatura, com recorte temporal de 2017 a 2023, com abordagem qualitativa e natureza exploratória. Os resultados apontaram que o treinamento funcional para crianças e adolescentes promove habilidades físicas e mentais. Desenvolve equilíbrio, coordenação, força, resistência e flexibilidade, imitando movimentos do dia a dia ou esportivos. Os benefícios incluem: o desenvolvimento físico completo, melhora na prática esportiva, previne lesões, estímulo ao envolvimento e diversão e o desenvolvimento cognitivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Iniciação esportiva e suas contribições no aprendizado da criança.
    (2023-12) ANJOS, Joao Marcos Santana; CRUZ, Gabriel de Santana
    A iniciação esportiva é um importante indicador para que a criança tenha o básico de conhecimento acerca das modalidades esportivas, ela se baseia no período em que há o primeiro contato da criança com o esporte. É importante para que o desenvolvimento motor seja de fato efetuado que o procedimento utilizado seja eficaz, pois só assim haverá uma modificação na estrutura corporal e destreza dos movimentos, sendo a iniciação esportiva peça fundamental para esse processo. Culminando o leque de benefícios adquiridos é importante mencionar também o controle lipídico a partir do estímulo do gasto calórico, potencializando assim as vias metabólicas. Resultados: Foram encontrados nas bases de dados um total de 20 artigos sobre iniciação esportiva, sedentarismo/obesidade e desenvolvimento motor em português. No entanto 40 deles não atenderam as normas de inserção impossibilitando o anexo na revisão bibliográfica. Foram escolhidos 18 artigos sendo 17 na base Google Acadêmico; 3 na base Scielo. Foi utilizado 1 livros abordando os ideais do desenvolvimento motor, iniciação esportiva.: Conclusão: conclui-se que crianças que possuem acesso ao esporte desde a primeira infância tornam-se adolescentes com maior ampliação positiva nas esferas da qualidade de vida, apresentam resultados mais satisfatórios na escola, possuem um elenco de capacidades físicas mais disponíveis, tendem a não desenvolver problemas metabólicos ligados doenças crônicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeito da atividade física na atenção integral à saúde do idoso
    (2023-12) Santos, Mickael Santana do; Nascimento, Mauricio Santana do
    A presente pesquisa teve por objetivo identificar os benefícios da atividade física na terceira idade. O problema de pesquisa investigado foi: Diagnosticar quais os benefícios físicos decorrentes da prática regular de atividade física na Terceira Idade. Para responder tal questão foi investigado os seguintes objetivos específicos: Estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do idoso, favorecer a acessibilidade e desenvolvimento saudável e seguro, promover o empoderamento do idoso na sua tomara de decisão, autonomia, desenvolvimento pessoal. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionadas ao envelhecimento ativo, atividade física e qualidade de vida. Conforme consultado durante o levantamento bibliográfico foi possível constatar que a prática de atividade física trouxe vários benefícios para estes idosos, incluindo melhora da força, equilíbrio, capacidade funcional para executar tarefas do dia a dia, redução de dores, bem como, benefícios sociais e psicológicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exercício físico e doenças crônicas em crianças e adolescentes.
    (2023-12) FREITAS, Maria Andreilde Santos; SANTOS, Ana Lara Mateus; SANTOS, Iara Silva
    O presente artigo reflete sobre o Exercício Físico e as Doenças crônicas em Crianças e Adolescentes, abordando as relações entre os dois contextos. Desta maneira, foi feita uma pesquisa Bibliográfica, em Livros e artigos científicos, nas plataformas Scielo e Google acadêmico, com estudos em até 10 anos de publicação, mediante a teóricos renomados para concretização da pesquisa e obter resultados satisfatórios. Assim, apresenta o crescimento de crianças e adolescentes com doenças crônicas, e a ideia de que o Exercício Físico tem grande importância e funcionalidade, pois pode possibilitar melhoria no quadro de enfermidade, reduzindo as morbidades, além de ser uma ferramenta importantíssima, para prevenção de doenças e qualidade de vida dos indivíduos no contexto social. Palavras-chaves: Exercício Físico, Doenças Crônicas, Crianças e Adolescentes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Primeiros socorros: compreensão dos acadêmicos de Educação Física do município de Lagarto/SE
    (2023-12) MARTINS, Júlio César de Carvalho
    Primeiros Socorros (PS) é definida como o fornecimento de cuidados básicos e imediato ao indivíduo acometido a situações que ameacem a sua vida. Na área da Educação Física, a utilização dos primeiros socorros, em algumas das vezes, não ocorrem da forma adequada, especialmente nas salas de musculação. Nesse sentido, a formação do estudante de Educação Física nas instituições de ensino superior (IES) deve fornecer subsídios teórico-prático acerca dos primeiros socorros, visando o êxito nas intervenções no âmbito profissional. O estudo tem o objetivo de analisar o conhecimento de primeiros socorros dos estudantes de Educação Física (Bacharelado) que estagiam em academias do município de Lagarto/SE. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, caracterização descritiva e corte transversal. A amostra foi composta por 19 acadêmicos de Educação Física (Bacharelado) residentes do município de Lagarto/SE e regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. O estudo foi pautado na utilização de um questionário (anexo B) adaptado de Ritta (2020), a fim de empregá-lo como método de coleta de dados, sendo composto por 4 perguntas fechadas. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva no software Microsoft Excel 2019. Ao observar os resultados, nota-se que a maior parte dos acadêmicos não presenciaram aulas e cursos sobre noções básicas de primeiros socorros dentro e fora das instituições de ensino superior, mesmo a maioria relatando não ter insegurança ao prestar socorro nos locais de estágio. Conclui-se que grande parte dos acadêmicos de Educação Física do município de Lagarto/SE mostraram-se despreparados quanto a utilização das técnicas de primeiros socorros nos seus respectivos estágios.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenções do exercício físico no controle glicêmico de idosos com diabetes mellitus 2
    (2023-12) ARAUJO , Gabriel Andrade; BORGES, Monica
    O diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento de incapacidades físicas e causa de doenças crônicas em idosos. Com o aumento do número de idosos com estas condições em todo o mundo, a prevenção e o tratamento destas pessoas tornaram-se um grande desafio de saúde pública. A sarcopenia, que ocorre no envelhecimento (perda progressiva de massa e força muscular), foi identificada como uma via comum associada ao aparecimento e progressão da incapacidade física inicial entre os idosos. O foco desta breve revisão é mostrar uma solução não farmacológica para o tratamento ou mesmo prevenção do DM2. Discutimos também os perigos desta doença para os idosos e a eficácia do exercício físico/atividade física na sua prevenção e tratamento. Por fim, através da revisão de alguma literatura, podemos observar o efeito positivo do exercício físico na melhora global dos idosos com DM2.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Relação entre a prática de atividade física e o tratamento do câncer de mama
    (2022-12-12) Bogarim, Aline Souza; Santana, Jeisielly Andrade; Santana, Raquel de Jesus
    O artigo “Relação entre a prática de atividade física e o tratamento do câncer de mama”, escrito por BOGARIM, Aline Souza; SANTANA, Jeisielly Andrade; SANTANA, Raquel de Jesus; graduandas de Educação Física na universidade AGES na cidade de Paripiranga/BA no ano de 2022, vem através de dados e pesquisas científicas ressaltar a importância da atividade e o exercício físico como prevenção e contribuição no tratamento do câncer de mama, assim, o profissional pode contribuir e ser fonte de informação neste processo além das dificuldades que vem a surgir. A Educação Física vem de forma prática e literal ajudar as pessoas a tardar e até mesmo evitar sintomas, como fadiga continua, dormências e dores que podem surgir com o avanço da patologia, enfatizando a importância de realizar exames, pois os exercícios não são tratamentos, então ao ser diagnosticado deve continuar com uma rotina saudável para que tenha um tratamento produtivo com os mastologistas. Porém, durante o processo de quimioterapia deve reduzir a carga e prolongar o exercício de acordo com suas necessidades, pois é um procedimento invasivo que deixa o paciente frágil. O câncer de mama, é uma anormalidade nas células mamárias, formando um tumor, quando diagnosticado, deve passar por um tratamento para ser retirado e evitar que comprometa todo o tecido mamário, ele se diferencia de nódulos benignos, onde cria-se uma emacia, porém pode ser retirado em uma cirurgia, e não é necessário a retirada da mama, sendo um procedimento menos complexo, levando em conta que possui estruturas parecidas deve ser realizada uma biópsia para a identificação. O pós-cirurgico, o paciente deve-se atentar as mudanças na flexibilidade, no dia a dia, manter uma alimentação saudável com acompanhamento de um nutricionista, por isso o trabalho multiprofissional. A educação física não trabalha sozinha pois o corpo precisa de elementos essenciais além dos exercícios físicos para o bem estar. Desta forma, não podemos pensar somente no bem estar físico como também no mental, pois a pessoa se sentido fragilizada e com o psicológico abalado a atividade física apenas não deixará que a pessoa se sinta viva, livre e com uma desenvoltura para realizar suas atividades, é um misto de profissões atuando com o intuito de uma ótima qualidade de vida para seus clientes e pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A RELEVANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS PANDÊMICOS: Um olhar para saúde e qualidade de vida.
    (2021-12-10) Santana, Cleilton; Menezes, Ana Paula; Oliveira, Cleiton; Santos, Fredson; Silva, Jeferson
    Diante do momento pandêmico instaurado pelo coronavírus (SARS-CoV-2) causador da doença infecciosa denominada COVID- 19, despertou-se a necessidade de discutir alternativas de diminuir os impactos na saúde e qualidade de vida da população, tendo o exercício e a atividade física como ferramenta crucial para a manutenção, potencialização e promoção da saúde no contexto em tempos de pandemia. Com isso, o presente trabalho de pesquisa apresenta os impactos associados a Atividade e ao Exercício Físico em tempos difíceis, como o período de isolamento social, trazendo uma visão holística para a saúde e qualidade de vida da sociedade. Assim, esta revisão bibliográfica tem o objetivo de apresentar e analisar a relevância do Exercício Físico e Atividade Física em meio à pandemia da COVID-19, abordando cuidados e benefícios para o ser humano, atrelando a saúde e a qualidade de vida do indivíduo no contexto social. Neste estudo discutiremos também relação de aplicabilidade e a importância da orientação de um profissional de Educação Física respeitando as linhas de orientações para a melhor e mais segura aplicação de Exercícios Físicos para cada público. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva, baseada em livros e artigos já publicados, encontrados na base de dados dos sites PubMed, Portal Periódico Capes, Google acadêmico e Scielo. Os resultados nos mostram que através da realização de exercícios físicos é possível mensurar o quanto essa prática é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos na sociedade, em um momento delicado como a pandemia, que mudou a rotina de vida da população, bem como trouxe à tona a compreensão dos benefícios que as atividades físicas promovem na vida do ser humano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relevância da atividade física e exercício físico em tempos pandêmicos: Um olhar para a saúde e qualidade de vida
    (2021-12-18) Menezes, Ana Paula Vila Nova; Santana, Cleilton Lima de; Oliveira, Cleiton Antonio de; Santos, Fredson Andrade dos; Silva, Jeferson de Jesus; Souza, Josefa Ivanice dos Santos
    Resumo Diante do momento pandêmico instaurado pelo coronavírus (SARS-CoV-2) causador da doença infecciosa denominada COVID-19, despertou-se a necessidade de discutir alternativas de diminuir os impactos na saúde e qualidade de vida da população, tendo o exercício e a atividade física como ferramenta crucial para a manutenção, potencialização e promoção da saúde no contexto em tempos de pandemia. Com isso, o presente trabalho de pesquisa apresenta os impactos associados a Atividade e ao Exercício Físico em tempos difíceis, como o período de isolamento social, trazendo uma visão holística para a saúde e qualidade de vida da sociedade. Assim, esta revisão bibliográfica tem o objetivo de apresentar e analisar a relevância do Exercício Físico e Atividade Física em meio à pandemia da COVID-19, abordando cuidados e benefícios para o ser humano, atrelando a saúde e a qualidade de vida do indivíduo no contexto social. Neste estudo discutiremos também relação de aplicabilidade e a importância da orientação de um profissional de Educação Física respeitando as linhas de orientações para a melhor e mais segura aplicação de Exercícios Físicos para cada público. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva, baseada em livros e artigos já publicados, encontrados na base de dados dos sites PubMed, Portal Periódico Capes, Google acadêmico e Scielo. Os resultados nos mostram que através da realização de exercícios físicos é possível mensurar o quanto essa prática é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos na sociedade, em um momento delicado como a pandemia, que mudou a rotina de vida da população, bem como trouxe à tona a compreensão dos benefícios que as atividades físicas promovem na vida do ser humano. Palavras-chave: Educação física; Exercício físico; Pandemia; Atividade física
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos da atividade física sistematizada em idosos durante a pandemia do covid-19
    (2021) Macedo, Bárbara Vitória Oliveira; Santos, Cleriston de Jesus; Bernardo, Delfino Andrade; Santos, Micaele Melo Dos
    A prática regular e orientada de atividade física em pessoas idosas é um importante aliado na promoção e manutenção da saúde, bem como na redução dos agravos a qualidade de vida em tempos de pandemia do COVID-19, como a dependência e solidão diante do isolamento social. O estudo tem como objetivo discutir a importância da atividade física sistematizada em idosos no período de pandemia do coronavírus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foi observado que a atividade física sistematizada tem gerado efeito positivo em pessoas idosas nos tempos de pandemia, melhorando o desempenho físico e mental. Conclui-se que é necessário que a prática de atividade física deva ser sistematizada por um profissional de Educação Física que possa utiliza-se de recursos tecnológicos para desenvolver atividades físicas seguras para contribuir na saúde e qualidade de vida dos idosos.
  • Monografia Acesso embargado
    A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: dificuldades e desafios
    (2021-12-13) Matos, Daiane dos Passos
    A dança é parte do processo de construção histórica do ser humano o qual sempre sentiu a necessidade de se comunicar e, para isso antes de dominar a linguagem utilizava-se do próprio corpo para expressar suas emoções, sentimentos e prestar culto a natureza. O desenvolvimento da dança foi tendo influência de cada cultura, em busca de afirmar ou modificar suas tradições/costumes. A dança no âmbito escolar, não está apenas em busca de aptidões motora dos alunos (as), mas também de capacidades imaginativas e criativas, o que a diferencia de outras atividades propostas pela Educação Física, que muitas vezes caracterizam o corpo das crianças como um apanhado de alavancas e articulações do tecnicismo esportivo. Ela é o que mais contribui na construção de realidades diferentes daquelas que vivenciamos cotidianamente proporciona a formação de indivíduos mais sensíveis, críticos, criativos e transformadores. A dança é um campo de aprendizagem privilegiado, porém enquanto objeto de ensino-aprendizagem, tem deixado muito a desejar e, em alguns momentos, devido a vários motivos, tem sido esquecida dentro do ambiente escolar. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar os fatores que limitam os professores de Educação Física inserir a dança no contexto prático na escola. Para isso, esta pesquisa se justifica em explanar os benefícios técnicos, científicos e socias que a pratica da dança na escola promove aos alunos. Sendo que esses juntos contribuem para o desenvolvimento intelectual, aguçando seu senso crítico perante a sociedade, e aumentando as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, postura e socialização. Desta forma, a pesquisa monográfica foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, pois nenhuma investigação parte do zero, neste sentido, o pesquisador buscou fontes já existentes, bibliográficas e documentais, a exemplo de livros, artigos e revistas. E como resultados e discussões, chegamos ao entendimento que existe uma teia ramificada na sociedade que dificulta a inserção da dança nas escolas tais como: preconceito familiar e sociocultural decorrente do machismo, ausência de espaço adequado nas escolas, e professores sem capacitação acerca do conteúdo. Portanto, conclui-se que a dança deve ser inserida na escola como conteúdo prático, pois ela propicia vários benéficos aos alunos, para sua inserção sugere adequação do espaço físico escolar, capacitação dos professores e quebrar o preconceito social e familiar.
  • Monografia Acesso aberto
    EFEITOS DOS EXERCICIOS FÍSICOS NA OBESIDADE INFANTIL: uma revisão integrativa
    (2021) Santos, Reynaldes Silva
    Quando analisados dados sobre a obesidade, alguns deles acabam despertando diversos interesses da comunidade cientifica, um deles, a obesidade infantil devido à alta crescente nos últimos anos, bem como o número alarmante de condições associadas em decorrência dela na população infantil. Este trabalho adotou como objetivo geral: compreender os efeitos dos exercícios físico e da atividade física precoce no controle e neutralização da obesidade infantil. Trata-se de uma revisão integrativa, coletada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), por meio dos descritores presentes no Decs: “Prática de educação física”; “Obesidade Infantil”; “Exercício Físicos”; “Educação Física”. Os critérios de inclusão adotados foram: estudos completos que respeitassem as conformidades éticas, nos idiomas inglês e português, adotando ainda como período cronológico estudos entre os anos de 2011 a 2021. Os resultados descritivos evidenciaram publicações nos anos de: 2018 (n=1; 10%); 2017 (n=1; 10%); 2016 (n=1; 10%); 2015 (n=2; 20%); 2014 (n=3; 30%); 2013 (n=2; 20%). A prática de exercícios físicos se monstra como instrumento eficaz para controle dos níveis pressoricos, colesteróis e deslipidemia, fatores que acabam favorecendo o acometimento para outras condições patológicas. Concluiu-se que a prática de exercício físico é necessária para mudança no estilo de vida e prevenção da obesidade infantil, bem como se faz necessário adotar os novos mecanismos tecnológicos inseridos na prática de exercícios físicos para combate à obesidade infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Treinamento de força e emagrecimento saudável: um estudo de revisão
    (2021-06-01) Calazans, Jaine de Souza
    O exercício físico regular é um dos principais métodos de prevenção e tratamento, tanto da obesidade quanto de outras doenças. O treinamento resistido vem ganhando importância nesse sentido, uma vez que possibilita benefícios completos na composição corporal do indivíduo. O objetivo dessa revisão sistemática é analisar o treinamento resistido como ferramenta para diminuição da gordura corporal e gasto calórico em repouso. Para tal objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas diferentes fontes de pesquisas, como as plataformas Scielo, PubMed e Google Acadêmico, bem como revistas e livros nacionais e internacionais. Após análise, concluiu-se que, mediante resultados obtidos nas pesquisas analisadas, o treinamento resistido possui efeitos comprovados na redução de gordura corporal, no ganho e na manutenção de massa magra e na elevação da taxa metabólica basal, o que causa efeitos positivos a longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos da inatividade física na saúde pública
    (2021) Santos, David Willy Santana
    Este trabalho baseia-se em mostrar como a inatividade afeta a vida da população, com grandes impactos para a saúde pública, e a importância que a atividade física tem no processo dessa pandemia mostrando, assim, os diversos benefícios que a prática de atividade tem. O propósito é discutir a importância das atividades físicas na rotina sedentária para abordar os vastos benefícios para a qualidade de vida e saúde, pois, é através da prática que diversas doenças são diminuídas. Com um olhar crítico, é possível observar que este problema é muito notável de se ver no dia a dia e as consequências que isso pode gerar. Muitas pessoas veem o problema e nem sequer têm a atitude de mudar seus hábitos. A pesquisa realiza um estudo de como é visto esse problema na sociedade e como pode ser resolvido, a fim de diminuir a inatividade física.
  • Monografia Acesso aberto
    Treinamento de força e seus efeitos na saúde do idoso
    (2021) Silva, Weslayne Santos da
    Consequentemente pelo aumento da expectativa de vida, o número de idosos pelo mundo na busca por estratégias que possam contribuir para o processo de envelhecimento ativo e saudável cresceu grandemente, dentre essas se destaca, por exemplo, o treinamento de força. Nessa premissa, este estudo tem como objetivo discutir os efeitos do treinamento de força na saúde do idoso. Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e de objetivo exploratória. Dessa forma, os resultados apontaram que o treinamento de força contribui na melhor qualidade de vida dos idosos, refletindo em suas atividades diárias. Permitindo, por esse viés, concluir que o treinamento bem planejado e orientado desenvolve as capacidades funcionais do idoso para uma vida independente.
  • Monografia Acesso aberto
    Treinamento resistido para adolescentes, visando um envelhecimento saudável: uma revisão da literatura
    (2021) Almeida, Geomar Carvalho
    No cenário mundial de envelhecimento futuro, é estimado que a população idosa seja muito representativa, desta forma, o trabalho objetiva, de maneira geral, analisar as contribuições que o treinamento resistido terá para os adolescentes visando um envelhecimento saudável em um contexto futurístico. Em âmbitos específicos, analisou como o treinamento resistido pode contribuir para um envelhecimento saudável e benefícios na vida cotidiana; discutir sobre os benefícios do treinamento resistido a longo prazo; beneficiar no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; e analisar a influência do treinamento resistido iniciado na adolescência e a importância do profissional em educação física. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as vertentes que circundam os benefícios do treinamento resistido na fase da adolescência e a repercussão no envelhecimento. Inicialmente, foram organizadas algumas informações sobre a prática do treinamento resistido na adolescência, focando nos elementos estruturantes para o estilo de vida ativo. No segundo capítulo, foram abordados sobre o comportamento social e a prática do treinamento resistido na fase da adolescência. Já no terceiro capítulo, foram expostos incrementos sobre o treinamento resistido e seus impactos na saúde pública e, por fim, o treinamento resistido na vida de idosos e a importância da prática regular. Os resultados obtidos durante a pesquisa foram que o treinamento resistido não dispõe de malefícios na adolescência, desde que seja acompanhado e prescrito por profissional qualificado, atribui benefícios no envelhecimento, na prevenção da perda muscular, mobilidade e autonomia de idosos, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Quando iniciado na adolescência, corrobora para uma experiência prévia que contribua para a adesão, aderência e permanência no treinamento a longo prazo.